Como resolver conflitos?

Vou te dar uma boa e uma má notícia: sim você vai passar por conflitos, vai sofrer com conflitos e, o melhor de tudo, Deus quer com que você cresça através deles.

O primeiro ponto é que eu e você fazemos parte de uma igreja onde existem pessoas que seguem a mesma fé, mas que cada pessoa tem a sua própria personalidade, cada um de nós fomos feitos de um jeito singular. Não devemos nos preocupar com as diferenças porque elas nos separam, mas o amor de Deus que é bem maior nos une.

A Palavra nos ensina de diversas maneiras como tratar a ofensa de um irmão, conforme o evangelho de Mateus.

Mateus 18:15-17 – “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.

A ajuda que precisamos está na Palavra então é preciso conhecê-la para saber o que fazer.

Como resolver conflito com meu irmão que também é meu amigo? Pense na amizade de Jesus com seus amigos mais íntimos: Pedro, Tiago e João. Se você quer ser como Cristo na amizade, é permitido negação, traição, abandono, repreensão, mentira, orgulho, egoísmo, medo, decepção, e graças a Deus, perdão.

Em todos os casos, no entanto, existe a necessidade de perdão quando um amigo nos falha ou nos fere. Mais uma vez o exemplo de Jesus com seus amigos faltosos é instrutivo. Pode haver também amigos falsos ou fingidos. Esses se conhecerão pelo fruto das suas vidas, suas palavras, atitudes e ações.

Independente do que acontecer é necessário que haja perdão, porque Deus perdoou o “imperdoável” em você.

Foi falado sobre quando o irmão te fere mas e quando você fere um irmão?

A sua ação deve ser a mesma, se você tem dificuldades em pedir perdão ou perdoar peça a Deus que Ele te ajudará, pois lembre-se um dos frutos do Espírito é o amor e o amor tudo suporta.

Se você quer viver eternamente nos céus com Deus e o povo Dele você precisa aprender a conviver com o povo Dele aqui na terra que é só uma moradia temporária até a volta Dele.

Sabemos que nossa caminhada cristã está sendo construída por bons e maus momentos, em ambos Deus quer te fazer crescer. Enquanto nossa caminhada está indo tudo bem não precisamos de muitos esforços para mudar, crescer e amadurecer, afinal “está tudo dando certo”, mas, e quando os conflitos surgirem? Esteja pronto para passar por eles e não apenas passar, mas vencê-los.

Galatas 5:17 – Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

Quem você tem alimentado? Carne ou Espírito? A carne é sua o Espírito é de Deus, a escolha é sua, mas a vontade é DEle.

Márcio Baroa
Sobre Márcio Baroa 16 Artigos
Márcio é um jovem da congregação Jd. Canguru em Campo Grande Mato Grosso do Sul. Envolvido com o ministério de jovens e com a congregação.