Select Page

Luto

Luto

Olá, que a paz de Deus esteja com você!
Desde já quero lhe recomendar a leitura do texto bíblico que se encontra em João 11: 1-44 antes que você leia esse artigo. São vários versículos, mas você lerá em apenas alguns minutinhos. É um texto inspirador! Cheio do poder de Deus revelado em Jesus. É com este texto que aprendemos uma lição valiosa que nos traz esperança e consolo.

Cristão pode chorar a morte de uma pessoa que, em vida, era cristã?

Essa é uma dúvida que, talvez, você já se deparou em algum momento. E Jesus nos deu a resposta da forma mais bela e cheia de amor possível.
Antes mesmo de Jesus chegar em Betânia já sabia o que faria a Lázaro. Ele sabia que Lázaro iria ressuscitar (v. 23), e mesmo assim ao ver Maria chorando Ele se comoveu (v. 33). E só de pensar no sepulcro chorou. Sim, Jesus chorou. O Mestre chorou a morte de um discípulo seu, mesmo sabendo que iria ressuscitá-lo naquele mesmo dia.
Sabemos que aqueles que vivem em Jesus e creem no seu nome também ressuscitarão (v. 25-26). A morte física é apenas o início da vida eterna com o Pai. Porém, mesmo com essa certeza, podemos chorar. Jesus chorou e se entristeceu. Ele nos mostra que somos humanos e precisamos expor nossos sentimentos e emoções ao perder alguém querido.
Não é porque somos cristãos que não podemos chorar pela morte de um irmão ou irmã que morreu em Cristo. A morte não é algo que sabemos lidar, pois Deus não nos criou para esse fim, e isso foi alterado por conta do pecado inicial.

“Mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá.” (Gênesis 2:17)

Por isso nos entristecemos tanto quando a morte de alguém chega.
Deus esteve em um corpo como o seu, como o meu: composto por emoções e sentimentos. Ele nos ensina que devemos cuidar desse corpo e do nosso coração.

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda sua vida.” (Provérbios 4:23)

Um momento de luto é normal, mas nossa tristeza é diferente da tristeza do mundo pois temos a viva esperança de vivermos eternamente nos céus e com isso somos consolados diariamente.

“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com Ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com estas palavras.” (1 Tessalonicenses 4: 13-18)

Deus te abençoe.

About The Author

Recent Reviews

Recent Comments

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Latest