Selecione a página

A Importância da Ceia do Senhor

A Importância da Ceia do Senhor

Domingo é o Dia do Senhor. Foi no domingo que Jesus ressuscitou (Marcos 16:2), foi nos dois domingos seguintes que apareceu para eles enquanto estavam reunidos de portas trancadas (Jo 20:19) e no domingo, conclue-se, que foi o dia em que a igreja começou (At 2:1). E era domingo todos os dias em que eles se reuniam com o fim de partir o pão e faziam suas ofertas (At 20:7; 1 Co 16:2).

“Qualquer palavra existente no mundo tem um significado etimológico, então devemos buscar entender qual a origem da palavra Domingo e qual o seu real significado.

– A palavra Domingo vem do Latim, “dies Dominicus”, que quer dizer Dia do Senhor.

A quem diga que essa tradução é errônea, porém qualquer um que estude um pouco de história e entenda o básico de latim, é capaz de saber que desde o início da existência dessa palavra, esse foi o seu real significado.” – Fonte: https://bit.ly/2V46qDI

Domingo é o dia em que a gente lembra da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. É como se fosse uma renovação da aliança entre nós e Deus. Lembramos e temos um memorial para isso na Ceia do Senhor onde nós, como aqueles primeiros discípulos, sentaram à mesa do Senhor para terem juntos o marco de passagem de um Testamento para um novo com base no sacrifício de Jesus. O pão sem fermento simboliza o seu corpo sem pecado dado por nós na cruz e também ressurrecto novo e sem pecado (Jesus assumiu os nossos pecados na cruz, mas os deixou na sepultura). O segundo elemento é o fruto da videira. Simboliza o sangue de Cristo que também foi dado por nós na cruz e que sela uma Nova Aliança. Sangue que agora circula em nós, membros do corpo de Cristo, a igreja.

Até aqui, foi a introdução para dizer o quão importante é a ceia do Senhor. Deixar de ter comunhão através da ceia é voltar ao passado e começar a acumular pecados. A ceia em si, não perdoa pecados, mas sem participar da ceia não se tem purificação. Se uma pessoa não participa da ceia, ela não deve ter participado do culto com os irmãos. A ceia é um memorial coletivo e não se deve fazer sozinho. A ceia também nos lembra que somos o corpo de Cristo.

Precisamos lembrar também das palavras do apóstolo João sobre a importância da comunhão. Na minha opinião deveríamos decorar e ensinar as crianças sobre estas palavras para fundamentar sua fé:

“Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 João 1:7)

Estando juntos que nós andamos na luz e o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Na ceia é que a gente tem isto concretizado. O pão representa o corpo o fruto da videira representa o sangue da família. Pelo conteúdo do cálice que representa o sangue de Cristo somos abençoados participamos do sangue Dele. Pelo pão que partimos participamos do corpo Dele. Todos participamos do corpo de Cristo.

“Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo? Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.” (1 Coríntios 10:16,17)

Faltar ao culto e não participar de ceia te leva a uma situação pior do que antes de ser convertido e pior do que aquele que nunca foi convertido.

“Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: “O cão voltou ao seu vômito” (2 Pedro 2:20-22)

A importância da Ceia do Senhor é, basicamente, a mesma importância do culto dominical, pois é praticamente impossível um sem outro, isto é, você precisa de comunhão para poder participar da Ceia, é junto que a gente renova a aliança.

A Ceia do Senhor é a páscoa do seguidor de Cristo. Jesus deu novo significado àquela memorial. Assim como a exemplo dos primeiros discípulos, em obediência à Palavra de Deus, devemos lembrar da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus todos os domingos e somente aos domingos. Tomar a ceia em qualquer dia da semana não está correto, pois entra em desacordo com o que aprendemos da leitura da Palavra e da fé em Cristo. Clique aqui para ler um artigo que explica o porquê participar da Ceia do Senhor todos os domingos.

Print Friendly, PDF & Email

Sobre o autor

Comentários recentes

Comentários

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Mais recentes