Selecione a página

Jesus, Base e Alicerce da Nossa Fé

Jesus, Base e Alicerce da Nossa Fé

“Eu vou mostrar a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela. Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio, e as suas águas bateram contra aquela casa; porém ela não se abalou porque havia sido bem construída”. Lucas 6:47-48
________________________________________
“Usando o dom que Deus me deu, eu faço o trabalho de um construtor competente. Ponho o alicerce, e outro constrói em cima dele; porém cada um deve construir com cuidado. Porque Deus já pôs Jesus Cristo como o único alicerce, e nenhum outro alicerce pode ser colocado”. 1 Coríntios 3:10-11
________________________________________
“Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu escolhi uma pedra de muito valor, que agora ponho em Sião como a pedra principal do alicerce. Quem crer nela não ficará desiludido.” 1 Pedro 2:6

Quando estamos ensinando o evangelho a uma pessoa, geralmente ressaltamos corretamente a necessidade dos passos básicos da fé, isto é, crença, confissão, arrependimento e batismo. Quando a pessoa aceita esses ensinamentos e é batizada, então, fazemos uma grande festa como se tudo tivesse terminado ali. Na realidade, um processo importante termina e outro tão importante quanto o primeiro se inicia, isto é, tornar aquele novo discípulo uma pessoa crescida na sua fé, independente dos desafios e lutas que se seguirão. Isto se chama crescimento espiritual.
Mas como acontece esse crescimento?
Por que alguns, após receberem o batismo, vão crescendo, servindo e progredindo cada vez mais? Em contrapartida, por que outros dão a impressão de que o batismo representou apenas um banho rápido? Continuam nos mesmos pecados, de repente somem dos cultos e das reuniões, não produzem frutos nenhum…
A meu ver, a firmeza na vida cristã depende muito do fundamento inicial da fé cristã. Tenho presenciado decisões muito rápidas, em parte em razão de um ensino mais religioso que bíblico, segundo o qual a pessoa parece estar mais abraçando uma nova religião ou seguindo mais um grupo religioso qualquer e não uma pessoa, o próprio Filho de Deus e sua Palavra.
No primeiro texto citado no início do artigo, Jesus diz que uma pessoa que ouve suas palavras é semelhante a um homem que cava seu alicerce bem fundo sobre a rocha, sendo esta rocha o próprio Senhor Jesus. Este cavar bem fundo é mais do que conhecer muitos fatos da Bíblia sobre Jesus, é uma profunda compreensão da condição do homem antes de Jesus e o que o Senhor espera desse mesmo homem que se torna seu seguidor.
Nós que ensinamos não podemos diminuir as exigências do Mestre nem abrandar suas palavras, em especial quando a pessoa está pensando se vale a pena ou não seguir ao Mestre. Não podemos ter medo de receber um “não” como resposta depois de algum tempo investindo, ajudando uma pessoa a entender o evangelho.
O caminho de Jesus é o caminho da obediência, o candidato a novo discípulo deve estar ciente disso e quem está ensinando tem o dever de lhe dizer toda a verdade. Sim, em Cristo seus pecados estão perdoados, porém, haverá uma renúncia e até guerra contra o pecado por toda a vida.
Como ovelha do Pastor Jesus, por toda a sua vida, ele deve saber que precisará ouvir a voz do Pastor e ser obediente a Ela (João 10:3). E hoje a voz de Jesus pode ser ouvida nas Escrituras Sagradas, especialmente nas páginas do Novo Testamento.
Nos dois últimos textos vemos as palavras de dois homens que entenderam bem o que significa seguir a Jesus, os apóstolos Paulo e Pedro. Por entenderem direitinho quem estavam seguindo, foram após o Mestre até as últimas consequências, até o caminho da cruz, até a morte.
Afinal, eles sabiam a quem seguiam, em quem se baseava sua fé e assim entendiam o que significava ser fiel a Jesus até a morte.
E você, meu irmão, entende também o seu chamado?

Sobre o autor

Comentários recentes

Comentários

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Mais recentes