O Andar do Discípulo de Jesus Ele é Prudente, Sábio e Está Acordado.

“Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.” (Efésios 5:14-18 – grifos nossos).

Conheço pessoas esforçadas, que lutam pelo que querem e são admiradas. O problema é que sua luta, muitas vezes, é uma busca por dinheiro, prestígio, poder, bens materiais, e gastam toda a energia neles.

Da mesma maneira que Jesus gritou para Lázaro: “Lázaro, vem para fora”, ele também gritou para nós: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Eu te iluminarei” Portanto estávamos entre os mortos, agora somos de Jesus, e tais lutas não precisam mais fazer parte de nossa vida. Uma vez despertos do sono, somos chamados para:

1) Andar prudentemente. Precisamos nos avaliar, se nosso comportamento e nossos valores condizem com o de alguém cujo maior desejo é agradar ao Seu Senhor. É sempre bom se perguntar: “Jesus faria isto em meus passos?” É sair do automático, não seguir a multidão e seus valores, mas o Mestre Jesus.
É vigiar nossos passos, nossas decisões, nosso comportamento e verificar se o que estamos fazendo vai honrar a Deus e contribuir para que Sua obra aqui na terra cresça.

2) Procurar conhecer a vontade do Senhor. Num mundo onde os valores estão se invertendo, onde o mal é apresentado como algo bom, onde nas novelas não existe mais mocinho e bandido, nós, que estamos vivos, acordados, precisamos compreender qual a vontade Deus, não vivendo como os insensatos, que pensam que a vida se limita aos 80 a 100 anos que passarão neste mundo.
Assim viver como sábio e não como tolo exige conhecimento da vontade do Senhor, e esta vontade está expressa em Sua Palavra. Conhecer a verdade de Deus é mais do que ler rapidamente as Escrituras ou mesmo ter textos memorizados na cabeça, mas é saber como aplicá-las no dia a dia. Há decisões a tomar que não estão escritas diretamente na Palavra de Deus, nem tudo está previsto, mas os princípios de Deus sempre podem ser utilizados. Um exemplo, na minha vida, tem sido a aplicação de 1 Tessalonicenses 5:22: “abstende-vos de toda forma de mal”. Tudo aquilo que até parece ser bom ou, como dizem os jovens “não tem nada a ver”, muitas vezes trás uma forma de mal: mentira, imoralidade, desonestidade, entre outros. Se lembra essas coisas, procuro sempre deixar de fazer.

3) Finalmente, devemos nos encher do Espírito Santo. Paulo começa com o negativo: “Não vos embriagueis com vinho”. A embriaguez pertence ao estilo de vida dos insensatos, não dos sábios. Quem pertence à luz é sóbrio, consegue discernir. Uma pessoa é controlada pelo que ocupa o primeiro lugar em sua mente. Responda para si mesmo: o estilo de vida deste mundo o tem encantado ou a maneira de viver vivida por Jesus? Quando, pela leitura da Palavra, vou conhecendo o estilo de vida de Jesus e me encanto com esse estilo, sei que o padrão do Senhor é alto, que não conseguirei alcançar se ficar “nivelando por baixo”. Assim, por querer ser como o Senhor, peço a Ele que me ajude a viver dessa maneira, que eu permita que o Espírito Santo que em min habita possa ter muita liberdade para me controlar e transformar, fazendo com que, como disse João Batista, “eu diminua e Ele cresça” (João 3:30).

De que maneira o seguidor de Jesus pode andar como um sábio, não como um tolo, como vivo, não morto, acordado, não dormindo? A Palavra nos responde: andando prudentemente ou vigilante como disse Jesus, conhecendo mais e mais a vontade do Senhor e permitindo que o Espírito Santo o controle.
Esse deve ser o andar de todos nós que um dia nos tornamos seguidores do Mestre Jesus.

Valdir Silva
Sobre Valdir Silva 69 Artigos
Valdir José da Silva é servo de Deus na cidade de Guarulhos e editor do boletim inter-congregacional Amo Jesus. Discípulo de Jesus há quase 30 anos, é servidor público Estadual no Tribunal de Justiça de São Paulo e serve como um dos evangelistas da igreja de Cristo no Bairro dos Pimentas, Guarulhos/SP.