Select Page

Considerações Para Votar

Considerações Para Votar

Um princípio bíblico que temos negligenciado é a honra. Torcemos o nariz sempre que vemos algum reconhecimento por mérito. Estamos vivendo num tempo de livro expressão atrás dos nossos perfis na Internet e qualquer um, tenha ou não o que dizer, tenha ou não razão, expõe-se como autoridade. Discordamos da autoridade na política e, por isso, acreditamos que precisamos discordar de tudo com o que não concordamos. Porém contrariamos o bom senso.

A Bíblia diz claramente que não devemos nos opor às autoridades por serem ministros de Deus. Logicamente está dizendo que não devemos nos opor quando ela busca fazer o bem e vai de acordo com a moral divina. Não devemos falar mal dos nossos governantes, pelo contrário, devemos falar para o Senhor deles que os colocou lá e RECLAMAR ATRAVÉS DA ORAÇÃO e não em rede social. Quando você reclama de alguém ou de alguma coisa está falando mais sobre você do que sobre o assunto que você levanta. “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.

“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada [arma] sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra” (Romanos 13:1-7 – a ênfase é minha)

Precisa de uma passagem mais explícita do que esta? Qual foi a última vez que você orou pelo vereador, deputado, governador, presidente, funcionários públicos, etc? Outro problema que precisamos reconhecer é que eles representam o seu povo. Se eles são corruptos, antes de mais nada, eles foram eleitos e são corrompidos por pessoas que também são do meio do povo. Hoje os políticos e empresários anônimos (talvez ainda são crianças e jovens), serão diferentes no futuro? As nossas mães brasileiras estão balançando berços que dominarão o Brasil. Sim, e como dominarão? Ainda devemos olhar no espelho e ver onde nós erramos, pois os erros estão lá presentes no poder. Sim, nós mesmos que nos dizemos discípulos de Cristo. Como temos eleito os nossos representantes? Sempre digo nestas épocas que devemos escolher representantes para serem servos de Deus na prefeitura, senado, governo e presidência como se estivéssemos escolhendo presbíteros para a igreja, afinal, são servos de Deus ou não? O que acontece é que muitos, inclusive do nosso meio, escolhem ideologias ao invés de capacitação. Ficamos discutindo olhando sempre na horizontal ao invés de olhar para a vertical e ver Deus acima de tudo e de todos. Devemos nos abster da discussão política para não sair perdendo principalmente quando ganhamos no argumento.

Decidi minha posição: meu candidato é Jesus e meu partido é a igreja. Se vale a pena lutar a dar a vida é por Ele, Jesus e pelo Seu corpo do qual fazemos parte. Se alguém se candidata para servir a Deus seja como vereador, na prefeitura ou na presidência, preciso ver quais as qualificações devo usar para votar. Ele pode não saber que é um serviço para Deus, mas eu sei. As qualificações, então, têm que ser bem altas (como para presbíteros), não devemos nivelar por baixo. Quem disse que existe o mundo real e o espiritual? Nós é quem fazemos do mundo espiritual real e, afinal de contas, todos morrem e um dia vão comparecer perante o tribunal de Cristo para responder por tudo o que fez por meio do corpo e, finalmente veremos que, o mundo é espiritual. Ninguém vai sair vivo daqui e não vai levar nada para a eternidade.

Finalmente não sou a favor nem contra este ou àquele. Confio que Deus tem um plano para a minha vida, para todos nós e para este país e o mundo todo. Acredito mesmo que o plano de Deus está correndo muito bem. Se vivo, vivo pela fé de que Ele sempre esteve no controle desde o começo até o fim. Então, se algum irmão escolheu ideologia ao invés de qualificações, tudo bem também, no sentido de, não vou me voltar contra o irmão e muito melhor falar mal dele, pois pertencemos ao mesmo corpo e, acima de tudo, colaboramos para o bem maior. Se o erro é grave, novamente serve a instrução lá no início: RECLAME ATRAVÉS DA ORAÇÃO PARA O SENHOR DELE. A oração tem um poder incrível de respostas poderosas. Vivamos uma vida de propósitos para Deus.

“Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.” (Romanos 14:13)

“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. Pois, “quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal”. (1 Pedro 3:8-12)

Busquemos conselhos do Senhor e sejamos amorosos e unidos em Cristo Jesus.

About The Author

Recent Reviews

Recent Comments

Veja Isso Também

A Arte da Pregação, Crescimento da Igreja, Evangelismo, Grupos Pequenos, Ministérios, Música Vocal

Latest