Como Escrever Artigos

0
11

Certa vez, há algum tempo atrás, eu pensei em começar a estudar e escrever textos que fossem poderosos. Estudar a língua e escolher palavras poderosas que fossem incrivelmente profundas e mexessem com as pessoas. Pois é, eu ainda estou tentando. Leio e assisto vídeos sobre o assunto. Até faço cursos pensando em como posso escrever melhor. Que as palavras são poderosas, isto não tenho dúvidas.

Tanto a palavra falada quanto a palavra escrita têm um poder que levam à eternidade, seja para a vida ou para a morte. Então, pensando no poder da palavra, eu gostaria humildemente compartilhar algumas ideias. Como eu gostaria de saber sobre as suas ideias, então, que tal me dar um retorno?

Não tenho a pretenção de dizer que sei tudo e, mesmo se soubesse, não poderia falar… a humildade me impediria :😅.

Agradeço antecipadamente e aí abaixo estão as minhas dicas:

Faça Um Planejamento

O que você vai escrever? O que a Bíblia diz sobre o assunto? Faça uma coletânea de passagens. Da sua coletânea, separe as principais (não precisa usar tudo o que a Bíblia dia, pode usar como argumento). Use a tecnologia a seu favor e faça uma pesquisa sobre palavras que envolvem o seu texto. Faça perguntas agora para usar o seu texto como uma seta, isto é, qual o objetivo? Para quem, por que, como, quando, onde? Etc. Várias perguntas nos orientam ao que escrever e como escrever além de tantas outras ações e objetivos que um texto pode ter.

Faça um Esboço

Depois de ter juntado várias informações como sugeridas acima, agora você tem ferramenta suficiente para fazer um esboço, isto é, um esqueleto, a estrutura do seu texto. É o esboço é o que dá sustentação para o que você tem a dizer. Basicamente você vai fazer como o corpo humano: cabeça, tronco e membros. Três partes. Introdução, argumentação, conclusão. Talvez você tenha percebido, mas é isso que eu estou fazendo aqui neste artigo.

Faça Perguntas (e responda no seu artigo)

Pergunta é uma maneira muito boa e eficaz de conversar e, por que não, de escrever e de ler? Sim, faça perguntas no seu texto, perguntas que dão vontade para quem lê responder. Mas a pessoa sabe que são perguntas retóricas, isto é, que você vai responder, afinal, é por isso que você tá escrevendo.

Releia (o que escreveu e faça uma conclusão)

Agora que você já fez um planejamento, coletou o material, passagens bíblicas, fez um esboços, incluiu algumas perguntas, escreveu seu texto, leia e releia. Como uma receita de pão, deixe descansar. Para poder deixar descansar, não pode ter pressa, o seu artigo não é para hoje ou para amanhã, ou é? Não deve ser. Tenha tempo de ler e fazer tantas correções, adições ou cortes quantos necessários. Não tenha medo das correções, revisões, etc. Os textos mais fáceis de ler são aqueles que dão mais trabalho para escrever. Depois, com o tempo, você ganha experiência e tudo vai fluir mais naturalmente. Outro ponto é notar se cada parágrafo leva a ter vontade de ler o próximo.

Você leu, releu e fez as correções, adições e cortes? Então agora, olhando para tudo o que você escreveu, escreva a conclusão. Esta última parte do texto e tem que ter tudo a ver com o que você escreveu. É um resumo, uma repetição abreviada. Mas o trabalho de escrever ainda não terminou…

Deixe a Introdução por Último

Deu trabalho, não deu? Mas ainda não terminou. Agora que você já tem seu texto e a conclusão, tá na hora de planejar o começo do seu texto de uma tal forma que a pessoa tenha vontade de ler até o final e, que ao terminar, sinta que poderia ler mais. Sim, a introdução de um bom texto é a última parte que a gente escreve. Você vai atrás de ilustrações, perguntas instigantes, piadas, histórias, experiências pessoais, etc. Esta é a introdução.

Reveja o título do seu artigo. (Ele Pode melhorar?)

Ainda tem mais um detalhe que pode melhorar: o título do que você escreveu. Dependendo de como o texto foi escrito, de como o assunto te levou a escrever o que escreveu, então o título pode ser outro. Não se prenda, deixe a força do que é bom te levar.

Dicas Gerais

Paragrafos Curtos

Parágrafos longos fazem com que o leitor considere desistir de ler. Quebre o texto e partes e verá que fica mais leve, mas não esqueça da próxima dica ao escrever cada parágrafo.

O Próximo Parágrafo

Cada parágrafo deve levar a outro. Você tem que procurar criar a vontade de ler.

Use pontos

Eu estou fazendo isso agora mesmo. Estou dividindo o texto em pontos para que o texto possa ser mais fácil de ser lido ou até mesmo escaneado pelos olhos. Isto causa curiosidade em só olhar e ler rapidamente e, se o texto for bom, a pessoa vai querer ler.

Conclusão

A gente aprende a escrever, escrevendo. Eu sempre quis começar a escrever e comecei. Hoje eu olho para aqueles meus primeiros textos e vejo quanto progredi, mas sei que não é um lugar para me acostumar onde estou agora. Quero melhorar. Continuo pesquisando, colecionando dicas.