Select Page

Qual a Vontade de Deus?

Qual a Vontade de Deus?

Qual a vontade de Deus? Com quem devo casar? Qual deve ser a minha profissão? Onde devo morar? Com quem devo andar? Devo seguir o meu coração? Devo fazer o que me traz felicidade? Deus não quer que eu seja feliz? Quem são meus verdadeiros amigos? Qual é a vontade de Deus? Que pergunta mais difícil de se responder! A verdade é que sabemos pouco sobre a vontade de Deus.
Nós não só queremos saber qual é a vontade de Deus como queremos obedecê-la. A própria Palavra de Deus nos dá este incentivo para praticar a Palavra: “Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente” (1 Jo 2:17).
O que eu já sei
Tem poucas passagens na Bíblia que dizem claramente: “A vontade de Deus é…” Gostaríamos de muito mais passagens e algumas com detalhes com o nosso nome ou o nome de com quem devemos casar. Algumas destas passagens que declaram claramente a vontade de Deus são:

“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição” (1 Ts 4:3)
“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Ts 5:18
“Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos” (1 Pe 2:15)

Além destas passagens explícitas, sabemos que a vontade de Deus para nós é que amemos ao próximo, que sejamos bons, que façamos o bem, que não falemos palavrão, que obedeçamos a sua palavra, que nos batizemos, que tenhamos fé, que freqüentemos a igreja todos os domingos, etc. Esta lista é imensa, é melhor praticar do que listar tudo.
Como descobrir o que não sei?
Deus quer que nós saibamos a sua vontade, isto é lógico. Para sabermos a Sua vontade, temos a Palavra para que possamos conhecer e obedecer. Pela palavra já sabemos um bocado de coisas: não mentir, orar, ser humilde, bondosos, mansos, paciêntes, etc. Quando andarmos pela palavra, vamos descobrindo o que não sabemos. Com quem casar é uma pergunta que até incomoda, mas se andamos em obediência na palavra, descobrimos. Por exemplo: a Bíblia nos ensina que devemos olhar para Jesus. Se uma pessoa nos faz deixar de olhar para Jesus (um namorado(a) que nos faz faltar ao culto) este não será um bom companheiro (a) até que a morte nos separe, pois para morrer, não precisa deixar de bater o coração.
Deixa eu tentar te ajudar a pensar sobre como descobri a vontade de Deus com uma ilustração pessoal: Eu sou ruim de endereço. Para eu chegar onde nunca fui, preciso de referências. Vou até onde eu sei. Onde eu não sei, pergunto chegando até onde eu sei. Claro que não pergunto para qualquer pessoa. Procuro pessoas confiáveis: um taxista, um policial, um jornaleiro, para me informar como chegar onde não sei. Procuro por pessoas que conhecem o lugar, que já foram até lá ou que me dêem pistas para chegar o mais próximo possível. Hoje em dia temos o GPS, mas não confie 100% nele. Até mesmo os melhores softwares dizem claramente que dão o endereço aproximado.
Para saber a vontade de Deus, faça o que já sabe e o que não sabe, pergunte quando chegar lá até onde você sabe. Claro, procure pessoas confiáveis. Por mais que uma pessoa diga que é de Deus, não confie 100%. O único mapa para chegar até Deus e saber sua vontade 100% é a Bíblia. Se você não sabe ler e compreender sozinho, procure pessoas confiáveis, mas não se baseie numa só opinião.
Por que Deus não deixa eu saber de tudo?

“visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (2 Co 5:7).

Deus poderia nos deixar saber de tudo, se esta fosse a vontade Dele, mas ao que parece, e você deve concordar comigo, Deus quer que andemos dia-a-dia, confiando que Ele está no controle da situação e não nós, assim, andamos pela fé. Aquele que já sabe de tudo, não precisa de fé. Mas se é só a fé, por menor que seja, que transporta montes, como transportaríamos os montes se não tivéssemos o poder que é a fé? Deus é tão sábio que quer repartir o seu poder conosco através da nossa vista curta.
Outro motivo, ao meu ver, é para que possamos desenvolver comunhão. Deus planejou a igreja para ser um corpo e não um membro isolado como um ramo cortado da árvore. Como um corpo, dependemos e nos apoiamos uns nos outros.
Conclusão
Não é fácil saber a vontade de Deus. Precisamos partir do princípio de conhecer a Deus melhor. Para conhecer a Deus melhor, precisamos andar com Ele e como andar com Ele? Andando com Jesus é a forma de andar com Deus. Aí, surge ainda, outra pergunta: “Como andar com Jesus?” Para andar com Jesus, você tem que andar com gente que anda na Luz onde Deus e Jesus estão e a forma de andar na luz é mantendo comunhão com os irmãos e viver sendo purificado dos pecados (Leia 1 João 1:7). Ter comunhão significa mais do que estar junto o tempo todo. Significa pensar e agir da mesma maneira.
Conhecendo Jesus, vamos começar a conhecer as vontades explícitas Dele como amar ao próximo não importando quem seja ele, ser bons, não mentir, lutar contra a tentação e o pecado, ser puros, etc. Mesmo fazendo tudo isso, tem muita coisa que a gente não sabe a resposta na hora. Precisamos parar, meditar, conversar com pessoas que andam na luz e, assim, tomar uma decisão em oração.
Como dito acima, vá até onde você sabe, isto é, faça o que você sabe que Deus quer e o que agrada a Ele. Ame ao próximo, não falte ao culto, lute contra o pecado, procure ser santo, etc. Todas as boas virtudes devem ser cultivadas e desenvolvidas. Estas são as coisas que vão nos guiar para chegar aonde não sabemos ainda.
Não saber tudo antecipadamente é uma dádiva divina. Isso só faz aumentar a nossa fé e a fé é exatamente o poder de Deus em nós. Não saber tudo significa que somos dependentes Dele e Ele tem cuidado de nós.
Que Deus te abençoe na busca da Sua vontade. Tenha fé, esperança e amor da parte de Deus, tudo o resto se resolve andando segundo o que você pode conhecer da Palavra Dele.

About The Author

Recent Reviews

Comentários

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Latest