Um Guia Espiritual

Pode ser um pouco difícil de se encontrar um guia espiritual em nossa caminhada numa juventude cristã, mas os jovens precisam ter sua fé firme, estar numa amizade cristã para poderem buscar uma orientação espiritual, digamos um pai na fé, assim como Paulo tratava Timóteo como filho na fé, por consequência Timóteo tratava Paulo como seu pai na fé.

Na minha vida aconteceu de forma bem inesperada, de maneira acredito que pouco comum, numa semana após um debate sobre um determinado assunto polêmico na EBD dos jovens no qual eu citei o nome de um irmão e justamente o mesmo irmão no qual o Senhor havia usado para me trazer de volta a presença dele. A maneira como eu falei dele não foi a correta, pois o certo seria falar diretamente a ele, enfim conversamos e nos resolvemos, não sei como e porque mas Deus já tinha preparado algo bem maior desde a época que estudamos juntos.

Foram passando dias e meses e o meu relacionamento com esse irmão foi se tornando um laço muito forte, no qual eu já podia ver claramente Deus falando comigo através desse irmão, ele disposto a me ajudar, aconselhar, ouvir, encorajar, instruir, desabafar, orar e se necessário corrigir, a cada conversa que se passava nosso laço se tornava cada vez mais forte, a ponto de um ajudar o outro espiritualmente, me lembro bem que num determinado dia esse irmão chegou e me disse “A minha esposa disse que vê nossa amizade como a de Paulo e Timóteo” foi bom ouvir aquilo pois era visível para outras pessoas também o bem que fazíamos um ao outro, me lembro bem que um dia eu perguntei o porque ele ter aceitado ser o meu mentor espiritual, ele disse que uma vez numa palestra ele ouviu algo assim sobre instruir alguém mais jovem e etc.

Isso tudo só foi possível porque este irmão ao meu modo de ver sempre busca servir a Deus, tem se mostrado um belo exemplo em diversas áreas mas ao mesmo tempo eu também busco servir a Deus e ser um exemplo para todos, assim como eu pude encontrar o “Paulo” da minha época é possível também que você seja o “Timóteo” da nossa época, é claro que não seremos como os dois, sempre lemos algo bom na bíblia mas quando a vivenciamos é bem melhor pois vemos Deus trabalhando e nos lapidando diariamente.

Busque ser um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. Dedique-se inteiramente a essas coisas e todos verão o seu progresso, busque alguém espiritual mas também seja alguém espiritual. É possível encontrarmos homens fiéis que sejam capazes de nos ensinar.

2 Timoteo 2:1-2 “Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.”