A Igreja Precisa Pregar Mais Sobre Cristo

Se sua congregação fechasse as portas, alguém na vizinhança sentiria falta? Se alguém fosse bater na porta dos vizinhos da congregação e perguntasse que igreja é essa, o que ouviria? Pense num mundo onde a igreja de Cristo não existisse… como seria este mundo? Porque depende de Cristo e a igreja é Dele, isso nunca vai acontecer, mas se a igreja toda fosse como você, isto é, de acordo com a sua imagem e semelhança, como seria esta igreja? Dependendo da sua fidelidade durante a semana, como seria a igreja? Dependendo da sua oferta dominical, como seria a igreja?1 E a igreja, afinal, é conforme você age.

Objetivo da Igreja

Numa campanha social numa congregação em São Paulo foram convidados todos os moradores da vizinhança da congregação. Mais de 300 pessoas foram atendidas e isso foi muito bom. Uma pessoa atendida confidenciou que sempre passava em frente ao prédio e pensava consigo mesma que era um posto de saúde e estava esperando a sua inauguração. Isto porque o prédio da igreja não tem característica de um prédio de igreja e, pior, a igreja não estava se comportando como igreja, pois se muitas pessoas não sabem o que acontece naquele prédio, só porque não tem característica de prédio de igreja popularmente reconhecido, então a igreja está falhando em pregar a Palavra e ir onde o povo está. É isso que Jesus e seus discípulos fariam… O triste resultado daquela campanha é que a igreja não sabia no final quem foram as pessoas atendidas para que recebessem atendimento espiritual… vergonha sobre eu mesmo…

O Fim da Igreja

Segundo um autor, analisando as estatísticas, as igrejas de Cristo vão acabar em 2042 nos Estados Unidos2. Vi esta realidade quando estive num culto de uma congregação americana onde não se contavam mais do que 45 pessoas num prédio suntuoso numa vizinhança classe média alta. Dependendo da nossa pregação, qual o futuro da igreja?

A igreja de Cristo Que Cresce

Conversando com um irmão daquela congregação ele disse que não eram todas as congregações da igreja de Cristo assim, não. A igreja dos ‘negros’, como disse ele, era animada e não parava de crescer. Eu quis saber por que o quadro era tão diferente entre os irmãos negros e os brancos? Ele respondeu:
– Todos os domingos o sermão é sobre Jesus e os evangelhos e eles não se cansam de fazer um apelo para à conversão.

Talvez você tem acompanhado os relatos da irmã Raisa das suas experiência missionárias na África e a impressão dela da igreja de lá. Talvez você saiba que não é incomum uma igreja de Cristo africana de fala portuguesa em Moçambique, acompanhada pelo irmão Tim Brumfield  ter até 20 batismos num dia. Por que? Eles estão pregando o evangelho, isto é, estão pregando Jesus Cristo, filho de Deus (ficou redundante, mas é isso que precisamos).

Vários irmãos aqui no Brasil estão experimentando o crescimento pregando o evangelho para grupos grandes nas várias Escolas da Bíblia espalhadas pelas congregações. Uma pregação atraente é falar sobre Jesus Cristo!

Jesus Cristo em Atos dos Apóstolos

Acabei de ler um artigo cujo título era o mesmo deste que escrevo3. Ah, não tô plagiando, não! Mas concordei mais com o título do que com o conteúdo do artigo e, concordando com esta verdade, decidi escrever um artigo incentivando que PRECISAMOS PREGAR MAIS SOBRE CRISTO.

Vamos ler novamente o livro de Atos e observemos os sermões que lemos e ouvimos, se quisermos, de Pedro (At 2:14-36; 3:11-24), Estevão (At 7), Felipe (8:5, 12, 13, 28-39), Paulo (At 9:19-22) e outros. Qual era o conteúdo do sermão deles? Jesus Cristo, Filho de Deus ressuscitado! Eles eram pregadores expositivos e repetitivos do evangelho. Eles ainda não tinham o Novo Testamento escrito ou completo como o temos hoje e, mesmo lançando mão da leitura ou citação do Velho Testamento, a conclusão era Jesus Cristo, Filho de Deus. Lembra qual foi o resultado em Atos? Ninguém tinha dúvida que ali, onde quer que eles estivessem, se reunia a igreja de Cristo.

Jesus Cristo é o assunto dos Atos dos Apóstolos e, temamos, não ser o assunto dos Atos dos Discípulos de hoje em dia. Jesus é a semente e Ele é bem fértil. Vamos colher no futuro, nos próximos meses, o que plantamos hoje.

Onde Pregar Jesus?

O local não é tão importante quanto a igreja. Podia ser numa casa, debaixo de um portão, na praça, num prédio ou debaixo de uma árvore. A igreja foi reconhecida não pelo formato do prédio, mas pela pregação sobre Jesus Cristo. Pregar sobre Jesus é que vai criar fé, salvar a alma e convencer do pecado do juízo e da justiça (Rm 10:17; Tg 1:21; Jo 16:7-11).

Vamos tirar os pregos das mãos de Jesus na cruz e vamos pregar Jesus nos púlpitos, nas casas, aos ouvidos, quer seja oportuno, quer seja incômodo… PRECISAMOS PREGAR MAIS SOBRE CRISTO!

João Cruz

__________________
NOTAS

1 Em Verdade e Em Espírito – Cruz, João – Resgate Editora.
2 Dawson, Samuel G. – What Is Wrong With Most Churches of Christ?: & How They Can Avoid Extinction – DSG Press – 2010
3 The Church Must Preach Christ – https://goo.gl/0nDXxN

A igreja e suas necessidades

João Cruz
Sobre João Cruz 41 Artigos
João Cruz trabalhou mais de 20 anos com a igreja como evangelista. Atualmente dirige o Ministério Resgate ligados à publicações, música, edificação, treinamento, crescimento da igreja, palestras, produção de conteúdo e informação para as congregações.