Select Page

ESTÁ ESCRITO! A leitura da Bíblia como arma de defesa e de ataque

ESTÁ ESCRITO! A leitura da Bíblia como arma de defesa e de ataque

“Portanto, fiquem firmes, cingindo-se com a verdade… Tenham os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Usem também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.” – Efésios 6:14-17

Quando penso na igreja na cidade de Guarulhos, na minha mente passam muitas e muitas pessoas que se aproximaram do evangelho, alguns por um bom tempo, penso em quantas pessoas desceram às águas do batismo e vários até permaneceram na caminhada cristã por anos quando, depois de um tempo longo seguindo os passos de Jesus, passaram por lutas e acabaram desistindo. Penso inclusive em mim mesmo, que nesses 30 anos fui muitas vezes tentado, não tanto a deixar o Senhor, mas a Sua igreja, sim, o que, no, final, acabaria sendo a mesma coisa. Não dá para ser unido ao Senhor Jesus sem fazer parte do Seu corpo espiritual.

Por outro lado, dou graças a Deus quando lembro de irmãos que passaram por suas lutas, tiveram suas quedas, atravessaram crises na vida e, mesmo assim, permanecem olhando para Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé. Graças a Deus faço parte desse time.

Qual o segredo para permanecer na vida cristã de maneira inabalável? O capítulo 6 da carta de Paulos aos Efésios fala das armas que todo cristão pode utilizar e olhando de maneira mais atenta, todas elas têm alguma ligação com a Palavra de Deus. Vejamos cada uma delas:

1ª A VERDADE – Para permanecer firmes precisamos escolher a qual verdade vamos seguir. Nossos sentimentos? As filosofias humanas? Ou vamos, como Jesus, eleger como nossa verdade absoluta, a Palavra de Deus, a Bíblia? “Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a verdade” (João 17:17).

Às vezes vejo cristãos bem-intencionados, porém, buscando tomar suas decisões tendo como bússola, não as verdades da Bíblia, mas especialmente suas emoções ou tomando emprestado filosofias humanas, até bem-intencionadas, mas não inspiradas por Deus. Para nos manter firmes até o fim é de extrema importância a leitura diária da Palavra de Deus, mas não somente a leitura, o estudo sistemático das Escrituras. Às vezes ouço alguém dizer: “Está escrito na Bíblia!”, porém, as conclusões são deturpadas, baseadas em meias verdades ou textos isolados das Escrituras. Temos lado, a verdade absoluta e esta verdade é encontrada na Bíblia, lida e meditada diariamente e seriamente estudada.

2ª ANDAR ESPALHANDO O EVANGELHO DA PAZ – Para avançar no reino de Satanás, precisamos calçar o evangelho da paz, isto é, a Palavra do Senhor deve ser manuseada e ao termos contato com essa Palavra, ela é tão poderosa, que nos atinge também. Desta forma, um cristão que gasta sola de sapato levando o evangelho jamais cairá. Quantas e quantas vezes sai de casa meio desanimado com problemas pessoais ao ir estudar das Escrituras com alguém e voltei animado, feliz e confortado, pois a Palavra que compartilhei para aquela pessoa entrou no meu coração e foi remédio para minha alma. Assim, queremos nos manter firmes no Senhor? Uma boa maneira é estarmos constantemente compartilhando a boa nova com alguém.

3ª ESCUDO DA FÉ – Em nossa luta, muitas mentiras do diabo são atiradas contra nós. Especialmente nas crises da vida chegam sussurros do diabo (“não precisa ser tão honesto”, “você é livre, pode fazer”, “o divórcio é a solução”, “o importante é ser feliz independente do que você faça”…). Imediatamente precisamos utilizar a palavra como escudo da nossa fé, reafirmando as verdades divinas. Satanás é astuto, uma das suas artinhas são as meias verdades, até parecem ser de Deus, como quando ele tentou Adão e Eva, mas são setas demoníacas que podem nos derrubar. Assim, para cada seta inflamada do maligno vamos decidir verificar se são mesmo as verdades de Deus e, se não forem, vamos nos proteger com o estudo da fé absoluta nas verdades divinas.

4ª CAPACETE DA SALVAÇÃO – Com a capacete da Salvação (a palavra interiorizada em nossa mente), sempre teremos certeza de nossa salvação. Temos esperança, temos futuro, a vida eterna já é nossa, precisamos apenas continuar com os olhos fixos no Senhor. Conheço irmãos que amanhecem sentindo que estão salvos e dormem pensando que estão perdidos. Quando entendemos a salvação que Jesus veio nos trazer, compreendemos que não depende de nossos méritos, mas é baseada na Palavra de Deus e na obra de Jesus no calvário. Não estou pregando o “uma vez salvo, sempre salvo”, mas que precisamos ter certeza de nossa salvação, daí a importância de utilizarmos todas as armas que Deus nos dá para jamais cairmos. Quedas pontuais fazem parte da vida cristã, mas, ao cair, sempre é momento de voltarmos correndo aos braços do Pai, pedir perdão pelos pecados cometidos e todos os dias o sangue de Jesus nos limpe e nos torna mais alvos que a neve (1 João 1:7).

5ª A ESPADA DO ESPÍRITO, A PALAVRA DE DEUS – Esta é arma de ataque. É o que faço todos os dias, um tempo lendo e meditando nas verdades de Deus. Também com ela combato o falso ensino, corrijo o ensinamento equivocado, consolo quanto as promessas de Deus, mas advirto quando ao futuro reservado aos rebeldes.

É a Palavra que tenho compartilhado nas redes sociais e recentemente me deu o privilégio de escrever meu primeiro livro “Está Escrito – a Palavra de Deus para memorizar”, no qual incentivo a todos, diante das tentações, das armadilhas do diabo, do desânimo, sacar da arma divina e responder: “Está escrito…”, assim como fez Jesus, nosso maior herói na fé (Mateus 4:1-11).

Como Ele, utilizando as armas espirituais, nada nem ninguém jamais nos derrotará. Aleluia!

About The Author

Recent Reviews

Comentários

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Latest