Selecione a página

Quem Plantar Vai Colher

Quem Plantar Vai Colher

O Brasil é um vasto País com um potencial enorme. Tem riquezas naturais diversas e está sempre em construção. Em todas as viagens que tenho feito noto prédios sendo construídos. Claro que não é como há três ou quatro anos atrás quando a economia estava maquiada e aquecida. Independentemente da crise financeira tem gente empreendendo. Diz-se que quando há uma crise alguém está ganhando com isso. Tem gente que tira o melhor de si e das oportunidades no tempo de crise. Quem está construindo um prédio hoje já passou por um longo processo até começar a construção. Muitas vezes enfrenta alguns anos até poder começar.

Tudo começou com a procura de um terreno, a negociação e compra. Depois em conversas com um engenheiro e estudos até começar a desenhar a planta da construção. Então teve a fase de aprovação da planta nos vários órgãos responsáveis até que um dia contrataram os funcionários, o maquinário e fizeram as escavações. Eu passo em frente e vejo a obra em andamento. Daqui há algum tempo acontecerá a inauguração da obra e o uso para qual foi projetada e pra quem não está envolvido na construção vai parecer bem rápido e fácil. Quem plantou um sonho naquele terreno, vai colher os frutos. Quem ficou assistindo ao passar, vai continuar assistindo. Foram enfrentadas muitas dificuldades que ignoramos e não vemos, mas quem plantou vai colher frutos multiplicados.
Diz-se que o melhor tempo para construir um prédio foi há vinte anos atrás e o segundo melhor tempo é hoje. Se você quer colher alguma coisa daqui a vinte anos, tem que começar hoje. Certamente os vinte anos vão passar e quando passar você vai repetir a frase: “como passou rápido!”.
Como aqueles terrenos vazios que foram transformados em prédios que você viu um dia em construção, assim também é a sua vida. Talvez você sinta um vazio, e este vazio pode estar aí daqui a um, três, cinco dez ou vinte anos se você não fizer nada, mas se você tiver algum objetivo nobre e fizer alguma coisa, vai estar diferente, vai estar melhor. Pense como você quer que sua vida esteja. Você quer estar procurando emprego ou quer ser disputado como um profissional qualificado? Você quer estar pensando em divórcio ou quer estar aconselhando casais como um exemplo a ser seguido? Você quer estar com dúvidas da sua salvação atrasando a vinda de Jesus ou quer estar pronto a qualquer momento? Sim, tudo isso vai dar trabalho, mas vai valer a pena e você definindo o que quer, vai saber o que fazer.

“Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e entao, viva o que eles sonham.”

Imagine se nos conseguíssemos mobilizar todos os brasileiros a escolher o país que querem daqui há 5 anos. Certamente deveríamos fazer essa decisão este ano e teríamos que, individualmente, convencer a cada um a votar em pessoas honestas, não em promessas de quem não fez nada ainda. Alguém escreveu: “O próximo presidente governará o país de janeiro de 2019 até o final de 2022. Numa dessas coincidências mágicas, 2022 é exatamente o ano em que o país completará 200 anos… Nós queremos que você diga que país espera para 2022, como você quer o Brasil na comemoração dos seus 200 anos, ao final do mandato dos candidatos eleitos este ano. 2022 começa em 2018, os 200 anos [da independência] do Brasil começam aqui e agora” ((Flávio Rocha – http://bit.ly/2DiEWgL)). Precisamos fazer este esforço de pensar no futuro da igreja. O que queremos para a igreja daqui a 5 anos.
Eu acredito que se estas palavras de incentivo tocaram você, então agora é hora de falar da igreja. A igreja só funciona como deve quando o indivíduo, como membro do corpo de Cristo, funciona como deve. Se cada membro for ativo e planta hoje para colher no futuro, a igreja terá grandes resultados. Já pensou se cada membro trouxesse apenas mais uma pessoa a cada cinco anos? Alguma vez sua congregação já multiplicou em cinco anos? Pois bem, basta cada um fazer um pouco para que todos juntos colocamos muito.
A igreja precisa ter sonhos, visão e objetivos de curto, médio e longo prazo, fazer planos e colocar os planos em ação para glorificar a Deus. Sempre lembrando que o objetivo maior já está posto: alcançar o mundo todo.
O que a igreja quer ser daqui há vinte anos? Ser como Deus planejou é um excelente alvo. A vontade de Deus para se tornar real, começa hoje! Devemos trabalhar como se Jesus fosse voltar amanhã e planejar como se ele fosse demorar mais cem anos.
Aqui cabe a recomendação básica de colocar a vontade de Deus em primeiro lugar e procurar fazer o que Ele quer, isto é, adotar os planos de Deus para as nossas vidas.

“Ouçam, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para a cidade tal e lá passaremos um ano fazendo negócios e ganhando dinheiro”. Vocês nem mesmo sabem o que será da vida de vocês amanhã. Vocês são apenas como neblina que aparece por um instante e logo desaparece. Em vez disso, deveriam dizer: “Se Deus quiser, nós estaremos vivos e faremos isto ou aquilo”.” (Tiago‬ ‭4:13-15‬)

Sobre o autor

Comentários recentes

Comentários

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Mais recentes