Por que lemos tanto a Bíblia?

‘‘Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos’’. Jeremias 15:16

Você já se perguntou por que passar tanto tempo com a Bíblia? Temos que ler diariamente, em nossos encontros as quartas, sábados, domingos… é Bíblia, Bíblia, e mais Bíblia!

Você já se sentiu cansado de ouvir e ler a Palavra de Deus? Essa pergunta pode intimidar você, mas responda apenas para si mesmo. Eu, Débora, posso dizer que sim, já me senti cansada em alguns momentos… eu estudava teologia metade do meu dia e quando chegava em casa, estava sem ânimo de ter momento devocional, de passar tempo com Deus, por achar que já havia passando o dia todo ouvindo sobre Ele.

Há algum tempo atrás eu estava me perguntando por que ouvir tanto a Bíblia, por que conhecer a Palavra de Deus, qual a necessidade de estudá-la. Pensei comigo mesma: “É tanta informação que absorvo, que não dá para associar, não dá para colocar tudo em prática de uma vez”. E andei alguns dias distante do tempo diário com Deus. Até que passeando pela internet, me deparei com a seguinte frase: “Ou este livro (Bíblia) me afasta do pecado, ou o pecado me afastará deste livro”. E imediatamente eu peguei minha Bíblia para meditar!

E me deparei, com não mais não menos, que a resposta do meu questionamento sobre “por que ler tanto a Bíblia?”:

 “Se você PARAR de ouvir a instrução, meu filho, IRÁ AFASTAR-SE das palavras que dão conhecimento”. Provérbios 19:27

É prazeroso! Como Jeremias, sinto a Palavra como doce que desmancha suavemente na minha boca. Tenho sede de Deus! Sede da sabedoria que vem dele!

Esse versículo deixa claro que quem não ouve a Palavra não está próximo de Deus. E que não importa se nos consideramos ou o quanto nos consideramos crentes, fortes ou inteligentes, se nós nos afastarmos da Palavra, nós também iremos nos afastar de Deus.

Como saber se estou me enchendo da Sua palavra?

  1. Avaliando minha vida: A Bíblia é uma companhia constante? É meu feijão com arroz de todo dia? Eu vejo na minha vida virtudes do caráter de Jesus?
  2.   Avaliando minhas conversas: Mateus 12:34 que “(…) A boca fala do que o coração está cheio”.

”A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho”.  Salmos 119:105

”Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração”. Hebreus 4:12

Não podemos nos enganar:

Se pararmos de ouvir a Palavra, iremos nos afastar. E ou a Bíblia nos afasta do pecado, ou o pecado nos afastará dela.

Deus nos abençoe.

Débora Amaro
Sobre Débora Amaro 20 Artigos
Débora Amaro tem 19 anos, conheceu Jesus aos 13, desde então tem descoberto como é empolgante servir a Deus! Semanalmente um vídeo novo é lançado em seu canal no YouTube destinado a jovens cristãos.