Você Só Tem Uma Coisa na Vida

Texto escrito em cima da poesia de GIOIA JUNIOR.

DISSE UM POETA UM  DIA,
FAZENDO REFERÊNCIA AO MESTRE AMADO:
“O BERÇO QUE ELE USOU NA ESTREBARIA,
POR ACASO ERA DELE? ERA EMPRESTADO!

Você lembra quando era criança? Possivelmente você tem pouca ou nenhuma coisa daquele tempo. Com o tempo aprendemos que as coisas que tivemos não fazem quem nós somos. Talvez você tenha sentido na prática o que é perder as roupas para o crescimento ou para o irmão mais novo que precisava delas. No final das contas a gente vem para este mundo não para possuir, mas para ser.

E O MANSO JUMENTINHO,
QUE EM JERUSALÉM CHEGOU MONTADO
E PALMAS RECEBEU PELO CAMINHO,
POR ACASO ERA DELE? ERA EMPRESTADO!

Hoje em dia corremos atrás de posses, carros, casas, coisas que nos cercam e quanto mais temos, mais preocupados ficamos e mais gastos temos para manter o valor do que acreditamos ser nosso.

E O PÃO – O SUAVE PÃO,
QUE FOI POR SEU AMOR MULTIPLICADO
ALIMENTANDO A MULTIDÃO
E OS PEIXES QUE COMEU JUNTO AO LAGO,
FICANDO ALIMENTADO. ESSE PRATO ERA SEU? ERA EMPRESTADO!

A falta do alimento nos assusta, mas deveríamos nos assustar mais com a falta de fé, pois é promessa de Deus que Ele vai cuidar de tudo o que precisamos e, olhando bem, precisamos de poucas coisas, mas o que temos escolhido? Precisamos somente de comida, roupa e água e o reino de Deus em primeiro lugar.

E O FAMOSO BARQUINHO?
AQUELE BARCO EM QUE FICOU SENTADO
MOSTRANDO À MULTIDÃO QUAL O CAMINHO
POR ACASO ERA SEU? ERA EMPRESTADO!

Deus proverá não é só mais uma frase bonita de auto confiança. Deve ser uma verdade vivida e testemunhada. Precisamos é desejar menos e sermos mais.

E O QUARTO EM QUE CEIOU AO LADO DOS DISCÍPULOS
AO LADO DE JUDAS  QUE O TRAIU, DE PEDRO, QUE O NEGOU
POR ACASO ERA DELE? ERA EMPRESTADO!

Tudo está nas mãos de Deus e às mãos de Deus vai voltar. Os que confiam Nele, tendo ou não o que dizem ser necessário para ser feliz, são felizes sem muitas coisas possuir.

E O BERÇO TUMULAR, QUE DEPOIS DO CALVÁRIO FOI USADO
DE ONDE HAVIA DE RESSUSCITAR
POR ACASO ERA DELE? ERA EMPRESTADO!

O que levamos para apresentar a Deus? Meditemos na pergunta que nos conduz: “Senhor, quem entrará no santuário? Quem tem as mãos limpas e o coração puro, quem não tem maldade e sabe amar”. Levamos para apresentar a Deus somente aquilo que Ele nos deu no começo, mas precisamos levar melhorado, cheio de virtudes, de dons, de boas obras, de fé, esperança e amor.

ENFIM, NADA ERA DELE!
MAS A COROA QUE ELE USOU NA CRUZ ERA DELE!
E A CRUZ QUE CARREGOU E ONDE MORREU,
ESSAS ERAM DE FATO DE JESUS! “

A cruz, sim, esta é nossa. Quem se desvia da cruz, se desvia de todas as bênçãos que ela também traz e só é abençoado aquele que sofre carregando a cruz porque no final ela carrega a gente para cima, para mais perto de Deus.

ISSO DISSE UM POETA CERTA VEZ,
NUMA HORA DE BUSCA DA VERDADE;
MAS NÃO ACEITO ESSA FILOSOFIA
QUE CONTRARIA A PRÓPRIA REALIDADE.

Não vamos ter tudo o que queremos ter porque não precisamos de tudo. Quanto mais coisas tivermos no juízo final, mais coisas servirão para serem consumidas pelo fogo e arrependimento. Nós só temos uma coisa na vida: a alma. Deus a quer de volta pura do jeito que nos foi entregue. Nós precisamos de uma segunda chance e Jesus está oferecendo de graça para que sejamos aqueles que, como Ele, tinha tudo desde o início, criou todas as coisas, mas aqui viveu de passagem para herdar tudo do Pai.

O BERÇO, O JUMENTINHO, O SUAVE PÃO,
OS PEIXES, O BARQUINHO, A SEPULTURA E O QUARTO
ERAM DELE A PARTIR DA CRIAÇÃO;
ELE OS CRIOU – ASSIM DIZ A ESCRITURA;
MAS A CRUZ QUE ELE USOU, A RUDE CRUZ,
A CRUZ TOSCA E MESQUINHA,
ONDE MEUS CRIMES TODOS EXPIOU,
ESSA CRUZ NÃO ERA SUA! ESSA CRUZ ERA MINHA!