Perguntas Para Fazer Antes de Dizer ”SIM”

Ele pensou… pensou… Tendo em mente muito respeito, zelo e amor

Ele criou!

Deus criou o casamento. Presente dado aos seres humanos, em Gênesis 2:24 que diz: ‘’Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e eles se tornarão uma só carne’’.

Como todo bom criador, ele deixou um manual a ser seguido… Obrigatoriamente. Ele, sabiamente, nos deixou conhecer a sua mente. Ele, que nunca mente. Permite-nos entender, e aprender, o Seu jeito de se relacionar.

À mulher, diz que seja submissa ao seu marido (Efésios 5:22)

Ao marido, que a ame como Cristo (VS. 25)

À mulher, que o respeite (VS. 33)

Ao marido, que a trate com carinho e honra (1 Pedro 3.7)

À mulher, que seja bela interiormente, e guarde sua sensualidade para o marido (1 Pedro 3.3-4; 1 Coríntios 7.2,4)

Ao marido e à mulher, cristãos, que ensinem seus filhos o caminho de Cristo (Efésios 6.4; Provérbios 22.6)

Ao marido e à mulher, que sejam fiéis um ao outro e à Cristo, obedecendo-lhe no mandamento de que:  ‘’Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu.’’ (Mateus 19.6)

Deus, que em tudo pensa, também nos auxilia na hora de escolher, de dizer o ‘Sim!’ comprometedor, que fará de nós, eternos amantes de quem chamamos de Amor.

  • Adverte-nos sobre não unir-se a alguém que não ame ao Senhor (2 Coríntios 6.14-16)
  • Sobre como dedicar nosso tempo enquanto solteiros às coisas de Deus (1 Coríntios 7.32)
  • Não cair no pecado da fornicação (Hebreus 13.4; Efésios 5.3)

Convido-lhes então, amigos, a pensar. Sabendo tudo que Deus orienta ser praticado dentro do casamento, é hora de racionalizar.

Se você tem alguém em mente, traga-lhe ao banco dos réus. Vamos juntos questionar, pensar… Sobre a segunda mais importante decisão que temos a tomar.

  • É à esse rapaz, a quem quero me submeter, todos os dias? É nele quem eu vejo respeito e zelo por mim, desde já?
  • É com ele(a) quem quero dividir o mesmo lar que meus filhos, e a criação/educação dos mesmos?
  • É ele(a) quem eu admiro e respeito, antes mesmo, de casar?
  • Encontro nele(a) hoje (sem idealizar sobre futuras mudanças) características do caráter de Cristo, que refletem compromisso?
  • Vejo-me ao seu lado, para o resto da vida, amando-lhe nas virtudes e até mesmo, nos defeitos e fraquezas?

Depois que o ‘Sim’ for dito no altar, não há mais como voltar atrás. Os mandamentos de Deus não se moldam às nossas más escolhas. A decisão precisa ser sábia, madura, racional.

Se estou com alguém, que não quero casar, estou pecando. Se estou com alguém, que em minha consciência, sei que não é quem quero casar, estou pecando contra minha consciência. (Romanos 14.23; Atos 24.16). Namoro não é recreativo, é coisa séria. Cristão ‘’relaciona-se’’ para casar. E casa-se para namorar.

Pensando nisso, tenhamos sabedoria. Lembremo-nos de que o compromisso do casamento é um laço eterno, criado pelo próprio Deus. E que até mesmo o namoro (que não é bíblico) deve ser respeitado, e não, banalizado. Antes de gritar seus sentimentos, veja se não é carência, paixão. Com o coração alheio não se brinca. Antes de dizer o ‘sim!’, antes de perguntar, reconheça-se como adulto, maduro, capaz de cuidar de si mesmo, para aí sim, se comprometer com o outro, à lhe cuidar.

 

Que Deus nos abençoe!

Débora Amaro
Sobre Débora Amaro 22 Artigos
Débora Amaro tem 19 anos, conheceu Jesus aos 13, desde então tem descoberto como é empolgante servir a Deus! Semanalmente um vídeo novo é lançado em seu canal no YouTube destinado a jovens cristãos.