Depois de Alguns Meses Sem Assistir Televisão

0
23

O aparelho de televisão está na minha sala. Bordas e tela pretas, faz tempo. Raramente a vejo ligada. Meu filho já é geração que não assiste televisão1)É, talvez assistam coisas piores. Não há nada ruim que não possa piorar. A maior rede de TV no Brasil está perdendo audiência na casa dos 10% ao ano. Em poucos anos eles não terão mais a audiência dessa geração. É visível que já perderam as crianças. Já notou que não tem mais programa infantil na TV? Em cerca de 10 anos a TV já não será a mesma, mas eles estão migrando para a Internet. Cuide dos seus filhos e das crianças, pois eles não largam do celular.. Minha intenção com este artigo é, sim, influenciar você a deixar de assistir à TV e começar a viver. Vou te contar minha experiência e algumas leituras que fiz sobre o assunto, então, continuo insistindo que você deveria experimentar a abstinência saudável e investir naquilo que realmente faz tempo que você tem que fazer por você mesmo, ou seja, viver…2)Escrevi e reescrevi este artigo mais de 16 vezes, segundo a contagem de revisão do sistema, tentando tomar cuidado para não ser ofensivo. Se você ler esta nota e sentiu, de alguma forma, ofendido, peço perdão…

Depois de ver tanta apologia à homosexualidade, partidarismos políticos errados, manipulação da massa, baixaria, violência, distorção da realidade, tendenciosidade, imoralidade, decidi não mais assistir televisão.

O noticiário é tendencioso e manipulador e a gente só consegue enxergar melhor depois de se distanciar como se a gente estivesse vendo tudo o que foi pintado dando alguns passos para trás para realmente poder ver e deixar dar tanta atenção ao que dizem. Claro que eu também tenho minhas tendências e só apoio ao que se alinha com o meu pensamento, valores e crenças e a televisão não é mais uma delas. O problema do noticiário é que não se importam com valores e desvalorizam as crenças para pregarem o que desejam pregar e manipular, segundo os seus interesses, a maioria das pessoas que se prostram diante dela como se ela não fosse uma grande ilusão para distrair a atenção da vida verdadeira que passa. Agora compreendo uma frase que li: “Acho a televisão muito educativa. Toda as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro.” – Groucho Marx

Um irmão publicou a seguinte frase: “Se você não assiste ao noticiário, não se preocupe, você vai ficar ser informado. Se você assiste ao noticiário, vai ser mal informado”. Tem muita verdade aí, mas muitas pessoas não levaram na esportiva, pelo contrário, defenderam a mídia. E isso não foi no Brasil…

Depois comecei a ler mais sobre o que é a televisão na opinião de algumas pessoas e tem muita coisa boa para ler e pouca coisa para assistir. Alguém disse: “Televisão é um aparelho que permite às pessoas que não têm nada para fazer observar as pessoas que não sabem fazer nada.” ― Fred Allen – Humorista americano. Alguém aí, como eu, pensou em BBB?3)Sigla para 3x besteira

Eu não me livrei totalmente da televisão. Muitas vezes quando a gente vai fazer uma visita e até na casa dos familiares a gente a vê dando pitaco em nossas vidas. Aprendi que a fonte do conhecimento não está na TV, pelo contrário, está nela a cauterização do cérebro. Numa dessas leituras a respeito da TV li uma outra frase verdadeira: “As pessoas ligam a televisão quando querem desligar o cérebro” – Steve Jobs

É certo que a TV atinge uma fatia enorme da população. No Brasil é um poder político, inclusive. Milhões de família Brasileiras se ligam em praticamente um canal da televisão, justamente o melhor e o pior deles. Eles têm a melhor imagem, a melhor produção para mostrar em alta definição o pior e feito com maestria. Tiram os bons costumes das famílias desqualifiando-a e trocando os valores familiares e o próprio bom senso. Influenciam a justiça, a polícia, a política e até a religião. A rapidez com que a TV funciona só serve para uma coisa descrita muito bem numa frase: “A televisão é o meio mais inteligente de se ficar burro e ignorante.”

Se a gente discorda do que vê na televisão mas não pára de assistir, logo vai estar concordando com os argumentos que ela prega. Conheço um obreiro da igreja que defende a liberdade sexual pregada pela TV e concorda com o que eles chamam de direitos humanos na questão da sexualidade. Espero estar enganado à esta altura dos acontecimentos. Claro que a televisão vai continuar independente de você e eu, mas se você continua assistindo, ela o está chamando de idiota e ainda te fará sorrir, pois ela zomba de tudo o que você é. Você veio de um pai e mãe e eles dizem que isto é coisa do passado. O que? E eles também não vieram? Que absurdo é esse? Eu não sou idiota, então parei de assistir TV… as risadas que eles tiravam de mim, não cauterizou meu cérebro. Então, não adianta nada ficar escandalizado com a libertinagem moral que eles mostram descaradamente dizendo que é normal se na próxima oportunidade você ainda está lá para assistir. Tem que boicotar mesmo e com propósito de mudar a sua vida. Certo de que você vai ter mais tempo para viver de verdade viajar todos os dias através da leitura, edificar-se através da conversa e fomentar a plenitude de vida da qual falamos.

Agora que escrevo esse texto é a época da Copa do Mundo na Rússia. Fiquei pensando se ia acompanhar aos jogos, pois nem sequer futebol não acompanho mais. Cheguei à conclusão de que os ídolos e pseudo heróis que a televisão cria não o são de fato. Quando um time ou jogador ganha, o que a gente ganha? E quando eles perdem, o que a gente perde? Com certeza eles continuam ganhando milhares de reais ou dólares e euros, a gente perde até a amizade e irmandade por causa de opiniões quanto ao futebol. Se você pauta a sua vida pelo futebol na quarta ou domingo, você só tem a perder e a vida vai passando cada vez mais rápido. É uma grande perda de tempo. Não troque o encontro com Jesus na quarta e domingo pelo futebol. Jesus nunca vai te decepcionar. Mesmo assim, já vi muita gente deixar Jesus de lado, mas nunca deixam de torcer pelo ‘time do coração’…

Então decidi assistir a alguns jogos, afinal eu não joguei o aparelho de TV fora e gosto de futebol4)Penso que futebol e política é como linguiça. É melhor não olhar nos bastidores como é feito. Assistindo ouvi o narrador falar da novela umas 20 vezes e ele usava algumas iscas para as pessoas ficarem ligadas à TV anunciando a novela e ele apelava dizendo: “Hoje um caso de traição vai ser descoberto”. Depois ele anunciava de novo: “Um triangulo amoroso na próxima novela”. Claro que eu não fiquei, detesto novela e esta já era uma programação proibida em casa.

Eu não tenho assistido, mas sei o que rola por aí. Além dos casos extra conjugais tão bem construídos que fazem muitos ‘cristãos’ torcerem para que dêem certo e o casamento acabe na trama, os autores, muitos deles homossexuais, cumprem a agenda de inserir discussões do gênero quebrando qualquer barreira que exista pouco a pouco até que seja considerado ‘normal’ pelos crentes o que é, na verdade, abominável. Montam pseudo famílias que só funcionam na mente pervertida deles. Pregam o ateísmo através das tramas, pois você não pode acreditar que Deus exista e que Deus criou homem e mulher e continuar acreditando que cada um deve levar a sua vida como quer e tem que ser feliz a custo da alma que pertence a Deus. Vivem e gritam suas crenças como se Jesus não fosse voltar jamais…

Afinal, será que a TV e novela tem tanta influencia assim? Um irmão contou certa vez que sua irmã decidiu ter um filho sozinha, sem ter marido, com influência de uma novela chamada “Barriga de Aluguel”. A TV semeia suas sementes que germinam nas mentes e corações. Se nós nos achamos mais esclarecidos e dizemos que vemos a vida agora com clareza e a vida no porvir nos deixamos enredar, imaginem aqueles que estão tão longe de Deus. A TV só atrapalha a evangelização.

Quanto tempo uma pessoa perde com tanta besteira? Imagine que uma pessoa assiste todos os dias meia hora de novela. O que ganha com isso? Porém quero focar em outra coisa. Meia hora por dia são 3 horas e meia por semana, 14 horas por mês e 728 horas por ano. Como se você tivesse vivido 11 meses apenas na vida real. Sei, fui generoso, pois que novela tem por aí só com meia hora por episódio? Com comerciais deveríamos contar pelo menos o dobro desse tempo. Tempo que você, provavelmente, não gasta lendo um livro, a Bíblia nem pensar… pois ler a Bíblia o levaria a ter certeza de que deveria parar de assistir televisão.

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4:8)

References   [ + ]

1. É, talvez assistam coisas piores. Não há nada ruim que não possa piorar. A maior rede de TV no Brasil está perdendo audiência na casa dos 10% ao ano. Em poucos anos eles não terão mais a audiência dessa geração. É visível que já perderam as crianças. Já notou que não tem mais programa infantil na TV? Em cerca de 10 anos a TV já não será a mesma, mas eles estão migrando para a Internet. Cuide dos seus filhos e das crianças, pois eles não largam do celular.
2. Escrevi e reescrevi este artigo mais de 16 vezes, segundo a contagem de revisão do sistema, tentando tomar cuidado para não ser ofensivo. Se você ler esta nota e sentiu, de alguma forma, ofendido, peço perdão…
3. Sigla para 3x besteira
4. Penso que futebol e política é como linguiça. É melhor não olhar nos bastidores como é feito