4 Lições sobre o Capítulo 1 de Jeremias

0
1315

O Livro de Jeremias é realmente inspirador, são tantos ensinamentos que vou dividir essa série de estudos em várias partes, capítulo por capítulo, tentando trazer um pouco para nós reflexões sobre sua história.

No livro estão registradas as profecias  sobre Judá, advertindo-lhe sobre a destruição que se aproxima se a nação não se arrepender. Jeremias clama à nação para que se volte a Deus. Ao mesmo tempo, Jeremias reconhece a inevitabilidade da destruição de Judá devido à sua idolatria e imoralidade impenitente.

No primeiro capítulo, podemos observar o chamado de Jeremias, quero destacar então 4 pontos:

1) O Senhor nos conhece profundamente: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta”. (Jeremias 1:5) – Mesmo quando ainda éramos informes o Senhor nos conhece e ele já tem algo preparado para nós, conforme a Sua vontade. O Senhor, busca corações abertos e convertidos para que a vontade Dele, seja realizada em nossas vidas, só basta querermos e deixarmos o Espírito Santo agir.

2) O Senhor não se importa com a idade ou capacidades: “Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás”. (Jeremias 1:6-7) – Às vezes, você pode se questionar, mas eu nem sei falar direito em público ou eu ainda sou tão jovem, poucas pessoas vão me ouvir, não se esqueça do que o Senhor disse para Jeremias, todos que Ele enviar e tudo quanto mandar falarás, só basta aceitar o desafio. Veja o que o Senhor disse a Gideão:

“Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão:– Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá.  Gideão respondeu:  – Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família. Mas o SENHOR disse: – Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem”. (Juízes 6:14-16). Observe que o Senhor escolheu para serem seus discípulos homens de diversas profissões, como médicos, pescadores e até coletor de impostos que mais adiante iria traí-lo (Judas).

O Senhor não se importa com status ou aparência, ele se importa com o coração.

O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. (1 Samuel 16:7)

VOCÊ TEM CUIDADO MAIS DA SUA APARÊNCIA OU DO SEU CORAÇÃO? 

3) Vencendo o medo:Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor”. (Jeremias 1:8) – Nada nem ninguém pode nos ameaçar, você acredita nessa verdade? As dificuldades diárias nos cegam frente ao nosso Deus, mas precisamos ter isso em nosso coração

“Não tenha medo, pois estou com você. Não fique ansioso, pois eu sou o seu Deus. Vou fortalecê-lo, sim, vou ajudá-lo. Vou segurá-lo firmemente com a minha mão direita de justiça. Pois eu, Senhor, seu Deus, seguro a sua mão direita; sou aquele que lhe diz: ‘Não tenha medo. Eu o ajudarei.” (Isaias 41:8-13)

Você acredita que o Senhor pode te fortalecer e te ajudar, segurando firmemente em sua mão? Creia nisso, o Senhor acalma a tempestade mas também nos leva ao outro lado do rio, nos leva ao lugar mais seguro.

4) Confie no Senhor:

“Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles”. (Jeremias 1:17)

Confie no Senhor frente às provas, não se espante quando tudo parecer não ter sentido, para que a nossa fé não seja duvidosa ou motivo de vergonha. COMO ESTÁ SUA CONFIANÇA NO SENHOR?

Que essas verdades sejam reais em nossas vidas a cada dia e que, assim como Jeremias foi ensinado e moldado, possamos permitir o mover do Espírito Santo em nossas vidas.