Select Page

Isto é Bíblico?

Isto é Bíblico?

Apóstolos modernos, bispas, reverendos: são nomes Bíblicos?
Ao ligar a TV me deparo com programas evangélicos comandados por pessoas que se intitulam pastores, bispos, com seu equivalente no feminino (pastoras e bispas), apóstolos, reverendos, padres, entre outros. Também ao passar em frente de prédios de grupos religiosos, encontramos: “igreja ou ministério tal, fundada pelo apóstolo, bispo ou pastor fulano de tal” ou mesmo a foto de uma pessoa com os dizeres: “procure a minha equipe”.
Às vezes falamos sobre indícios de um grupo ser cristão ou não e um deles tem a ver com a sua liderança, bem como qual pessoa é destacada.
Jesus já conhecia a tendência humana de autopromoção e por esse motivo disse:

“vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós outros sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo. Mas o maior dentre vós será vosso servo” – Mateus 23:8-11

Assim, sem titubear, ao vermos num grupo religioso que o homem é exaltado, este é um sério indício de ser um grupo não cristão no sentido bíblico da Palavra, isto é, obedecendo aos ensinamentos de Jesus. Nós nos denominamos igreja de Cristo, não porque este é o nosso nome, mas a ênfase está no fato de pertencermos a Jesus, que nos chama de sua igreja (Mateus 16:18). Jesus é possessivo e não divide o senhorio de Sua igreja com ninguém. Na igreja Jesus não é a principal estrela, Ele é a ÚNICA estrela, isto é, o destacado, o Senhor, todas as pessoas são servos e irmãos um do outro.
Quanto aos títulos, basta darmos uma olhada na Bíblia. Não existe, por exemplo, a palavra “reverendo”. A própria palavra vem de “reverência” e ninguém deve ser reverenciado, tão somente Jesus. Os irmãos que servem bem devem ser honrados e a maior honra que um obreiro de Deus recebe é quando o seu trabalho dá frutos para a glória do Senhor. (Filipenses 2:28-30, 1 Coríntios 3:10-17).
Pastores, presbíteros, anciãos ou bispos são sinônimos de uma mesma função no corpo de Cristo (Atos 20:17 e 28). São servos que alimentam e cuidam do rebanho, sob a supervisão de Jesus, o Supremo Pastor (1 Pedro 5:4).
Bispas, pastoras ou termos semelhantes são desconhecidos nas Escrituras, uma vez que a liderança na igreja do 1º século sempre foi exercida pelos homens (1 Timóteo 2:8-15). O importante papel das mulheres é contribuir com seu amor e sabedoria para que tenhamos famílias saudáveis, algo em extinção em nossos dias (1 Pedro 3:1-6 e Tito 2:3-4). Também as irmãs podem exercer serviço no ministério feminino.
Porém, o maior abuso no meio evangélico é o surgimento dos modernos apóstolos, algo proibido pela Palavra de Deus. Basta vermos as credenciais de um apóstolo em Atos 1:15-26, na escolha de Matias e no chamado do apóstolo Paulo em Atos 9:1-19, 1 Coríntios 12:11-13 e Gálatas 1:1 e 10-24). Falo como maior abuso porque vemos que o objetivo desses “novos” apóstolos é apenas dominar as pessoas e nada mais.

About The Author

Recent Reviews

Recent Comments

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Latest