Já conhecia o Felipe do Congressos Cristãos do Nordeste. Sempre que posso vou ao Congresso acreditando que o trabalho que faço tem sua importância, pois levo comigo o nome de vários irmãos que represento através de literatura, que é a divulgação de material útil para a igreja. E ele estava lá algumas vezes…

Quinta feira passada dia 29 de Novembro a Ester me escreveu sobre o estado de saúde do Felipe e eu corri para fazer um vídeo com a ajuda dela. Pedi para ela gravar em áudio um pedido de oração. Ela gravou e eu fui fuçar na rede social do Felipe e a impressão que eu tive foi da sua atuação e esforço para estar junto com os irmãos e participação nos eventos da igreja. Quase todas as fotos dele, talvez 100%, eram com os jovens da igreja, com sua família e outros irmãos. Também eu fui atrás dos meus contatos da Congregação do Bonocô, em Salvador. O irmão Rui Silva, parceiro de tantos trabalhos e que serve na Escola da Bíblia de lá, tinha mais algumas informações e até um vídeo do próprio Felipe falando da condição de saúde dele internado e vestido com a roupa do hospital.

Assistindo ao vídeo eu fiquei mais animado, porque principalmente porque o Felipe estava esperançoso e o melhor remédio que alguém pode tomar é o bom ânimo, a fé e a esperança. Um jovem de 20 anos e amado por muitos estava bem medicado. Seu coração ficou espalhado por várias cidades no Brasil através do amor dos irmãos por ele.

No programa ao vivo, tínhamos dois vídeos sobre o Felipe. Um que fizemos com a voz da Ester e outro dele mesmo falando. Logo surgiram inúmeras mensagens de oração, esperança fé e amor. Eu fiquei aliviado, pois a igreja se uniu em torno de uma necessidade. Inclusive no programa notei que estamos formando uma rede. Duas semanas antes Michelle e Fernando de Maceió falaram sobre a condição da igreja em Delmiro Gouveia e sobre o irmão Antonio e sua família e trabalho. Logo vários irmãos se mobilizaram e doaram para o bem estar dos irmãos de lá. Criamos há tempo uma rede de comunhão (à uma tela de distância), uma rede de informação e união e, agora, com a ajuda da necessidade do Felipe, uma rede de oração.

Hoje, segunda feira dia 3 de Dezembro, Deus ouviu nossas orações e a luta do Felipe contra a leucemia aguda terminou. Ele venceu! A promessa do Senhor se cumpre na vida dele e está em nossa esperança também:

“Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou“. Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas! ” E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança”. (Apocalipse 21:3-5)

Se Jesus olhar a sua rede social, além do que você publica, com quem você anda, o que você faz, o que você fala, Ele ser verá na sua vida? Quais os rastros você tem deixado no mundo? É incrível quanto se pode conhecer de uma pessoa por poucas fotos. No caso do Felipe tive acesso a menos de 40 fotos dele e tive uma impressão de andar na luz, isto é, ele mantinha comunhão com os irmãos que é um sinônimo de andar na luz. Quando uma pessoa dá ênfase à companhia dos irmãos, não só nos domingos, o fenômeno da pureza acontece, pois o sangue de Jesus, nos purifica de todo pecado (1 Jo 1:7 – parafraseando esta passagem neste parágrafo).

Sei que o Felipe não era perfeito, mas aquele que é perfeito e que torna perfeito todos os membros do Seu corpo, dava para ser visto através da comunhão que o Felipe mantinha com os irmãos. Foram poucos dias entre o diagnóstico e a transferência para a igreja lá de cima… Ele se preparou para este dia por 20 anos…

Felipe, certamente este mundo vai sentir falta de você. Você não partiu sem lutar, não partiu sem o esforço de andar na luz e deixou várias testemunhas como amigos e irmãos e não partiu sem Jesus que dava pra ver na sua vida.

Oremos pelos familiares do Felipe que há tempo faz parte da igreja lá em Salvador. Dona Conceição, avó de Filipe, e Patrícia já estavam na igreja antes de 1992, elas fazem parte da congregação do Bonocô, em Salvador. Oremos por elas
– Irmãs, eu sei bem o que é perder um filho e conheço a dor que estão sentindo. Oro para que a mão poderosa de Deus amenize a sua dor.

Jovens, com quem você tem andado? Dá pra ver através da sua vida para onde você está indo? Façam como o Felipe e se esforcem por ir encontrar com Jesus. É com dificuldade que um santo será salvo, mas para o ímpio, é impossível.

“Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.” (Salmos 116:15)