Select Page

Pare de Ser Criança

Pare de Ser Criança

Quando eu era criança a palavra que a minha mãe mais repetia era “não”. Foi pela repetição que eu aprendi. Claro que chegou um tempo em que eu pensava que este era o meu nome de tanto ela me falar “não”. A gente aprende muito pela repetição ou sofre as consequências.
O autor de Hebreus fala sobre um assunto repetido, mas os hebreus não tinham prestado atenção nas outras tantas vezes que foram ensinados no passado, por isso tinham se tornado ‘tardios em ouvir’. De fato eles já estavam na igreja há alguns anos e já deviam ser considerados mestres, mas como não tinham absorvido o ensinamento repetido várias vezes, eles estavam sendo alimentados ainda com leite, isto é, eram crianças em Cristo. Os Coríntios também tinham passado por isso e ainda não eram espirituais, apesar de estarem na igreja tempo suficiente também. A prova de que eles eram carnais era o comportamento deles e o relacionamento deles com os outros irmãos:

“porque ainda não são espirituais. Vocês têm inveja uns dos outros e discutem uns com os outros. E isto prova que não são espirituais, pois as suas ações são como as das pessoas do mundo” (1 Co 3:3)

Já ouvi gente na igreja cansada de estudar a Bíblia e pedindo ‘alimento sólido‘ e não leite. Não querem mais estudar os evangelhos, as parábolas de Jesus, não querem mais ouvir sobre amor, fé, esperança, sobre a igreja, sobre doutrinas, etc. Querem alimento sólido, mas o que é, afinal, o tal do alimento sólido na igreja? Sabemos que o alimentar de leite é precisar “…de que alguém os ensine novamente quais são os princípios básicos da mensagem de Deus. Ao invés de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite” (Hb 5:12). Realmente, identificamos que os princípios básicos são leite, mas, pergunto novamente, o que é alimento sólido?
O autor de Hebreus ensina também o que é o alimento sólido. Preste bem atenção o que ele diz para que você possa deixar de criancice e cresça espiritualmente. Se precisar, repita a leitura:

“Mas o alimento sólido é para os adultos. Ele é para aqueles que, pela prática, estão com os seus sentidos treinados para saber escolher entre o bem e o mal” (Hb 5:14)

Alimento sólido é a prática e o treino, isto é, o exercício da habilidade de escolher entre o bem e o mal. Então, para crescer, e fazer do leite o alimento sólido, você precisa colocar o que já aprendeu em prática. Podemos ficar décadas estudando os evangelhos e vai ser muito bom, mas vai ser melhor e vai dar os resultados que Deus planejou quando a gente colocar em prática escolhendo as coisas boas.
Vamos fazer um exercício mental para começar e, se concordar que isto é o certo, coloque em prática: sentar nos bancos da frente para aprender e adorar melhor; compartilhe o evangelho e traga alguém; trazer a melhor oferta planejada de casa; cantar de todo o coração; se esforçar para cumprimentar todas as pessoas; apoiar o pregador prestando atenção; ir para o culto servir e não ser visto ou servido; não criticar ninguém nem nada; procurar as virtudes e não os defeitos das pessoas ou coisas que fazemos no domingo. Você concorda que, quando consegue fazer isso, está mostrando maturidade?
A murmuração é uma atitude infantil. Quem está no coro dos murmuradores está mais perto da atitude do mundo do que da atitude dos céus. No filme O Resgate do Soldado Ryan, conta-se a história de 8 soldados que foram deslocados para resgatar apenas um soldado, último filho vivo de uma mãe de quatro. Três deles já mortos na guerra. No caminho o pelotão começa a questionar se é justo arriscar oito vidas, para salvar apenas uma. Capitão Miller diz que se fosse preciso isso para voltar para casa ele o faria. Um dos soldados pergunta ao capitão Miller:

– Capitão, e quanto ao senhor, não vai reclamar?
O capitão sabiamente responde:
– Não vou me queixar você, eu sou o capitão. Há uma linha de comando, as queixas vão pra cima, não pra baixo, pra cima… Você reclama comigo, eu reclamo com meu oficial superior, e assim vai, assim vai. Não me queixo com você, não me queixo na frente de vocês, como soldados, deviam saber…

É isso mesmo, os que estão crescendo (infantis em Cristo) é que se queixam, os que estão mais perto de Cristo, se queixam para Ele, e assim é que funciona. De baixo para cima. Em que lugar você está? No coro horizontal dos murmuradores ou naqueles que olham para cima (vertical) e depositam em Cristo as suas ansiedades?
Sente bem à frente no culto. Isto é verdade também na vida, pois quando vamos a um shopping, não queremos levar pouco dinheiro, mas R$ 10,00 na igreja é uma oferta generosa. Quando vamos a um show ou a um jogo, não queremos sentar lá atrás, no culto ficamos lá atrás para ficar conversando ou não sermos vistos; ficamos eufóricos quando um jogo vai para a prorrogação, mas reclamamos quando o sermão dura mais que o normal? É cansativo ler um capítulo da Bíblia, mas é fácil ler 100 paginas do último romance de sucesso? Temos dificuldade de aprender a evangelizar, e como é fácil aprender e contar a última fofoca? Chega de leite! Vamos crescer com alimento sólido que é a prática da Palavra de Deus!
Só devemos ser crianças na simplicidade, pureza, na malícia e na novidade de vida…

About The Author

Recent Reviews

Recent Comments

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Latest