Dia de Ações de Graças

0
25

O Dia de Ação de Graças (conhecido em inglês como Thanksgiving Day) é um feriado celebrado maioritariamente nos Estados Unidos e Canadá. Nos Estados Unidos é celebrado toda quarta Quinta-feira do mês de novembro, e no Canadá, toda segunda Segunda-feira do mês de outubro.

Os primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado nos Estados Unidos em 1620 em Plymouth, Massachusetts, pelos peregrinos fundadores da vila.

Depois das colheitas terem sido gravemente prejudicadas pelo Inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no Verão seguinte, em 1621. Para marcar e celebrar a ocasião depois de sucessivos anos complicados no que diz respeito à agricultura, o governador da vila resolveu organizar uma festa no Outono de 1621. Nessa festa participaram cerca de 90 índios e foram comidos patos, perus, peixes e milho. A partir desse ano, na Nova Inglaterra, em cada Outono era organizada uma festa de gratidão a Deus, por causa das boas colheitas.

Em 1863, Abraham Lincoln (presidente na época) anunciou que a quarta quinta-feira de Novembro seria conhecida como o Dia Nacional de Ação de Graças.

No Brasil, esta não é uma data comemorativa comum no calendário nacional. Entretanto, em 1966, a lei 5.110 estabeleceu que as comemorações de Ação de Graças no país se daria na quarta Quinta-feira do mês de novembro 1)Fonte do site //www.significados.com.br/dia-de-acao-de-gracas/.

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens” (1 Timóteo 2:1)

Alguém perguntou: “E a igreja precisa de um dia para isso?” E por que não? Por que uma pessoa precisa de um dia para comemorar seu aniversário ou o aniversário de alguém que ama? Por que comemorar dia das mães? Será que porque o resto são os dias dos pais? Certo que não! Por que precisamos nos reunir todos os domingos? Por que comemorar o Natal? Por que comemoramos a passagem ou a chegada de um novo ano? Claro que não estou equiparando tudo com o valor que a Palavra de Deus dá para o culto, por exemplo, mas por que não ter um dia para agradecer a Deus as suas bênçãos?

Nós não sabemos comemorar as vitórias e as bênçãos, por isso muitas vezes somos tão ingratos. Somos aqueles que não têm o costume de anotar nem sequer os pedidos de orações dos avisos do culto. Não lembramos de orar porque não anotamos, não lembramos das bênçãos e consequentemente não agradecemos. Somos ingratos! Por que não parar um dia (mesmo que não seja feriado) para agradecer a Deus.

A ideia principal é produzir conteúdo para o programa ao vivo que acontece todas as Quintas feiras às 21h pelo Facebook. Não por coincidência, dia 23 é dia de ações de graças.

“Vamos à presença dele com ações de graças;
vamos aclamá-lo com cânticos de louvor. Pois o Senhor é o grande Deus,
o grande Rei acima de todos os deuses.” (Salmos 95:2-3)

No Velho Testamento eles tinham um dia específico para agradecer a Deus pelas bênçãos do ano. Acontecia 50 dias depois da Páscoa e era chamado o dia de Pentecostes. Era a Festa das Semanas que comemorava o fim da safra de grãos (Levítico 23:15-19, Deuteronômio 16:9-15). Era para lembrar da saído do Egito também e era uma festa de sete dias.

Vemos pessoas querendo adotar o dia das bruxas como festa comemorativa, mas não vemos parâmetro para isso. Por que não ficar com as coisas boas? Então é um convite para que sejamos gratos sempre, não apenas um dia. Da mesma forma, agradeça a vida de quem você ama todos, não somente no dia do aniversário da pessoa amada.  Santifique-se todos os dias, não somente no domingo.

Então, comemore o Dia de Ações de Graças porque é lei no Brasil. Não! Porque é feriado nos Estados Unidos. Não! Porque você comemora outras datas sem muita importância. Não, nada disso! Comemore porque você é grato pelas bênçãos de Deus…

Teus, ó Senhor,
são a grandeza, o poder,
a glória, a majestade e o esplendor,
pois tudo o que há
nos céus e na terra é teu.
Teu, ó Senhor, é o reino;
tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti;
tu dominas sobre todas as coisas.
Nas tuas mãos estão a força e o poder
para exaltar e dar força a todos. Agora, nosso Deus, damos-te graças,
e louvamos o teu glorioso nome.
1 Crônicas 29:11-13

References   [ + ]

1. Fonte do site //www.significados.com.br/dia-de-acao-de-gracas/