Selecione a página

Jovem, você precisa saber disso!

Jovem, você precisa saber disso!

Durante três manhãs tive o imenso privilégio de receber grandes doses de conhecimento e sabedoria provenientes do querido senhor Howard Norton. Além das aulas sobre Jesus, nos devocionais tratou sobre sabedoria, bom senso, e como veremos aqui, sobre as 5 decisões mais importantes que um jovem tem para tomar e como ter sabedoria nelas.

Sem mais delongas, vamos lá…

1- Quem irei servir?

Temos fases em nossas vidas que oscilamos na fé, temos dúvidas, estamos ocupados demais, tentados demais. Passar por esses momentos é normal, e eles passam depois. Mas viver constantemente nesse vai e vem, não está bem. Precisamos decidir: quero servir a Deus ou ser o meu próprio Deus? Que possamos dizer como Josué: ”Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor“. (Josué 24:15) A melhor e mais sábia decisão que tomamos é escolher o Senhor, todos os dias. Seremos abençoados eternamente.

2- Como vou tratar meus pais?

Efésios 6:1-3 é uma passagem bem conhecida, onde diz que os filhos que honram seus pais viverão mais, e isso agrada o coração de Deus. Honrar inclui obedecer (quando estamos sob seu teto), ouvir seus conselhos (ainda que estejamos fora de casa), respeitar, elogiar (a sós e publicamente), cuidar dos seus interesses, servi-los, dar a eles alegria, retribuindo todo o esforço e amor dedicados a nós.

3- Quem serão os meus melhores amigos?

É muito provável, salientou Norton, que nos tornemos como nossos melhores amigos, e isso vai desde manias, linguagem, como mentalidade e condutas de vida. Devemos escolher amizades íntimas com aqueles que amam a Deus e poderemos ancorar uma amizade na beleza e graça da vontade do Senhor. Com quem andamos determina nosso futuro! 1 Coríntios 15:33 diz que as más companhias corrompem os bons costumes, e Provérbios 13:20 diz: ”Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal”.

4- Com quem vou me casar?

Não há dúvidas ou outro conselho para dar: Case-se com um verdadeiro cristão. Peça a Deus não apenas um homem ou mulher com o qual possa ir a igreja junto, mas alguém que fortaleça sua fé, seja um verdadeiro(a) companheiro(a) que ama a vontade de Deus. Tenha critérios inegociáveis! E que entre eles esteja alguém com fé cujas obras e vida a manifestem. O senhor Norton relatou que sua filha preferiu esperar para encontrar essa pessoa (não uma pessoa perfeita, pois essa não existe, e sim continuará sendo um pecador como você e eu, que isso fique claro) ao casar-se com qualquer um apenas para não ficar só, e experimentou a graça de Deus, casou-se aos 35, com alguém que a ajuda a chegar ao céu.

5- Como vou ganhar meu pão de cada dia?

Como tenho me preparado para o futuro? No que tenho me profissionalizado? Que empenho tenho tido em meus estudos? Até mesmo para pensar no item 4, é fundamental saber responder a esse. 1 Tessalonicenses 4:11-12 diz para termos uma vida tranquila, cuidarmos dos nossos negócios e interesses.

Que nosso amoroso Pai nos abençoe com sabedoria para tomarmos decisões de acordo com a sua boa, agradável e perfeita vontade em cada uma dessas questões. Que possamos ter humildade e sede de aprender com os mais experientes, e principalmente, tementes a Deus, pois possuem a sabedoria que vem do céu.

Print Friendly, PDF & Email

Sobre o autor

Débora Amaro

Débora tem 20 anos, natural de Fortaleza/CE, atualmente mora em Campo Grande/MS onde estuda Teologia pela SerCris e é acadêmica de Pedagogia. Teve seu primeiro livro de poesia publicado em 2017. Trabalha com famílias e crianças sobreviventes da violência e exploração sexual pelo Projeto Nova.

Comentários recentes

Comentários

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Mais recentes