Saia da Caverna

“E ele lhe disse: Sai para fora e põe-te neste monte perante a face do Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento, que fendia os montes e quebrava as penhas diante da face do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento, um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; e, depois do terremoto, um fogo; porém o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, uma voz mansa e delicada.” (1Reis 19.11-12)

Elias era um homem fiel, era um servo exemplar, nós nos espelhamos em seu exemplo de fé e coragem, porém, teve suas dificuldades durante sua caminhada. Seja sendo alimentado por corvos e por uma viúva, seja lutando contra os profetas de Baal, ou profetizando uma grande chuva vinda da pequena nuvem do tamanho da mão de um homem, cada passo do nosso profeta era direcionado pelo Senhor. Cada passo, um testemunho do que é andar debaixo da mão do Senhor. Mas ainda assim, nosso profeta seria provado.
Após demonstrar o poder do Senhor Deus ao Rei Acabe e os  profetas de Baal, com fogo do Senhor incendiando o holocausto oferecido à Ele e, após matar os profetas de Baal, Elias sentiu medo. Quando Jezabel ficou sabendo o que havia acontecido, irou-se e desejou matar Elias.
Elias, como um ser humano, como eu e você nesse momento sentiu medo. A insegurança tomou conta de sua vida, fazendo com que o medo te dominasse. Elias ficou com medo e fugiu, sentiu vontade de morrer e ao ver uma árvore, deitou-se embaixo dela e orou ao Senhor. Porém o Senhor enviou um anjo para cuidar de Elias, na sua necessidade física, enviando pão e água para que pudesse se alimentar e aguentar a viagem, Elias hesitou e o medo fez com que ele não visse o Senhor poderoso que havia acabado de provar a sua majestade e poder, quantas semelhanças conosco, quantas semelhanças com minha vida. Vi essa frase em um site e achei muito pertinente

“O medo é como uma amnésia espiritual, pois ele nos faz esquecer de Deus e do que Ele é capaz”.

E foi isso o que aconteceu com Elias, por um momento, ele se esqueceu do que Deus é e do que havia feito na sua vida e através dela.
O Senhor, logo após, pediu para que Elias fosse a um monte, ficar diante D’Ele, pois queria mostrar algo maravilhoso a Ele.

“Então o Senhor passou por ali e mandou um vento muito forte, que rachou os morros e quebrou as rochas em pedaços. Mas o Senhor não estava no vento. Quando o vento parou de soprar, veio um terremoto; porém o Senhor não estava no terremoto.
Depois do terremoto veio um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo veio um sussurro calmo e suave.
Quando Elias ouviu o sussurro, cobriu o rosto com a capa. Então saiu e ficou na entrada da caverna. E uma voz lhe disse:
— O que você está fazendo aqui, Elias?
Ele respondeu:
— Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, eu sempre tenho servido a ti e só a ti. Mas o povo de Israel quebrou a sua aliança contigo, derrubou os teus altares e matou todos os teus profetas. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!” (1 Reis 19:11-14)
O Senhor não estava no vento, terremoto e fogo, esses exemplos podem exemplificar as dificuldades que passamos e que nos cegam, nos deixam longe do Senhor, porém, após o fogo, ouviu uma voz mansa e delicada e Elias saiu da caverna.
Muitas vezes, nossas dificuldades são cegadas pelo medo, o medo nos faz ver apenas as dificuldades e não as formas maravilhosas que o Senhor pode agir em nossas vidas. Não deixe que suas dificuldades ou suas provações tomem conta da sua vida a ponto que elas te deixem em uma caverna espiritual. Não deixe que os maus pensamentos te consumam e te façam não ver o que Deus pode fazer. Saia da caverna, saia da caverna do medo e da insegurança, confie em Deus, o Senhor dos exércitos, Rei, ore constantemente para que Ele te ajude a vencer os medos e a falta de fé que podem te cercar, confie no seu Senhor.