Brasil – atacando o inimigo certo

Mensagem pregada na Igreja de Cristo nos Pimentas em 15 de março de 2015, dia das grandes manifestações pela queda da presidente Dilma.
Hoje, dia 15 de março, domingo, dia do Senhor! Estamos reunidos!
Hoje também é dia de manifestação contra o governo, pelo Impeachment da presidente Dilma. Seria a repetição do ocorrido com Collor – afastado, assumiu Itamar Franco. Afastada Dilma, entra Michel Temer, do PMDB.
Não, não quero falar de política, mas, sugerir, baseado na Palavra de Deus, como o cristão pode agir.
I – A POSIÇÃO DO CRISTÃO DEVE SER A POSIÇÃO BASEADA NA BÍBLIA, A PALAVRA DE DEUS.
1. O filho de Deus não é alienado, quanto ao que acontece ao seu redor;
Jeremias 29:7 (exílio): “Trabalhem para o bem da cidade para onde eu os mandei como prisioneiros. Orem a mim, pedindo em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão.”
1 Timóteo 2:1-2: “Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas. Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros.”
Assim, os acontecimentos deste final de semana nos interessam, sim. Têm reflexos sobre as nossas vidas. Exemplo: gasolina a R$ 3,20, dólar a R$ 3,28 mexe com cada um de nós e nossas famílias. Portanto, deve nos posicionar sobre o que acontece no Brasil.
2. O seguidor de Jesus, como seu Mestre, é submisso às autoridades.
Se corrupção, injustiça e violência fossem motivos para pedir a derrubada do governo, Jesus, Paulo, Pedro e os cristãos em geral seriam os primeiros a participar da passeata para derrubar a Dilma, hoje, e os imperadores Tibério e Nero na sua época. Porém, olhemos só o que eles dizem.
Romanos 13:1-2: “Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele. Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados..”
1 Pedro 2:11-12: “ Queridos amigos, lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma. A conduta de vocês entre os pagãos deve ser boa, para que, quando eles os acusarem de criminosos, tenham de reconhecer que vocês praticam boas ações, e assim louvem a Deus no dia da sua vinda. Por causa do Senhor, sejam obedientes a toda autoridade humana: ao Imperador, que é a mais alta autoridade;”
Assim, um cristão que vai a essas manifestações pedindo o afastamento da presidente Dilma, especialmente se participar de vandalismo que lá existe, pode estar cometendo este pecado.
Jesus em Marcos 12:17 diz: “Daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”, falando em tributos e impostos.
Assim, um filho de Deus não deve sonegar imposto, mesmo sabendo que muito do arrecadado é desviado. Ele confia em Deus e sabe que o Senhor, no momento certo, fará justiça.
3. Porém, vivemos numa época diferente daquela vivida por Jesus, Paulo e demais apóstolos.
A lei me garante protestar, me manifestar, desde que com respeito, sem violência, pacificamente. Assim, podemos, sim, pedir que sejam apurados os desvios éticos, legais e morais feitos pelo governo e, se comprovados, podem, sim, resultar no afastamento da presidente, como aconteceu com Collor. É legal, é legítimo, de novo, de forma pacífica, sem participar de vandalismo ou mesmo desrespeito às autoridades constituídas. Podemos, sim, discordar, sendo respeitosos.
Continua na próxima página…

Recent Comments