História da Congregação do Metrô Sul

0
31

Como é bom comemorar vitórias olhando para trás e vendo o que Deus, por intermédio das suas ferramentas sempre úteis, fez. Não fosse o evangelho ter tocado no coração das pessoas, jamais teríamos novas congregações e história para contar como esta.

Que a congregação da igreja de Cristo Metrô Sul no Jabaquara tem um papel importante ninguém pode negar. Não foi um acaso o estabelecimento dos trabalhos no bairro, foi um plano de salvar almas que começou este trabalho através de alguém que dizia não ter o dom de evangelismo.

A seguir você vai ler um relato do irmão Gary Sorrells sobre o começo da congregação no Jabaquara.

Depois de dois anos trabalhando com a congregação da igreja em Campo Grande em São Paulo, este jovem Baby Boomer estava pronto para plantar uma igreja. Ainda que evangelismo não seja meu melhor dom, eu estava determinado a dar uma chance à plantação de igrejas…

O veteran missionário Ted Stewart me encorajou a montar uma equipe de plantação de igrejas, eu mal podia esperar para começar.

Com o encorajamento do Ted, três fatores convergiram para o tempo de Deus para plantar a igreja no Metrô Sul. Primeiro Oswaldo e Neldi Lalli, um casal brasileiro de classe média da Congregação da 9 de Julho, queria começar uma igreja naquela parte da cidade onde moravam.

Segundo, a cidade de São Paulo estava num projeto futurístico de transporte via metrô. A primeira linha, a ser inaugurada, iria atravessar São Paulo de Norte a Sul, terminando perto da porta da casa dos Lalli.  A primeira linha norte-sul era o começo de um sistema de metrô transportando pessoas a cada setor da cidade de milhões de pessoas de hoje. Plantar uma igreja perto da nova linha de metrô foi um movimento estratégico.

Terceiro, três jovens famílias missionárias: Teston e Jo Gilpatrick, Ken e Liz Lewis e Larry and Loretta Williams, animadamente se juntou à aventura.

Em 17 de Junho de 1973, nós demos início com um culto inaugural num lugar alugado duas quadras da estação do metrô Santa Cruz. Dois meses depois, em 28 de Agosto daquele ano, outro passo fundamental teve desdobramento: o convite para o evangelista brasileiro Walter Lapa e sua família para se juntar à equipe de plantadores de igrejas foi aprovada por unanimidade. O projeto agora estava pronto para fazer progresso.

Quem procurava encontrou Jesus. Igrejas americanas apoiadoras dos quatro casais de missionários se juntaram ao projeto. Nós encontramos um terreno duas quadras da estação Jabaquara do Metrô. No dia 22 de Abril de 1979, o prédio estava pronto com um salão de culto com assento para 300 pessoas, salas de aula, escritórios e espaço para comunhão.

Hoje a Congregação do Metro Sul é uma igreja Brasileira conduzida por presbíteros, diáconos, professores e evangelistas. Por muitos anos Deus tem continuado a abençoar os esforços da equipe de famílias e seus parceiros na obra.

Este ano, no dia 17 de Junho de 2017, a congregação estará completando 44 anos de serviço ao Senhor e buscando salvar almas na região.

Este relato foi retirado do livro “Make Your Vision Go Viral” (Faça Sua Visão se Tornar Viral) do irmão Gary Sorrells (pg. 55, 56).