RAZÃO 1
PORQUE ELA FOI FUNDADA PELO CONSTRUTOR BIBLICO QUE É CRISTO

I. UMA IGREJA NÃO ESTA DE ACORDO COM AS ESCRITURAS A MENOS QUE TENHA SIDO FUNDADA PELO CONSTRUTOR BÍBLICO

O fato de uma religião existir, prova que foi fundada por alguém. Existe hoje, no mundo, uma multiplicidade de igrejas diferentes em origem, doutrina e prática; e, portanto, algumas fundadas biblicamente por um construtor divino e outras fundadas não biblicamente por construtores humanos. É de suma importância sabermos se o fundador de uma igreja é bíblico ou não. Se uma igreja é fundada por um construtor que não é bíblico, essa igreja não é verdadeira: é obra de homens, não de Cristo.

II. CRISTO FUNDOU A IGREJA BIBLICA.

1. Provando as palavras acima, mencionamos então as palavras de Cristo nas quais Ele prometeu construir a Igreja: “E sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt. 16:18).

Portanto, é certo que nenhuma igreja é a igreja bíblica, a menos que tenha sido fundada por Cristo. Se uma igreja foi fundada por João Calvino, João Wesley, Joseph Smith Jr., Manoel de Melo ou qualquer outro ser humano, inegavelmente essa igreja é humana. A autoridade de determinar os termos de admissão a ela: “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus: o que ligares na terra terá sido ligado nos céus” (Mt 16:19).

2. Jesus, falando sobre esta igreja, concedeu a Pedro a autoridade de determinar os termos de admissão a ela: “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que desligares na terra, tera sido ra sido l desligado nos ceus (Mt. 16:118).

Nenhum ser humano jamais teve autoridade biblica para dar origem a uma igreja. Isto somente poderia ser dito com autoridade por Cristo, a quem havia sido dada toda a autoridade no céu e na terra (Mt 28:18), o fundador da igreja Bíblica.

III. A IGREJA NÃO FOI ESTABELECIDA POR JOÃO BATISTA.

1. Muitos religiosos afirmam que João Batista estabeleceu a igreja. Mas o fato de ter sido Cristo o fundador da igreja é prova irrefutável de que João Batista nem qualquer outro ser humano não a fundou.

2. João estava morto quando Jesus prometeu construir igreja. Em Mateus 14:10 nós lemos a sua execução, “…e deu ordens, e decapitou a João no cárcere.”

Mantenha em mente que João estava morto quando, dois capítulos adiante, lemos a promessa de Cristo em Mateus 16:18 “… edificarei a minha igreja.” “Edificarei” é tempo futuro; João estava morto. No passado. A igreja seria e foi e construída no futuro.

João Batista foi um grande homem e cumpriu biblicamente o seu trabalho – ele foi o precursor que veio antes para preparar o povo para recebe-lo (Is. 40:3; Mt 3:1: Lc 1:17). João fez isso. Mas não estabeleceu a igreja da Bíblia nem qualquer outra igreja conhecida pelos homens.

3. Não se pode provar que Jesus, ao prometer construir a sua igreja, estava apenas falando em acabar a construção iniciada supostamente por João Batista. Este argumento não é válido, pelo simples fato de que Jesus prometeu construir Sua igreja desde os alicerces: “…sobre esta rocha construirei a minha congregação”.

4. João Batista foi o percursor de Jesus mas nunca membro da Sua Igreja, nem um cidadão do reino dos céus. Jesu disse: ‘Em verdade vos digo: Entre os nascido de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele “(Mt. 11:11). Como era possivel João ser o maior entre os nascidos de mulher, mas ao mesmo tempo, o menor no reino dos céus ser superior a ele? Este exemplo nos ajudará a entende-lo: Na escola primaria não hã ninguém melhor que João, porém, o pior aluno do secundário é melhor do que João. Isso se dá porque João não está no Colégio mas sim cursando o primário. Assim, João Batista não estava na igreja ou reino dos céus. Ao contrário, João Batista apareceu pregando que o reino dos céus estava próximo. O reino não havia sido ainda estabelecido. A igreja ainda não tinha sido fundada; logo, João não podia estar fazendo parte do reino dos céus, a Igreja.

IV. OUTRAS PLANTAS SERÃO ARRANCADAS.

A igreja de Cristo foi fundada por Cristo e “as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt. 16:18). Mas ou tras plantas serão arrancadas. O aviso é bem claro e a penalidade é muito severa se sou membro de qualquer igreja que não foi plantada pelo Pai. Jesus, falando a respeito das tradições dos anciãos, disse: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada” (Mt 15:13). Isso aconteceu sob a Lei Mosaica. Deus plantou a religião judaica e as outras religiões tiveram que ser arrancadas. Se Deus arrancou outras plantas sob aquele sistema de adoração, Ele não fará o mesmo em relação ao cristianismo?

Nós temos que admitir que os padrões não foram mudados; portanto, o aviso pode ser aplicado à presente condição sob a dispersarão de Cristo. Que nós possamos ter em mente o aviso dado pelo Senhor.

Texto extraído do livro “Por Que Sou Membro da igreja de Cristo?
escrito em 1945 por Leroy Brownlaw –  Falecido em 2002.)

Outros temas abordados neste livro são:
• A igreja foi fundada no momento exato
• Cristo é o fundador da verdadeira igreja
• Porque o manual de fé é somente a Bíblia
• A igreja não é denominacional
• Ensina que o reino está estabelecido
• Responde biblicamente o que fazer para ser salvo
• Ensina o batismo bíblico
• Porque observa a ceia corretamente
• Porque tem música bíblica na adoração
• Porque a salvação está na igreja de Cristo