Select Page

O Culto é Um Alimento

O Culto é Um Alimento

Faltar no culto é um pecado gravíssimo. Alguns irmãos já entenderam a mensagem, porém outros parecem ignorar, se tornam tardios em ouvir mesmo que para o bem. Seria indiferente se não fosse realmente importante. Deixar um irmão faltar ao culto e não dar a devida importância é como se alguém da sua família estivesse morrendo e isso não tivesse o mínimo efeito em você. É como cortar um braço do corpo fora do corpo e nem sequer sentir dor ou se negar em ir ao médico.
Agora, neste artigos, vamos falar sobre a bênção de freqüentar ao culto. Antes de tudo precisamos lembrar que todos lutamos por uma vida melhor, não é mesmo? Queremos ter em nossas vidas paz, segurança, saúde, amor, etc. Todas as coisas boas que achamos que merecemos e tanto nos esforçamos para tê-las. Então, o culto é a nossa vida! Se você acha que o culto tem um começo e um fim esta é a nossa vida. Nascemos para servir ao Senhor, quando morrermos, queremos voltar para o Senhor, este é o sentido da vida:

“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Ec 12:13).

Sem Deus, todos sabemos mais na teoria do que na prática, a vida não tem sentido. As coisas simplesmente não dão certo sem Deus por melhor que nos pareçam e por mas sucesso que tenhamos. Agora que entendemos que o culto é a nossa vida, precisamos saber onde encontrar vida, e vida em abundância.
No Antigo Testamento Deus cuidava do seu povo mesmo quando eles não mereciam. Deus dava um alimento diário chamado de maná. O maná era dado todos os dias, menos no sábado, o dia de descanso, segundo o Velho Testamento. Na sexta feira era dada uma porção dobrada para que não tivesse que colher do maná no sábado. Não adiantava guardar de segunda para terça ou outro dia qualquer para outro, só de sexta para sábado podia ser guardado e o maná não estragava. Mas, na prática, como hoje em dia, eles duvidaram:

“Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles.” (Ex 16:20).

Mesmo assim o povo reclamava: “Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná” (Nm 11:6). E como Deus sempre foi misericordioso, Ele deu o maná por 40 anos:

“E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos limites da terra de Canaã” (Ex 16:35).

Deus, sendo misericordioso também nos alimenta com um ‘maná’. Diferentemente do Velho Testamento, precisamos pegar tudo o que precisamos num só dia, podemos guardar para os dias seguintes que não vai estragar ou perder sua validade. Este ‘novo maná’ é o culto, dado todo o primeiro dia da semana e que deve ser levado para os outros dias da semana. Vá ao culto alimentar-se do maná/pão que desce dos céus!
Ainda assim teremos pessoas reclamando cansadas de terem que vir ao culto. Pessoas que vão servir desleixadamente dando o resto para Deus na falta de preparo na mensagem, tirando os trocos dos bolsos, não ensaiando para reger o louvor a Deus, não preparando os irmãos com antecedência para servir, etc. Estão fazendo como o povo de Israel e pensando em alimento ao invés de verem a generosidade, misericórdia e benção de Deus caindo dos céus.
Agora, nos próximos domingos, vá para comer o alimento espiritual, primeiro para você mesmo se fortalecer. Vá para colher o que puder e distribuir durante a semana para si mesmo e para os outros. Vá para servir e não para ser servido ou ser visto.
Faltar ao culto é o pior pecado que você pode cometer porque vai morrer de fome. Para saber mais da gravidade desta atitude, leia Hebreus 10:24-31.
Não tenhamos mais uma oração final no culto, pois no domingo ele só começa, não termina, afinal, é o primeiro dia da semana. O culto continua em casa, na escola, no trabalho e onde quer que você esteja.

About The Author

Recent Reviews

Recent Comments

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Latest