Select Page

Sempre Debaixo dos Olhos de Deus

Sempre Debaixo dos Olhos de Deus

INTRODUÇÃO

“Que segurança, sou de Jesus!” é um conhecido cântico. Sim, somos de Jesus, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo. Queremos chegar na Jerusalém celestial íntegros, fiéis e receber a nossa herança lá nos céus.

O que fazer para chegar lá?
Em primeiro lugar, precisamos manter os olhos fixos em Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé, conforme Hebreus 12:1.

Quero, porém, falando ainda de olhos, mostrar outra maneira para nos manter firmes até o fim.

“Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está conta aqueles que praticam o mal” – 1 Pedro 3:12

I – OS OLHOS DO SENHOR REPOUSAM SOBRE OS JUSTOS

Sim, no dia em que confessamos Jesus como Senhor de nossas vidas, a orientação da Bíblia é que fixemos os olhos em Jesus.

Porém, há uma outra verdade que a partir daquele dia aconteceu:

Deus fixou os seus olhos em nós

“O Senhor está no seu santo templo, nos céus o Senhor tem o se trono; e os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens” – Salmo 11:4

“Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.” – Salmo 101:6

Como um Pai/Mãe, Deus fixou os olhos em você, em mim. Sim, ser pai e mãe é um privilégio, uma alegria, amamos tanto, que nossos olhos estão fixados constantemente em nossos filhos. O mesmo Deus faz conosco.

“Os olhos do Senhor repousam sobre os justos”

Nos nossos momentos de conquistas e grandes alegrias – Deus está ali celebrando e se alegrando conosco. Todos os dias, 24 horas por dia, quando deitamos, quando nos levantamos, o Senhor está conosco de maneira especial.
Claro que Ele, sendo Onisciente, Onipresente e Onipotente – está em todo o lugar.
Mas, na Bíblia, Deus se alegra em se aproximar de maneira especial daquele cujo coração é dele.

“Então vocês me invocarão, se aproximarão de mim em oração, e eu os ouvirei. Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração” – Jeremias 29:12-13

Nunca estamos sozinhos, em momento nenhum, pois Deus estará sempre conosco.

“Na minha primeira defesa, ninguém foi ao meu favor; todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto na conta. Mas o Senhor esteve ao meu lado e me revestiu de forças…” 2 Timóteo 4:16-17

Veja as palavras do apóstolo Paulo. Na prisão, sentindo-se sozinho, ele tinha a certeza de que Deus jamais o abandonaria.

“E os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas”.

Uma vez o cego disse: “Deus não ouve a pecadores…”, João 9:31, falando da cura que Jesus lhe tinha feito. Esta frase não é totalmente verdadeira, pois se Deus não ouvisse pecadores, nós jamais seríamos ouvidos por Ele.

Porém, por outro lado, se Deus ama a todos, abençoa a todos, maus e bons, justos e injustos, também é verdade que Ele tem uma quedinha sem igual por aquele que procura fazer a Sua vontade.

Falando a Satanás, Deus disse: “observaste meu servo Jó, homem íntegro, justo, que se guarda do mal” – Jó 1:8.

Hoje, quando tomamos toma uma decisão correta por causa de Jesus – diante daquela tentação, quase caindo, nos lembramos de Deus e resolvemos não fazer por causa de nosso amor pelo Senhor.

Imagino, Deus lá nos céus, abrindo um sorriso e dizendo ao Seu Filho, Jesus, aos anjos ao seu redor:
“Olha só o meu servo (coloque o seu nome), por nossa causa, por nos amar e nos temer, ele tomou aquela boa decisão e decidiu não pecar”.

Deus gosta de elogiar aqueles que são obedientes: “Entra na arca, Noé, tu e tua família, pois reconheço que tens sido justo diante desta geração”, Gn. 7:1-2

Daniel orou ao Senhor e o anjo se aproxima dele e diz: “Daniel, homem muito amado, quando você começou a orar, eu fui mandado, saiu a ordem…” – Daniel capítulo 10:12.

Você que confessou Jesus como Senhor, foi batizado, está utilizando o poder do Espírito Santo para honrar a Deus através de seu comportamento.

Você que está fugindo do pecado, esforçando-se para manter-se puro mesmo quando outros ao seu lado não estão, está tentando honrar a Deus, está procurando ser sal da terra e luz do mundo, procurando guardar o maior mandamento de amar a Deus, amando ao próximo, VOCÊ É O JUSTO DE DEUS.

Há uma promessa de Deus: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”, Tiago 5:16

Falando a um amigo: Eu tenho mais experiências de respostas positivas do que negativas de Deus porque, mesmo sendo imperfeito, há em mim um coração buscando a perfeição de Deus.

Suas orações não têm sido ouvidas? Pode ser que Deus esteja pronto para responder no tempo dele. Mas pode ser também que você não esteja vivendo como um justo de Deus.

II – MAS O ROSTO DO SENHOR ESTÁ CONTRA AQUELES QUE PRATICAM O MAL

Este texto é escrito para cristãos, a carta de Pedro é para pessoas que fazem parte da igreja.

Eu, às vezes, estou doidinho para fazer algo errado, diante de uma tentação…
É aquele troco a mais que me deram…
É aquela oportunidade de ganhar algo na base da mentira…
É aquela tentação de ficar “secando” aquela mulher que passa na rua, de entrar naquele site pornográfico…
É a vontade de devolver na mesma moeda por causa daquela pessoa que me fez o mal…
Olho de um lado, olho de outro, ninguém. Ninguém vai saber.

Aí eu penso, se eu fizer, lá em cima, os olhos do Senhor estão me vendo, além de, dentro do mim, através do Espírito Santo, estarei totalmente descoberto.

“Hebreus 4:13” – “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas”.

Se eu fizer: “Meu pai, lá em cima, junto com Jesus, com os anjos, olhará para mim decepcionado, triste com aquela situação”

Efésios 4:30 – QUANDO O ESPÍRITO FICA TRISTE
“E não entristeceis o Espírito” – quando entristecemos o Espírito?

Não quero entristecer o meu Pai celestial, o Espírito que habita em mim, meu irmão Jesus, que deu sua vida na cruz por causa dos meus pecados.

Quantas e quantas vezes, na marca do pênalti, pronto para pecar, DEIXEI DE PECAR POR CAUSA DOS OLHOS DO SENHOR.

Lembro de Pedro, negando Jesus, para, em seguida, ter os olhos do Mestre fixos nele, em Lucas 22:61 – FIXOU OS OLHOS EM PEDRO. Pedro saiu e chorou amargamente sua queda: “bem-aventurados os que choram…”, diz Jesus em Mateus 5:4. Choram por seus pecados, por serem pecadores.

Porém… – Se eu insistir, ficar pecando deliberadamente, de um olhar de Deus, decepcionado, triste, poderei ter um olhar irado, contra mim, querendo vingança:

“O Senhor é Deus zeloso e vingador, o Senhor é vingador e cheio de ira; o Senhor toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos. O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado” – Naum 1:2-3

Para o rebelde, já não resta sacrifício, diz Hebreus 10:26 e no final ele diz: “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.

CONCLUSÃO

“Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está conta aqueles que praticam o mal” – 1 Pedro 3:12

Que como Davi, no Salmo 139:24, todos os dias, oremos ao nosso Pai celestial:

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. Aleluia!

Mensagem ensinada na igreja de Cristo no Bairro dos Pimentas, Guarulhos/SP., em 14 de abril de 2019.

About The Author

Recent Reviews

Comentários

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Latest