Como Administrar Meu Corpo

0
9

Uma vez num grupo entre os jovens da igreja estávamos falando sobre as diversas dificuldades que enfrentamos na juventude. A maior dificuldade foi sobre como manter a santidade. A tentação mais comum foi relacionada às parte sexual.

Todos temos desejos, quer seja na área profissional (qual curso na universidade fazer), na área espiritual (em quais ministérios vou servir/sirvo), na área relacional (quais pessoas quero que façam parte do meu ciclo de relacionamento) e também na área sexual (infelizmente algo que cada vez mais tem alimentado os jovens cristãos).

Cada um sabe qual a sua maior dificuldade, sabe das lutas que passa, em que perde e que também ganha. Me lembro que na conversar, naquele mesmo grupo de jovens, um deles disse que sua maior dificuldade era mulher. Sabemos que tal rapazes tem interesse por mulher não é pecado em si, pelo contrário, Deus a criou a mulher para auxiliar e corresponder ao homem. O que se torna um pecado é o que ele desejava (se tratando de meninas jovens) a vontade de ficar, namorar ou apenas ter relações sexuais. Não são coisas que Deus quer de jovens cristãos, mas que infelizmente tem feito parte da vida dos jovens. Sabemos que nossas tentações vêem de nossos próprios mau desejos e que nada que enfrentamos é maior do que nós.

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Corintios 10:13)

Nosso corpo deve ser usado para honra e glória de Deus, mas se não o administrarmos da maneira correta usaremos o corpo para o pecado, veja só:

1- Os olhos são uma parte tão importante do nosso corpo mas através dele podemos usar para o mal. Nesse versículo abaixo o contexto é sobre adultério mas veja só por onde começa o pecado:

“Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.” (Mateus 5:28)

Veja só “olhar” isso se aplica a todo pecado, se mantermos nosso olhar para as coisas do alto estaremos mais maduros e íntegros para resistir a tentação.

2- As mãos. Hoje em dia tudo é tão mais fácil com a tecnologia, melhor ainda com o seu celular, participar de grupos com conversas indecentes, acessar sites pornográficos ou fazer qualquer tipo de coisa que te leve a pecar. Mas você também pode usar suas mãos para seu crescimento, ler a Bíblia, buscar textos, livros para que você adquira mais conhecimento. Você pode usar suas mãos para te aproximar de Deus ou te afastar dele.

“Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17)

3- Os seus pés, você pode ir a lugares onde você será tentado a fazer coisas que te farão pecar, ir a baladas, festas, raves, estar com pessoas que não te ajudam a crescer espiritualmente e ao mesmo tempo você pode usá-los para participar das reuniões, eventos que sua congregação promove e também para evangelizar. E não adianta dizer que tem preguiça de participar das reuniões, quando você quer ir a algum lugar você faz de tudo para conseguir, a questão é preguiça de ir onde?

“Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!” (Romanos 10:15)

Lembre-se esse corpo é de Cristo não seu, quando Ele voltar vai querer prestar contas sobre como você administrou o corpo emprestado por Ele. Os olhos, mãos, pés e o restante do corpo todo não tem controle sobre você e, sim você tem controle sobre eles. Não os use da maneira errada, pois é você quem é responsável pelos seus maus desejos.

“Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.” (Tiago 1:13-14)