Os publicanos da era moderna

Quem era os publicanos no Velho Testamente e porque eram tão mal vistos na sociedade em que viviam? Os publicanos, na verdade, eram cobradores de impostos para o império romano. Eram pessoas desprezadas pelo povo porque muitos eram corruptos e avarentos.

Os publicanos cobravam impostos dos seus compatriotas para manter o império romano. E os impostos do império eram muito pesados e, muitas vezes, cobravam até mais, enriquecendo a custa da miséria do povo, não muito diferente de hoje.

E os judeus, que não gostavam do domínio romano, sentiam-se traídos pelos publicanos, quem exercia essa função eram mal vistos pelo povo que se sentia oprimido.

A Palavra de Deus disse que não devemos fazer acepção de pessoas. Pois em Deus não há parcialidade. (Rm. 2.1) Jesus foi criticado por conviver com publicanos devido a repulsa que as pessoas tinham por eles.

A bíblia nos mostra que alguns publicanos se tornaram seguidores de Jesus. Mateus foi um deles e acabou se tornando apóstolo. Ele também era um publicano. (Mateus 10:2-3). Zaqueu, era o chefe dos publicanos, também se converteu.

Certo dia Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. E havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.

Zaqueu não perdeu tempo. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse:

Zaqueu desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje“. (Lc. 19.1-5)

Essa atitude de Jesus foi o estopim para que o povo se queixasse dizendo que ele tinha comido e se hospedado na casa de um publicano.

Mas Zaqueu demonstrou arrependimento e diz:

“Olha Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: Hoje houve salvação nesta casa! (Lucas 19.8-9)

E os “publicanos” da nossa época como estão agindo? Será que não estamos olhando e sentindo por eles o mesmo que o povo judeu sentia quando eram cobrados os pesados impostos através do império romano? Vamos orar por esses cobradores de pesados impostos da era moderna e deixar que Deus toque o coração dos mesmos. Assim eles possam tomar uma atitude e corram para conhecer Jesus, hoje não mais subindo em uma arvore, mas conhecer através da Sua palavra viva e eficaz deixada ao alcance de todos aqueles que deseja:

Ouvir, (Rm 10.17) Crer, (Ef. 1.13) Arrepender, (2 Pd.3.9) Confessar, (Rm.10.9-10) Batizar, (Atos 2.38) e finalmente, (Mt. 10.22) Permanecer fiel até o fim dos dias.

Como está a nossa mudança de atitude. Será que não é o momento de fazermos uma avaliação e ver como estamos agindo? Zaqueu mudou totalmente e ao que tudo indica passou a obedecer aos mandamentos que Jesus ensinava. A bíblia não fala se Zaqueu se batizou, não temos essa informação.

J Araujo
Sobre J Araujo 23 Artigos
J Araújo, servo do Senhor há mais há 5 anos. É editor do site e do Canal no YouTube da Igreja de Cristo Guanabara - Campinas, SP. Casado com Darcy, pai por ordem de idade, de Michele, Thais e Lucas.