Select Page

É Preciso Ter Visão

É Preciso Ter Visão

Quando a gente fala sobre visão na igreja, logo corre o risco de ser mal interpretado. Calma lá, nada de fazer interpretação precipitada, não é nada de espiritualismo ou esotérico apesar de precisar ser muito espiritual para ter a visão certa e trabalhar para tanto não perder a visão quanto para Deus abençoar para acontecer durante a sua vida. Afinal, se você se parece comigo, eu quero ver ainda em vida a transformação da igreja de Cristo.

Havia duas coisas que Jesus fazia durante sua vida nesta terra e que nos servem de exemplo para seguir os seus passos. Primeiro, Jesus fazia a vontade de Deus. Segundo Jesus veio para completar a obra de Deus. Estes dois requisitos se aplicam a nós também. Se você não tiver esta visão em mente, acaba se perdendo com muitas outras coisas que vai encontrar para fazer.

“Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.” João 4:34

Confundir o ‘trabalhar para a igreja’ com o ‘trabalhar para Deus’ é muito fácil de acontecer. Também é muito fácil confundir a vontade de Deus com o trabalho para Deus. A vontade de Deus para todos é a mesma, mas cada pessoa tem que encontrar seu lugar para servir, isto é, o trabalho pode ser diferente de membro para membro. A própria palavra membro já sugere que existem funções diferentes no corpo de Cristo, mas todos os membros, mesmo fazendo trabalhos diferentes, devem atingir o mesmo objetivo: fazer a vontade de Deus. O trabalho de Deus vai ser feito independente de você, isto é, se você não o fizer ou falhar, Deus vai delegar a outro membro que fará, mas você não receberá o galardão por isso, muito pelo contrário, por ser infrutífero, pode até ser cortado fora.

Visão não é uma coisa nova que inventamos, foi Jesus que nos deu o exemplo dos objetivos para que tenhamos visão e os coloquemos em prática. Ele poderia ter dito um monte de coisas nos seus útilmos momentos aqui na terra, mas Ele nos deu a visão que Ele sonha para a sua igreja e não podemos perder a visão do alvo que Ele nos deu

“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28:18-20)

Enquanto não assumirmos o objetivo e visão dada por Jesus, vamos ficar no coro do “o mundo vai de mal a pior”. É o mundo vai mal mesmo, mas quem trabalha par atingir o objetivo e visão de Jesus, não tem muito tempo pra ficar reclamando, mas canta as vitórias com as quais o Senhor vai abençoando.

Olhe para a sua vida cinco anos atrás. Se você é jovem, provavelmente a sua vida mudou bastante. Se você já não é tão jovem, sua vida não mudou muito, mas isso não significa que você não progrediu. Claro que isso também pode significar que você regrediu. Agora, como será daqui a 5 anos? talvez você responda de forma rápida e fácil e com uma resposta que parece certa: “só Deus sabe” Você Está totalmente certo e totalmente errado. Está totalmente certo porque é verdade que só Deus sabe de tudo, mas está totalmente errado porque é Deus quem confia o poder de realização em nossas mãos.

Agora, pare de ser sonhador e olhe para a realidade e tente responder qual o alvo real para daqui a 5 anos da sua vida e da congregação. Se você não mirar um objetivo em números, se não medir o espaço que quer ter, nunca vai saber o que é necessário fazer para atingir o objetivo e vai viver sem visão. Logo você vai começar a reparar nos defeitos que os irmãos têm e, eles entraram para a igreja exatamente por causa dos defeitos que têm. Mas não tenha medo de ser ousado na fé. Saiba que Deus está confiando em nós. Ative a sua fé com a leitura e prática da Palavra de Deus. Medite por bastante tempo nestas palavras:

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” (Ef 3:20, 21)
“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.” Tiago 1:5-8

Imagine que você fosse o prefeito ou um vereador da cidade. Se notasse que, ano após ano, uma enchente atinge sempre o mesmo lugar e você já sabe as consequências. O que você faria? Evite pensar sobre política atual brasileira agora. Pense em soluções. O que você faria nos próximos anos para que esta situação fosse diferente e você pudesse mudar a vida das pessoas para melhor? Se você não tivesse a menor ideia do que fazer, quem deveria procurar? Então, não é muito diferente quando pensamos sobre a igreja no sentido de ter visão para melhorar a vida das pessoas e mudar a situação atual. Se você não sabe o que fazer, procure quem pode te ajudar.

Vamos pensar juntos: se você fosse o prefeito ou mesmo um vereador, se você realmente se empenhasse, não conseguiria realizar uma obra para o bem das pessoas, mesmo sem perguntar se é da vontade de Deus? Sim, isto tem acontecido por aí mundo afora. Por que nós que somos filhos de Deus, sabemos que crescimento é a vontade de Deus, não vamos acreditar no poder Dele que está em nós? Então, vamos pedir com fé, sem duvidar! Deus, nos dê crescimento na igreja.

Quando a igreja é nova, em pouco tempo ela sofre muitas mudanças e cresce. Assim como quando uma pessoa é nova também acontece o mesmo. Uma pessoa velha já sente dificuldade em fazer mudanças e progredir. Talvez seja porque a pessoa envelheceu, e isto não tem o que fazer, talvez não esteja vivendo em novidade de vida que traz maturidade. Envelhecimento não é maturidade. Uma pessoa madura continua a crescer. Uma igreja madura, não importa o quanto tempo tenha passado, não perde a visão dada por Cristo. Igrejas evangelísticas não perdem a visão porque este é o alvo. Uma igreja pode se tornar evangelística e amadurecer a qualquer momento da sua jornada espiritual. Igrejas que envelhecem, morrem. Igrejas maduras rumam para a eternidade. Por isso, é preciso ter visão.

É preciso ter visão a longo, médio e curto prazo para a igreja. Triste quando visita-se uma congregação da igreja e não vejo um plano de evangelismo e crescimento. Mais triste ainda quando passam ano após ano e as coisas não só não melhoram como pioram. Se eu que não sou ninguém e não me devem satisfação fico triste, imagino como sente Deus que deu a visão para a igreja perseguir. Acredito que o Espírito testifica com o nosso espírito e se nós ficamos tristes por ver a falta de visão na obra de Deus, é porque é triste mesmo.

A igreja precisa de uma pessoa que acredita. Em todas as grandes transformações nas mãos de Deus estava uma pessoa pra começar.

About The Author

Recent Reviews

Recent Comments

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Latest