Eu Não Gosto de Ler

Um pintinho pergunta para seu pai:
– Pai, o mundo termina ali, na cerca? O pai dá uma gostosa gargalhada e diz:
– Não, meu filho… o mundo é muito maior do que isso. Venha, vou lhe mostrar uma coisa.
Então o galo sobe no telhado mais alto da fazenda e leva seu filhote consigo. O menino fica admirado com aquela nova e magnífica visão do mundo e compreende porque seu pai riu tanto, pois o cercado do galinheiro (que para ele era um mundo), agora era apenas um pequeno detalhe naquela bela paisagem. O galo, então, todo orgulhoso, lhe pergunta:
– Está vendo aquelas montanhas lá adiante? Sim, papai! Pois é, meu filho, é lá que o mundo termina.
– Uauuuu…! exclamou o pequenino.

Pena para quem não gosta de ler, vai perder este artigo também.

Meu Progresso…

Quando eu era criança vivia numa situação muito simples. Na escola tinha dificuldades de desenvolvimento. Depois que conhecemos a igreja e começamos a frequentar melhorei em muitas matérias sem saber que a igreja ajudaria tanto. Me tornei melhor em geografia porque comecei a conhecer os mapas dos tempos bíblicos, da Europa e via onde eu estava. Melhorei em matemática só por causa dos capítulos e versículos. Melhorei muito em Português porque tinha que ler a Bíblia em casa e na escola. Naquele tempo tinha lição de casa da Escola Dominical. Por ouvir e ler a Palavra de Deus nossas vidas melhoraram em tudo. Não entramos na igreja para pedir ajuda e nunca pedimos. Entramos para receber a salvação e recebemos junto uma renovação da nossa mente. Até hoje a Palavra de Deus e os livros são os meus conselheiros.

Qual foi a última vez que você terminou a leitura de um livro? Qual foi a última vez que você leu, não a Bíblia toda, mas o Novo Testamento? Não existe substituto para a leitura.

Quem não gosta de ler, a exemplo da ilustração acima, não amadurece como e tem uma visão limitada do mundo, da fé, da esperança e do amor. O que mais resta? Quem não gosta de ler é facilmente enganado. Quem não gosta de ler não conhece a Jesus, pois Jesus se revela pela Palavra escrita de Deus.

Todo o conhecimento deste mundo está nos livros. Quem dera tivéssemos tempo ou uma maneira de absorver tudo e colocar em prática o bem.

Resultados da Leitura

Crianças muçulmanas são obrigadas a ler diariamente

Por que o islamismo está crescendo tanto? Por que é difícil para um islâmico mudar sua fé? E se você precisasse pregar para um muçulmano, o que diria? Não, você não precisa conhecer o islamismo para pregar para um muçulmano, precisa, antes de tudo, conhecer o poder da Palavra de Deus. O islamismo cresce porque eles propagam a sua crença. Eles propagam a crença que têm, porque todos eles lêem o alcorão desde pequenos. Eles estão preparados para falar do que acreditam, mesmo não sendo a vontade de Deus. Eles estão preparados, porque eles lêem.

Muitas mulheres na igreja compram o livro “Submissão Não é Palavrão”. O título sugere que o livro é para mulheres, mas, com base na passagem em que ele foi escrito, notamos que apenas 3 versículos são para as mulheres e o restante é para homens. Uma irmã comprou aquele livro e me escreveu elogiando. Eu sempre digo que o marido também deve ler para que os dois façam, cada um, a sua parte. Submissão é uma parte, mas se o homem não facilitar, vira palavrão. A mulher disse que o marido até disse que ia ler, mas ele não gostava muito de leitura. Nos domingos, ele é um dos pregadores da igreja. Eu espero que pelo menos a Bíblia ele leia para se preparar para a mensagem.

Bons Exemplos a Seguir…

Jesus leu o profeta Isaías

Siga o exemplo de Jesus. Ele foi criado em Nazaré e lá Ele tinha o costume de, todos os sábados, ir para a sinagoga ler as Escrituras. Naquele tempo existiam um número limitado de cópias dos livros do Velho Testamento. As sinagogas serviam de escola e biblioteca para os judeus. O levita era professor e bibliotecário além de guardião da Palavra escrita de Deus. Para você ganhar a confiança de pegar um dos rolos e ler, você tinha que ser um frequentador assíduo da sinagoga. Nem todo mundo ia à sinagoga aos sábados, afinal, não era obrigatório, pois o sábado era dia de descanso, dia da família. Jesus sempre foi diferente e Ele estava pronto para servir a Deus porque se preparou e como Ele se preparou?

“Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito: “O Espírito do Senhor
está sobre mim, porque ele me ungiu
para pregar boas novas aos pobres.
Ele me enviou
para proclamar liberdade aos presos
e recuperação da vista aos cegos,
para libertar os oprimidos
e proclamar o ano da graça
do Senhor” (Lucas 4:16-19)

Somos muito abençoados hoje! Antigamente era um rolo de pergaminho e o livro de Isaías era um dos maiores. Não tinha capítulo nem versículo para marcar a leitura. Para encontrar como Jesus fez, tinha que ter costume de ler mesmo, tinha que conhecer o rolo e a Palavra de Deus. Jesus se preparou para executar a obra de Deus e ser nosso Salvador. Jesus não negligenciou a leitura.

O apóstolo Paulo era um homem de leitura, será por acaso que Deus o escolheu? Não! Ele estava preparado!

“Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos” (2 Timóteo 4:13)

Experimente uma renovação da sua mente e saiba que a fé vem por ouvir (ler) a Palavra de Deus (Rm 10:17) que a Palavra de Deus nos salva (Tg 1:21) e ela também nos aperfeiçoa para fazer a vontade de Deus (2 Tm 3:16). Depois de um tempo em leituras, você vai começar a notar a diferença no seu comportamento, vocabulário, conversas, pensamentos, relacionamentos, crescimento em todas as áreas e certamente você não será mais o mesmo.

Quando se Perde a Leitura

Foi fazendo uma reforma no templo em que encontraram o livro da lei do Senhor. Fazia tempo em que eles não liam a Palavra de Deus, quando leram novamente, notaram o quão longe estavam de Deus:

Então o sumo sacerdote Hilquias disse ao secretário Safã: “Encontrei o Livro da Lei no templo do Senhor”. Ele o entregou a Safã, que o leu… O secretário Safã voltou ao rei e lhe informou: “Teus servos entregaram a prata que havia no templo do Senhor e a confiaram aos trabalhadores e aos supervisores no templo”. 10 E o secretário Safã acrescentou: “O sacerdote Hilquias entregou-me um livro”. E Safã o leu para o rei. Assim que o rei ouviu as palavras do Livro da Lei, rasgou suas vestes” (2 Reis 22:8-11)

Se deixamos a leitura, principalmente da Palavra de Deus, logo vamos nos esquecer Dele e nos afastar da sua imagem e semelhança. Bastaram 40 dias para que o povo perdesse a esperança quando Moisés subiu ao monte e já fizeram um bezerro de ouro para adorar. Já pensou? Bastam um mês e dez diz para a gente esquecer de Deus!

A leitura nos aproxima de Deus.

Dicas Para Leitura

Comece com um livro fácil de ler. Leia para os seus filhos à noite e você vai ver o que a leitura vai fazer por seu relacionamento como pais. Leia um livro pequeno da Bíblia (Filemom, 1 João, Judas, e outros). Procure um assunto que te agrada ou do qual você precisa.

Apesar destas dicas simples a melhor dica é: COMECE A LER…

Conclusão

Que ampliar sua visão e espaço do mundo? Quer ampliar o seu pedaço no mundo? Leia mais.

Quer aumentar a sua fé, seu conhecimento a respeito de Jesus, como se tornar um melhor pai, filho, irmão ou apenas um cidadão neste mundo? Tem que ler mais.

A leitura é muito importante. Deus poderia ter escolhido vários outros meios para salvar a humanidade, mas Ele escolheu colocar tudo num livro. Entendeu a importância da leitura?

Depois de ler, você vai começar a querer escrever, pois você vai ter o que compartilhar.

Você leu este artigo? Deixe um comentário abaixo

João Cruz
Sobre João Cruz 41 Artigos
João Cruz trabalhou mais de 20 anos com a igreja como evangelista. Atualmente dirige o Ministério Resgate ligados à publicações, música, edificação, treinamento, crescimento da igreja, palestras, produção de conteúdo e informação para as congregações.