Select Page

Jesus: Chorando Por Você

Jesus: Chorando Por Você

“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mt 23:37).

Jerusalém já caiu, os judeus já não são o povo de Deus, mataram os profetas, apedrejaram os que foram enviados, espalharam-se como um rebanho sem pastor. Rejeitaram a Deus e acabaram perdendo até o que tinham. E por que o rejeitaram? Porque deixaram de prestar atenção à Palavra da verdade. Quando viram o Messias, não o receberam. Conheceram a luz e escolheram as trevas. Não era falta de irem adorar, de vez em quando pelo menos. Não era falta de ouvirem a Palavra. Era falta de prática, era falta de coração quebrantado, não davam o “braço a torcer”. Deus os visitou nos seus pecados e nas suas faltas através dos profetas, dos servos, de homens simples como João Batista e Jesus. Aos profetas mataram e os outros apedrejaram. A João Batista cortaram a cabeça e a Jesus, Deus que veio pessoalmente, crucificaram. Nada mudou ainda. Jesus chorou…
Hoje quem se considera povo de Deus está zangado com Deus que os incomoda repudiando seus pecados. Deus continua visitando o seu povo porque o ama. Você pratica os seus pecados, paixões da carne, tem seus resultados sempre tristes, ainda que você esteja procurando ser feliz (ninguém é feliz longe de Deus) e ainda fica zangado com Deus quando Ele tenta ajudar? Nada de novo! Leia a passagem de Provérbios 19:3. Como Deus está tentando te ajudar? Deus sempre envia mensageiros, seja um evangelista, seja um irmão maduro, seja a própria dor ou o sofrimento. Deus envia mensageiros, cabe a você acatar ou mesmo ficar zangado com Deus. Ficar zangado com Deus é ‘normal’ e ‘natural’, é humano. Você deveria estar zangado com você mesmo por causa do seu pecado, zangado porque deu lugar ao diabo, zangado porque caiu em tentação satisfazendo os seus próprios desejos (a paixão da carne). Quanto mais apaixonado pelas coisas da carne, mais longe de Deus. Típico comportamento de adolescente, quando amadurecer, tudo isso vai passar e você vai agradecer a Deus! Porém se você não amadurecer, vai simplesmente envelhecer no reino de Deus ou fora dele. Jesus chora…
Um comportamento de quem está fraco espiritualmente é achar que toda mensagem é contra ele e não a favor, para sua edificação. Isto é o resultado de auto-condenação ao invés de crescimento espiritual. Se a mensagem está servindo para você, encare seu pecado, como fez Jesus na cruz, e cresça em direção ao lar eterno. Chore com Jesus…
Jesus tinha sido avisado da doença e morte do seu amigo Lázaro. Ele amava aquela família, Lázaro e suas irmãs, Maria e Marta. Sempre que Jesus estava por lá se hospedava na casa deles. Jesus demorou para ir ao encontro de Lázaro e ele morreu. Jesus queria mostrar o poder de Deus. Quando Jesus chegou foi confrontado por Marta e depois por Maria. Viu suas lágrimas ouviu os pranteadores todos chorando com a família. Eles choravam tanto que nem conseguiram ouvir Jesus dizer:

“Teu irmão há de ressurgir… Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente” (Jo 11:23, 25, 26).

O corpo de Lázaro morreu e toda esperança foi junto, por isso, eles pensavam ainda de uma forma carnal. Todos nós vemos as lágrimas de Jesus num dos versículos mais curtos da Bíblia: “Jesus chorou” (Jo 11:35). Por que Jesus chorou? Será que Jesus chorou por Lázaro estava morto? Não, se você conhece esta passagem, Ele sabia o que Deus ia fazer por seu intermédio. Pouco antes do ato final Jesus conversou com Deus:

“Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!” (Jo 11:41-43).

Jesus não chorou por causa de Lázaro. Jesus chorou por causa da miséria humana, por causa do pavor da morte e que a ela estamos sujeitos à escravidão por toda esta vida. Jesus chorou de compaixão dos que ainda estavam fisicamente vivos, porém, muitas vezes, espiritualmente mortos que nem conseguem enxergar o poder de Deus aqui neste mundo irreal e, não confiando Nele, enterram com Lázaro as suas esperanças. Este é o motivo que tantos abandonam ao Senhor e procuram ser felizes por suas próprias maneiras, procuram descanso físico do trabalho dormindo até mais tarde no domingo. Estão cansados demais para andar na luz porque andam tempo demais nas trevas. Por fim:

“A falta de juízo é o que faz a pessoa cair na desgraça; no entanto ela põe a culpa em Deus, o SENHOR” (Pv 19:3 BLH).

Você que está procurando ser feliz longe da luz, isto é a comunhão com o Senhor através dos irmãos? Então é por você Jesus está chorando.

About The Author

Recent Reviews

Recent Comments

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Latest