Satisfação é Ter a Cristo

Uma das músicas mais conhecidas do Rolling Stones é “Satisfaction” que significa Satisfação. Mas a principal parte e o nome completo desta música é “(I Can’t Get No) Satisfaction”, isto é “(Não consigo obter) satisfação”. De uma forma melódica e resumida, ele fala da vida da maioria das pessoas do mundo inteiro, por isso, talvez, tenha feito tanto sucesso, pois fala uma grande verdade. Parece que quanto mais se busca a satisfação, assim como a felicidade e o dinheiro, mais estas coisas fogem da gente. A satisfação está em outra fonte inexplorada.

A este tempo já conhecemos o fruto do bem e do mal e, apesar de ser um fruto, parece um ímã. Aparentemente tem o poder de atrair tudo para si, inclusive nós que nos achamos tão fortes quando o ímã está desligado, mas chega sexta feira à noite ele ganha força. Quem ligou o ímã que nos seduz e atraí? Quando revemos a câmera de vigilância espiritual para ver quem é o culpado vemos, estarrecidos, que fomos nós mesmos que ligamos o ímã de atração da tentação. A tentação é produto da nossa cobiça. Quanto maior for a nossa cobiça, maior a tentação. A tentação nos atrai e seduz, mas também nos engana. Ele nos faz sentir e pensar que não a podemos resistir1)“Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” [Tiago 1:13-15]. Satanás só se aproveita de tudo o que lhe oferecemos como força contra nós mesmos e ele não vem sozinho. A filha de satanás sempre está junto dele. Você deve saber que ele é o pai da mentira…2)“”Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.” [João 8:44] Resultado disso é que a gente fica na mira da morte eterna… Deixamos ele nos convencer de que tá tudo bem, que todo mundo faz isso, que você tem justificativa para fazer isso…

Depois do pecado consumado vem a decepção, o peso e o remorso. Por que caímos mais uma vez no mesmo lugar? E como lidar com a vergonha. Como se defender perante Deus daquilo que prometi na última vez que ia resistir? Tenho que ser cara de pau e contar com a misericórdia de Deus e agradecer por estar vivo para me arrepender. Naquele momento eu não quis pensar em Deus. Todo cânticos ou passagem que vinha na cabeça eu usava o mesmo ímã para repelir. Todo imã tem um polo de atração e um de repulsão e foi este que eu usei para afastar de mim a luz, o escape dado por Deus na hora da tentação. Eu sei que Ele é fiel e não vai me deixar cair em tentação, que eu sou mais forte do que todas as tentações, que juntamente com a tentação Ele proverá livramento 3)“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” [1 Coríntios 10:13].

Agora, com o rosto escondido entre as mãos, cabisbaixo tenho vergonha de olhar para o Senhor. Certamente Ele vai estar com aquele olhar que me deixa constrangido4)“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram” [2 Coríntios 5:14]. Eu sei que Ele faz de conta que nada aconteceu, mas, sinceramente, eu merecia um castigo, queria sentir uma dor passageira pelo menos. Eu queria ser mais forte… Eu penso em voz alta: “Eu sei que seria mais forte se alguém pudesse estar comigo…” Então parece até que vejo Jesus dizer: “Eu estava com você. Mas você quis ficar sozinho… Eu estou aqui agora, é isso o que importa…”5)“Tudo posso naquele que me fortalece” [Filipenses 4:13]

Me sinto como um atleta de elite favorito absoluto, mas que não ganhou a São Silvestre por um tropeço e que tem que voltar às bases e começar de novo para a grande batalha. Quando vou ao culto sinto que a mensagem foi prepara da para eu ouvir. No encontro bíblico o evangelho é pregado de novo para eu me converter de fato. Me sinto na audiência lá nas margem do rio Jordão ouvindo João Batista falar:

“João dá testemunho dele. Ele exclama: “Este é aquele de quem eu falei: Aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim”. Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.” (João 1:15,16)

João Batista venceu porque Jesus era o primeiro na sua vida. João escreveu que é Dele que recebemos a plenitude e graça sobre graça. Plenitude… Estado do que se acha completo, inteiro, cheio, superabundância.6)“plenitude”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/plenitude [consultado em 02-01-2018]. É… Jesus completa o vazio que eu cavei em minha alma. Fiz tudo o que desejei com todo o empenho e não encontrei satisfação. Procuro ao Senhor e Ele, sem falar nada me constrange e ao mesmo tempo me diz tudo que preenche o meu vazio.

“Satisfação é ter a Cristo,
Não há maior prazer já visto;
Sou de Jesus e agora eu sinto,
Satisfação sem fim…”

Com Jesus eu tenho nova vida em um corpo velho e usado pelo pecado, mas regenerado por Jesus. Com Jesus eu renovo a minha alegria. Com Jesus eu canto a melodia: “Satisfação sem fim…” Sinto paz real, alegria na aflição. Eu sei o segredo, é Cristo no coração. Aleluia! Ter Cristo é viver sem medo, sabendo que Ele virá me resgatar bem cedo, logo eu hei de vê-lo e então cantarei novamente: “Satisfação sem fim”!

References   [ + ]

1. “Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” [Tiago 1:13-15]
2. “”Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.” [João 8:44]
3. “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” [1 Coríntios 10:13]
4. “Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram” [2 Coríntios 5:14]
5. “Tudo posso naquele que me fortalece” [Filipenses 4:13]
6. “plenitude”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/plenitude [consultado em 02-01-2018].