Candidatura e Eleição! Quem é Apto?

0
22

Este ano milhares de brasileiros irão às urnas; é o povo quem elege o candidato que for mais apto para exercer esse cargo público, no caso deste ano é para o cargo de presidente da república. E é claro que por você ser uma pessoa que pensa e raciocina sabe muito bem disso: que tem de ir pessoalmente até o seu local de votação para votar em seu candidato e que ninguém pode fazer isso por você. E durante a candidatura, normalmente o candidato ao cargo ouve as exigências do povo e depois de ouvir ele define se terá condições de atender tais exigências ou não. Por isso é muito importante para o candidato OUVIR para CRER se dará ou não para atender as solicitações do povo. Mas por enquanto vamos deixar um pouco a política de lado.

Agora, você sabia, que Deus também elege candidatos? E que os candidatos de Deus também precisam serem aptos e antes da eleição passam também por um processo e aqui neste caso o candidato não ouve a voz do povo, mas tem que ouvir a voz de Deus? Vamos então agora pensar juntos um pouco, sobre essa, que é mais excelente candidatura e eleição que um homem ou uma mulher podem almejar participar, e o processo começa, segundo Jesus, pelo batismo!

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, PREGAI o evangelho a toda criatura. QUEM CRER e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15,16)

Já começamos a ter alguns elementos que fazem parte do processo de candidatura até ser eleito: ouvir o evangelho e crer! E porque é preciso ouvir o evangelho? Óbvio: Não se pode crer naquilo que não se ouviu! Assim como o político que primeiro precisa ouvir.

A palavra de Deus diz para mim e para você que o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois É O PODER DE DEUS para salvação de todo AQUELE QUE CRÊ; primeiro do judeu, e também do grego.” (Romanos 1:16)

Por isso o candidato começa o seu processo, ouvindo o evangelho para ter condições de crer nele ou não, se terá condições ou não de atender as solicitações de Jesus.

E não para por aí não, Jesus nos dá mais elementos que fazem parte do processo; na primeira pregação feita através do apóstolo Pedro quando se deu início a igreja do Senhor, assim que o povo ouviu e creu no que ele disse

“perguntaram a Pedro e aos apóstolos: Que faremos irmãos? E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?” (Atos 2:37)

e Pedro disse que, cada um individualmente precisaria se arrepender!

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e CADA UM DE VÓS seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Atos 2:38)

Vamos juntar o que já temos por aqui; o candidato então precisa: primeiramente OUVIR, CRER, se ARREPENDER, a bíblia é muito rica e nos dá mais informações ainda que faltam para completar o processo: é preciso também cada um CONFESSAR JESUS antes de se candidatar ao batismo. E confessa com a sua própria boca, não é a boca de outra pessoa que faz essa confissão não! A saber:

“Se COM A TUA BOCA CONFESSARES ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9)

PORTANTO se o candidato ao processo de eleição que começa pelo batismo precisa: ouvir, crer, se arrepender e confessar Jesus como seu Senhor e Salvador, fica claro que NEM TODA PESSOA ESTÁ APTA para se candidatar! Pois somente é apto aquele que tem suas condições mentais ativas! É alguém lúcido! De sã consciência. É provável que você agora esteja pensando em determinadas pessoas que não preenchem os requisitos acima, e que não são exigidos por nenhum homem, mas exigidos por Deus, conforme declaram as passagens citadas e que foram de alguma forma batizadas e seria bom até que você compartilhasse com elas esse artigo que contem verdades de Deus para nós que são incontestáveis! E também é provável que você seja uma dessas pessoas que foi submetida a um batismo sem ter ouvido, crido, arrependido e sem ter confessado Jesus como seu Senhor e Salvador porque era um bebê ou uma criança e foram seus pais quem decidiram isso por você. Crianças não têm condições de discernimento de entender o que é o evangelho. A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios? Isaías 28:9 crianças não têm condições de discernir entre o que é bom e o que é ruim.

“E vossos meninos, de quem dissestes: Por presa serão; e vossos filhos, que hoje NÃO CONHECEM NEM O BEM NEM O MAL, eles ali entrarão, e a eles a darei, e eles a possuirão. Deuteronômio 1:39

Vamos voltar lá na política um pouco; lembra que votar em um candidato é um ato pessoal e intransferível? Você é quem se apresenta na sua secção eleitoral para votar? Não são seus pais e ninguém que podem te obrigar a fazer isso? Isso é responsabilidade sua, é pessoal? E para Deus também é assim; o candidato ao batismo tem que decidir isso por si só, sem intervenção ou mandamento de terceiros. Eu e você temos responsabilidades pessoais diante de Deus. Se candidatar ao batismo é uma expressão de nossa própria fé e consciência!

“Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de UMA BOA CONSCIÊNCIA para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo” (1 Pedro 3:21)

Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes PELA FÉ no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. Colossenses 2:12 e tem que ser por vontade própria E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E QUEM tem sede, venha; E QUEM QUISER, tome de graça da água da vida. Apocalipse 22:17 e vimos também acima em ATOS 2:38. Os que praticam o Pedobatismo (batismo infantil) costumam alegar que as crianças necessitam de batismo por causa do pecado original; isso NÃO TEM base bíblica, pelo contrário: Deus afirma que cada um é responsável por seus pecados, que os pais não são responsáveis pelos pecados de seus filhos e que os filhos não são responsáveis pelos pecados de seus pais, isso é bem claro! Seu pai, porque praticou a extorsão, roubou os bens do irmão, e fez o que não era bom no meio de seu povo, eis que ele morrerá pela sua iniquidade.

“Mas dizeis: Por que não levará o filho a iniquidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele” (Ezequiel 18:18-20)

Espero em Deus que todas essas passagens bíblicas abordadas aqui tenham sido suficientemente esclarecedoras para você e que possam te ajudar ou você ajudar a alguém a ser uma pessoa apta a melhor e mais importante candidatura. Caso tenha necessidade de maiores esclarecimentos sobre esse assunto entre em contato conosco que teremos o maior prazer em ajudar. Mas corra! Passe pelo processo de candidatura! E seja um eleito de Deus!

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9)