Select Page

Construção Espiritual

Construção Espiritual

Acho que não há exemplo melhor para se comparar uma vida que uma casa. Quais os processos de construção de uma casa? Como construir uma casa espiritual?
O primeiro requisito para a construção é ter um terreno e fazer terraplanagem, ou seja, deixa-lo plano. No campo espiritual, João Batista afirmou que deveríamos fazer estradas retas e planas, ou seja, preparar os nossos corações para a chegada do Messias (Mc 1.3). Isso nos lembra também que é preciso comprar o terreno do reino, o terreno do tesouro (Mt 13.44).
O próximo passo é fazer o projeto ou planta e em seguida o orçamento. Isso nos lembra do cálculo do custo que Jesus recomenda para quem quer ser seu discípulo (Lc 14.25-33). Significa projetar, planejar se a vida cristã vale a pena ou não.
Em seguida escolhemos o tipo de material, e as pessoas que serão os construtores e inicia-se a obra…
O tipo de material se refere a maneira como eu trato os ensinamentos de Deus. Se eu obedeço e me aprofundo nisso ou apenas escuto e não pratico (Mt 7.24-27; Lc 6.46-49; Tg 1. 22-25). O tipo de material determina a estabilidade da construção (1 Co 3.11-17).
Quem será o seu carpinteiro? Quem será o construtor de sua vida?
A palavra grego equivalente a carpinteiro é tekton, que significa artífice ou artesão, de onde vem o termo técnico em português. O tekton fazia desde mesas até casas, tudo o que envolvia madeira. É Jesus o tekton de sua vida? Você tem deixado ele contruir sua casa espiritual?
As próximas etapas são: o acabamento – o mais caro da construção, e a manutenção. A perseverança é a última etapa da vida cristã e certamente a maior. Ela envolve as etapas anteriores. Precisamos continuar crendo e obedecendo, se arrependendo e cada dia enfrentando os desafios da vida cristã (Lc 9.23-27). Estamos em constantes reformas de nossos hábitos a fim de vencer o pecado.
A construção envolve etapas, processos e há um jeito correto de se fazer o passo a passo. Alguns constroem uma casa com varanda e piscina, outros uma casa mais requintada, outros mais espaçosa. No fim cada construção será revelada e permanecerá aquela que for construída sobre o verdadeiro alicerce. Que Deus seja o construtor e habitador de sua casa.
Fernando Berlezzi

About The Author

Recent Reviews

Recent Comments

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Latest