Select Page

Podemos Perder a Salvação?

Podemos Perder a Salvação?

“É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados,e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia” (Hebreus 6:4-6)
“Porque se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários… Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:26-37, 31)
“Portanto, se depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que,após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado. Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: o cão voltou ao seu próprio vômito; e a porca lavada voltou a volver-se no lamaçal” (2 Pedro 2:20-22)
“Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para a morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue” (1 João 5:16)
(grifos do autor)

É sempre a mesma frase quando visitamos um irmão que está se afastando do Senhor e de Sua igreja: “Faz três meses que não apareço no culto, mas não se preocupe, eu não vou me afastar da igreja e muito menos de Deus”.
Quantos e quantos ex-discípulos de Jesus eu me recordo, quando penso nesta frase. Irmãos valorosos, que serviam a Jesus e sua igreja e, aos poucos, foram se esfriando por vários motivos: desavença com outros irmãos (deixaram de olhar para Jesus para olhar os defeitos dos irmãos), a sedução do mundo (um novo emprego, um padrão de vida melhor, praia no final de semana, entre outros) ou foram deixando que certos pecados entrassem em suas vidas, especialmente aqueles dos quais tinham sido libertados quando entregaram suas vidas a Jesus (dificuldade de perdoar, maledicência, vícios, imoralidade sexual, entre outros). Foram deixando.
Em mais de duas décadas seguindo a Jesus eu não me lembro de alguém que saiu da igreja e voltou melhor, depois de um período no mundo.
A resposta para a pergunta do título acima é SIM, podemos sim perder nossa salvação. Claro que o peso está na graça de Deus, que nada pode nos separar do amor de Deus (Romanos 8:38-39), exceto nós e nosso orgulho, que pode nos abater mesmo depois de muito tempo seguindo a Jesus.
Como nos prevenir disto? Olhar somente para Jesus como modelo, orar pedindo a Deus que não permita nossa queda, nos alimentar diariamente das Santas Escrituras, guardar nosso coração de toda e qualquer contaminação e valorizar a comunhão com o corpo de Cristo, pois “aquele que está em pé, olhe para que não caia” (1 Coríntios 10:12).

About The Author

Recent Reviews

Comentários

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Latest