Como Fazer Um Boletim Congregacional

0
14

Uma das ferramentas mais poderosas para o crescimento da igreja é a comunicação. Quando nós conseguimos nos comunicar bem, conseguimos nos unir e procurar fazer a vontade de Deus e, se não sabemos, juntos fica mais fácil de encontrar e descobrir. Tendo isto em mente, não há nada que possa nos impedir de fazer obras maiores que Jesus fez, como Ele prometeu que seus discípulos fariam. Agora nós somos os discípulos e vemos que o poder da comunicação  pode transformar o nosso mundo.

A igreja precisa de um canal de comunicação confiável que contenha tudo o que todos precisam saber para poder agir mesmo que de maneiras diferentes, mas com um mesmo propósito. Hoje, mais do que nunca, tem sido muito mais fácil a igreja ter um boletim congregacional de qualidade.

As congregações que querem crescer, não podem deixar de lado nenhuma ferramenta de comunicação. Tome como exemplo as congregações da 9 de Julho (O Mensageiro) que tem um boletim semanal e a igreja de Guarulhos (AMO Jesus). São congregações que sabem se comunicar através deste canal de informações e comunhão.

Aqui neste artigo serão apresentadas algumas ideias básicas para começar. No planejamento e trabalho você vai encontrar tudo o mais que falta.

Defina o Conteúdo/Planejamento

O boletim deve ser informativo e não perguntar qual é a informação. É necessário definir uma pauta e ter um diretor responsável para não deixar o trabalho no esquecimento. O boletim pode trazer avisos que não serão lidos perante a congregação, mas também os avisos que vão ser lidos porque a repetição nunca é demais.

O boletim pode trazer a palavra do evangelista ou do presbitério para dar um ar de autoridade e direção. Pode conter as datas importantes dos eventos da congregação. O tema da mensagem do próximo domingo, uma tabela da ordem do culto, os endereços dos encontros bíblicos, os ministérios pelos quais a igreja serve a todos,  versículo para memorização, datas de aniversário dos membros, colunas para homens, mulheres, jovens, crianças, etc. Pode ter mensalmente um escritor convidado, um passatempo bíblico e didático, fotos dos irmãos. Informações sobre a coleta e sobre a igreja, etc. Não existe limite para o que o boletim congregacional pode trazer para o benefício da igreja.

Quando você monta uma pauta, não esqueça de definir a periodicidade e aproveitar para delegar o trabalho. Você pode fazer uma tabela anual das 12 edições (ou quantas edições foram definidas) contendo quem vai escrever o que para dinamizar (veja um exemplo de tabela clicando aqui). Você já tem uma escala com temas e nomes e, assim, você sempre terá um bom conteúdo organizado.

Agora, está na hora de montar uma equipe para se responsabilizar deste ministério que vai auxiliar a todos os demais ministérios da igreja.

Pense em um nome para o boletim, pois isso personaliza o trabalho e cria uma identidade. Depois de pensar em um nome, que tal criar um logotipo. Talvez este logotipo possa ter alguma característica do formato do prédio, alguma ideia visual do nome do boletim, etc. Vale a pena ser criativo neste processo.

Monte Uma Equipe

Se você é o idealizador da idea de ter um boletim congregacional, talvez você também possa ser o diretor. Apesar disso, você não tem que fazer tudo sozinho. Você pode atingir outras pessoas que estão procurando como servir o corpo de Cristo. Procure pessoas que vão servir como repórter, como escritores, diagramador. Esta última função é fundamental. Deve ser uma pessoa que sabe mexer no computador e que vai dizer qual o programa vai usar para diagramar o boletim. Talvez um jovem que tenha o domínio do computador pode ser a pessoa ideal para ajudar neste ministério. Ele vai ajudar a igreja e ao mesmo tempo crescer espiritualmente.

Conte com a supervisão dos guias da igreja. Se a sua congregação tem um presbitério, evangelista, servos responsáveis pelo trabalho, eles podem ser os supervisores que vão dirigir e apoiar este ministério.

Escolha Um Visual

Se você já tem um conteúdo definido, uma equipe que vai levar este ministério à frente, conta com o apoio e supervisão de pessoas maduras (evangelista, presbitério, tesouraria ou liderança da congregação), agora seria bom pensar no visual. Você pode encontrar um template pronto na Internet para aplicar o conteúdo. A pessoa que vai diagramar o boletim sabe disso e onde encontrar e qual aplicativo de computador usar para cada parte do boletim 1)Muitas pessoas usam o Word, mas existem outras bons aplicativos que fazem um trabalho bem melhor. Pesquise com quem já faz boletim para a igreja.

Definindo o visual, talvez aí você tenha que decidir sobre a impressão também. O boletim será reproduzido em cores ou em preto e branco? Se você conta com o apoio da liderança da congregação, então você vai contar também com os recursos financeiros para a impressão. A minha opinião é que para o Senhor devemos sempre dar o melhor. Qualidade é importante. Enche os olhos de quem lê e passa uma sensação de trabalho bem feito. Não adianta ter um bom conteúdo e diagramação colocado em um material de segunda classe. Pense nisso.

Conclusão

Comunicação é essencial para a igreja. Precisa ser tratada e compartilhada com responsabilidade, pois ela tem muito poder para unir os irmãos em torno da Palavra de Deus. Tendo um bom planejamento e conteúdo, boa parte do trabalho está feito e o próprio planejamento vai te fornecer argumentos para conseguir colaboradores e financiadores desta nobre obra para servir a igreja de Deus. Precisa ter um líder que vai levar o trabalho à frente e sempre vai ter um plano B para alguma eventualidade algum autor não possa escrever a sua parte. É bom ter um planejamento semestral ou mesmo anual para o boletim. Faça uma tabela para organizar todas as edições. Sempre é um bom tempo para começar um boletim congregacional.

Agora, mãos à obra e não desanime, pois virão dias de trabalho para servir ao Senhor. Acredite que é um ministério importante. Está pronto para enfrentar críticas? Quem não faz nada nunca vai ter críticas, quem faz, tem que estar pronto.

Estas são somente algumas ideias básicas. Muitas outras ideias vão surgir trabalhando. Deus te abençoe no serviço para o Reino.

References   [ + ]

1. Muitas pessoas usam o Word, mas existem outras bons aplicativos que fazem um trabalho bem melhor. Pesquise com quem já faz boletim para a igreja