Na Doença, Mantenha o Ânimo

0
16

Por que Deus permite que fiquemos doentes? Não vou me atrever em responder a todos os possíveis motivos. Certamente Deus tem propósitos maiores, mas as doenças e a própria morte é consequência do pecado.

“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12)

Deus nos faz fracos para que possamos nos aproximar Dele. O próprio apóstolo Paulo que tinha o poder concedido por Deus de curar outras pessoas não teve cura por parte de Deus. Ele entendeu que Deus tinha permitido aquela situação para que ele não usasse de vangloria.

“Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos “super-apóstolos”, embora eu nada seja. As marcas de um apóstolo — sinais, maravilhas e milagres — foram demonstradas entre vocês, com grande perseverança.” (2 Coríntios 12:7-12)

A doença traz tristeza, mas o lado bom disso é que nos aproxima de Deus e a morte é, de uma maneira triste ou feliz, a cura para aqueles que Nele confiam, já para os que viveram a vida como se lhes pertencesse, morrem em desespero.

Na doença aprendemos que realmente não temos controle sobre os nossos corpos, o corpo realmente pertence a Deus e um dia vamos ter que devolver. É emprestado. Se, por acaso ficar doente, lembre-se que deve pedir cura a Deus e Ele está disposto a ajudar.

“Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores. Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5:13-16)

Lembre-se também de procurar ajuda de um médico. Os saudáveis não precisam de médicos e sim os doentes, disse Jesus (Mateus 9:12). Há um remédio chamado fé, pode-se ser chamado de bom ânimo ou atitude positiva também. Isto é um remédio eficiente e os sentimentos e atitudes contrárias só pioram as coisas.

O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” (Provérbios 17:22)

A doença também é uma mensagem de que você precisa descansar física e espiritualmente. O seu corpo tem um limite e se abusar do seu corpo, ele cobra uma conta alta e dolorida. O seu corpo é, nas contas de Deus, espiritual.

“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine. “Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.” (1 Co 6:12, 13)

Deus é o dono do seu corpo e Ele quer o melhor para você, para sua alma que está aí dentro. Coloque o relacionamento com Ele em primeiro lugar através da oração e da fé. Não deixe de andar na luz através da comunhão com os irmãos (culto de adoração) e a cura espiritual, que é o perdão dos seus pecados, estará garantida (1 Jo 1:7). Tudo o que temos e o que somos é espiritual. A doença pode ser uma forma divina de nos reconciliar com Deus, afinal, ninguém nesta vida é eterno, mas depois da morte será e, como é que você vai encontrar com Deus? Se você não está de muita conversa com Deus ultimamente, tema, mas se você tem um bom relacionamento com Ele faz tempo, certamente não vê a hora de encontrá-lo.

“O espírito do homem o sustenta na doença, mas o espírito deprimido, quem o levantará?” (Provérbios 18:14)