Jesus estava trazendo novos ensinamentos e os líderes religiosos estavam impressionados com seu ensino. Talvez ficariam satisfeitos em pegar alguns dos ensinos de Jesus como parte de seus próprios ensinamentos.

E Jesus percebendo isto dá duas ilustrações fantásticas de como não deve haver acordos ou concessões na Palavra de Deus. Vamos ver as ilustrações.

Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.“. Mateus 9:16

A primeira é sobre colocar remendo de pano novo em roupa velha. Se fizer isto vai acabar rasgando a roupa velha. Jesus veio trazer algo novo e não veio para unir o novo com o velho.

A Lei dada a Moisés estava para acabar e Jesus, com sua morte, estabeleceria uma nova aliança no seu sangue que seria derramado na cruz.

Nem se põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, as vasilhas se rebentarão, o vinho se derramará e as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas; e ambos se conservam” Mateus 9:17

A segunda é sobre colocar vinho novo em vasilha de couro velha. O vinho novo fermentaria e romperia o couro velho. O propósito de Jesus ao dar estes ensinamentos é mostrar que não pode haver acordos ou concessões com a Palavra de Deus. Muitas pessoas ensinam hoje que devemos pegar o melhor de cada religião e fazer disto algo a ser seguido, isso não é verdade.

A ordenança anterior é revogada, porquanto era fraca e inútil pois a lei não havia aperfeiçoado coisa alguma), sendo introduzida uma esperança superior, pela qual nos aproximamos de Deus“. Hb 7:18-19

Jesus está ensinando que pensar assim é errado. Não é possível unir o ensinamento novo de Jesus, (sua nova aliança) com outros ensinamentos.

O ecumenismo propagandeado por muitos, procura estabelecer boas relações de amizade entre pessoas e igrejas diferentes é tanto pregado e difundido hoje, na verdade é contra o ensinamento do Senhor Jesus.

Se tem igrejas diferentes é sinal que cada um de seus membros tem práticas diferentes e não é assim que a palavra do Senhor ensina, basta consultar a bíblia e vamos ver que algo está errado e não é a palavra de Deus.

Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos“. Efésios 4:5-6

Ao ler esses versículos podemos ver claramente que de acordo com o texto bíblico existe um só Deus e se é um a maneira de servi-lo deveria ser somente uma. Como você está seguindo hoje? Jesus ou Jesus e algo mais? Somente Jesus. Nada mais funciona. Nada mais dá certo. Vamos entender bem este ensinamento de Jesus. Somente a nova aliança deve ser seguida sem acordos ou concessões.

Deus, no Velho Testamento Deus já alertava os israelitas para não fazer acordos ou concessões com outros povos para não ser tentados a desobedecer ao Senhor o seu Deus.

Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra; pois quando eles se prostituírem, seguindo aos seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, convidarão você e poderão levá-lo a comer dos seus sacrifícios.” Êxodo 34:15

Que Deus abençoe o estudo da Sua Palavra.