Select Page

Manual Bíblico Para Fazer Discípulos

Manual Bíblico Para Fazer Discípulos

Você está procurando um método bíblico para fazer discípulos? Eu também. Então, existe um método mais bíblico do que a Bíblia? Não existe! Por isso mesmo acredito que temos já um passo a passo em alguns exemplos que, se adaptarmos para as nossas vidas, a igreja vai crescer horizontalmente, como é a vontade de Deus. Veja este exemplo abaixo:

1º Passo – Vá

Eram outros tempos e eles ainda eram a igreja do primeiro século e o Novo Testamento ainda estava sendo escrito. Sendo assim, eles eram guiados por Deus como um pai pega seu filho pela mão. Deus usava anjos, sonhos e outros meios para falar com seus filhos. Hoje nós não somos mais a igreja do primeiro século e não devemos ser como eles, devemos ser a igreja como temos descrita no Novo Testamento. A igreja que lemos é a igreja que Deus quer que sejamos. O Novo Testamento é um mapa para saber como chegar à perfeição que Deus quer. Naquele tempo Deus disse o que Ele quer e já que temos registrado, serve de ensinamento. Deus quer que nós vamos ao encontro de pessoas que precisam de Jesus.

Filipe era um homem de compartilhar o evangelho. Deus usa quem já está com a mão no arado e não olha para trás. Filipe tinha acabado de pregar em Samaria e batizou muitos falando de Jesus. Ele já estava em ação, então aprendemos a não esperar a oportunidade, vamos! Deus usa quem está à Sua disposição e os capacita. Então, disponha-se, levante e vá!

“Um anjo do Senhor disse a Filipe: “Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza”. (At 8:26)

2º Passo – Atitude

Deus também quer que nós obedeçamos. Filipe se levantou e foi. Agora que já sabemos o que Ele quer, tá na hora de levantar e ir. Indo é que vamos encontrar quem precisa de Jesus. Como vamos reconhecer? A oportunidade vai ser clara. No caso de Filipe ele soube ao chegar lá. Eu sempre digo que sou ruim de endereço e acho que o GPS é uma bênção de Deus aos homens perdidos geograficamente. Uso isso como ilustração. Eu, se não tivesse GPS, iria até onde eu sei, chegando até onde eu sei, pergunto o que eu não sei. Foi levantando e indo que Filipe descobriu.

“Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e, de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías.” (At 8:27-28)

3º Passo – Aproxime e Acompanhe

Como compartilhar o evangelho? Não se preocupe, o Espírito Santo vai ajudar. No caso de Filipe e para nosso ensinamento aprendemos duas atitudes ao descobrir um alvo para a cruz: aproximar e acompanhar. Foi o que o Espírito Santo disse a Filipe.

“E o Espírito disse a Filipe: “Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a”.  (At 8:29)

4º Passo – Aproveite a Oportunidade

Foi quando Filipe se aproximou e começou a acompanhar que ele ouviu que o Eunuco estava lendo o livro do profeta Isaías. Se Filipe tivesse receio de se aproximar e acompanhar, ele nunca teria ouvido a oportunidade. A oportunidade era tão clara que ao ouvir a leitura e talvez ver a reação de dúvida do Eunuco, Filipe já sabia o que deveria fazer, ou perguntar.

“Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: “O senhor entende o que está lendo?” Ele respondeu: “Como posso entender se alguém não me explicar?” Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado.” (At 8:30-31)

5º Passo – Fale Sobre Jesus

O Eunuco estava lendo o profeta Isaías e a passagem estava falando do Cordeiro de Deus. Oportunidade mais clara do que essa só se a pessoa batesse à porta da igreja e pedisse para que alguém lhe dissesse sobre o que fazer para ser salvo. Não importa o que seja, o objetivo é falar de Jesus. Só Jesus cria fé (Rm 10:17). Só o nome de Jesus salva (At 4:12). Ele é o Autor e Consumador da existência de todas as coisas. Vamos falar de Cristo e nada mais. Jesus vai ensinar tudo o mais que precisa.

“O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e, como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra”. O eunuco perguntou a Filipe: “Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro?” Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas-novas de Jesus.” (At 8:32-35)

6º Passo – Ensinar Um Novo Nascimento

O Eunuco viu água e pediu o batismo. Sobre o que eles conversaram no caminho? Certamente eles conversaram sobre batismo. Aprendemos também que uma pessoa precisa ter fé para ser batizada e que a alegria do Espírito Santo habita no coração daquele que obedecerem o evangelho.

“Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?” Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.” (At 8:36-39)

7º Passo – Repita

Um consultor cobrou caro para dizer ao empresário o que fazer para ter sucesso e os conselhos deram resultados. Depois o empresário o consultou novamente e ele cobrou mais caro ainda. O empresário desesperado por mais resultado perguntou: “O que devo fazer agora”. O consultor simplesmente disse: “Repita o que você fez”.

Para que nós possamos ter sucesso em fazer discípulos, devemos repetir e repetir. A missão da igreja é fazer discípulos. Tudo o que fazemos deve ser feito para que façamos mais discípulos e continuemos a ensiná-los todas as coisas até que Jesus volte (Mt 28:18-20).

Todos os ministérios, toda a coleta, a pregação, todos os esforços devem ser para fazer discípulos. Vamos ter menos problemas quando nossa principal preocupação for fazer discípulos, pois quem está ocupado não tem tempo parar criar e para gastar tempo com os problemas. Quando precisarmos, Deus vai providenciar pessoas para cuidar dos problemas. Quanto ao resto de nós, vamos fazer discípulos.

O Eunuco não foi a última pessoa para quem Filipe falou de Jesus.

“Filipe, porém, apareceu em Azoto e, indo para Cesareia, pregava o evangelho em todas as cidades pelas quais passava.” (At 8:40)

Conclusão

Vamos! Levantemos de onde estamos e vamos encontrar as pessoas. Vamos nos aproximar e acompanhar as pessoas para que possamos ver as oportunidades aparecendo. Vamos fazer e aproveitar as oportunidades. O que falar? Só sobre Jesus. Não entremos em discussões, vamos falar de Jesus e deixe o resto para depois. Se as pessoas, inclusive os religiosos como o Eunuco, não aceitarem a Jesus, então não vamos perder tempo em outros ensinamentos dando pérolas aos porcos. Vamos ensinar a palavra, fé, arrependimento, batismo e perseverança. Depois de termos feito muitos discípulos, repitamos a receita. Deus nos abençoe para fazer mais discípulos. Quem faz alguma coisa, nunca sabe qual vai ser o resultado. Quem não faz nada, já sabe qual é o resultado. Deus dá o crescimento para a igreja que prega o evangelho.

About The Author

Recent Reviews

Recent Comments

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Latest