Barreiras de Crescimento Para a Igreja

E finalmente o prédio estava pronto! Lugar para 150 pessoas! Assentos confortáveis, dois projetores para o público, um projetor só para o regente ou o pregador ver o que está sendo projetado, lugar bem arejado e iluminado, fácil localização, tudo é uma bênção! Já conseguimos passar a ‘barreira psicológica’ dos 50 e agora vamos continuar crescendo.

Por que a igreja não cresce como a gente gostaria? Se Deus é quem da o crescimento, por que a igreja não está crescendo? Muitos são os motivos que a igreja não consegue passar a “barreira psicológica” do crescimento?

Os Líderes Não Lideram

Toda igreja tem lideres, este não é o problema. O problema é que todos são líderes e ninguém sabe exatamente quem é. Uma igreja onde todos os homens são líderes, mingua e cria um ambiente em que nnguém tem confiança em dar uma opinião, pois alguém pode discordar. É o famoso ambiente “pisar em ovos”,

A igreja precisa de líderes qualificados que tenham nome e responsabilidades específicas. Quando alguém quer saber sobre a benevolência deve saber exatamente o nome do responsável.

Precisamos de poucos líderes e muitos servos. Os líderes têm que ter espaço para liderar e não podem ter medo da palavra ‘liderança’. Imagino que alguns ouvem contrariados a palavra líder e liderança. Certamente na igreja liderança é servir e não somente ser visto. Que ser visto seja consequencia de serviço.

Os Regentes Não Elevam

O culto é o momento maior da igreja. É o momento em que o corpo de Cristo toma forma e a luz se faz real. É o momento em que as pessoas entram de um jeito e saem purificadas e, se por acaso, as pessoas saem piores do que entraram? E tem jeito? Infelizmente sim…

As pessoas saem desanimadas quando o louvor mostra que o regente não era o ideal e, ainda pior, não se preparou. Um bom regente é aquile que é fácil de seguir. Todos nós queremos seguir o regente até o céu.

Os críticos diriam que não importa se cantamos bem ou não, o que importa é a adoração. São os mesmos que dão o resto a coleta. Cantar é um sacrifício de louvor a Deus, Ele recebe nosso louvor, nossa coleta como aroma suave. Tudo é oferta ao Senhor. Não somos ensinados na coleta que devemos dar as primícias para Deus? Pois é, cantar bem é resultado de esforço, investimento e planejamento. São as primícias para Deus.

A regência tem o dever de nos elevar a Deus. As pessoas têm que não simplesmente sentir, mas saber com certeza absoluta que estiveram na presença de Deus e vão para casa totalmente justificadas dos seus pecados. Uma congregação que canta com alegria convincente, até cânticos lentos, para aquele que está visitando pela primeira vez, está cumprindo a função de elevar as pessoas a Deus. (1 Co 14:24, 25).

Os Pregadores São Incompreensíveis

Dis uma frase maldosa que “durante a semana os pregadores são invisíveis e domingo são incompreensíveis”. Pode ter certeza absoluta, se a mensagem de Deus no púlpito nao for de excelência, as pessoas vão se sentir ovelhas sem um pastor. Logo você as verá dabandando para todos os lados. Isto é muito real!

Pregadores que não fazem sentido deixam de aproveitar o momento único. As pessoas esperam a semana toda para ouvir uma mensagem tocante aos corações e se ouvem uma mensagem em que perguntam qual foi a mensagem, sentem-se desanimadas e todo o culto fica comprometido.

O culto não é lugar para amadores e sim para sacerdotes qualificados. O culto não é lugar de experimentos. Não podemos arriscar, são almas sedentas de água viva que serão satisfeitas através da Palavra de Deus. A pregação no culto é o lugar do melhor de nós para propagar a Palavra de Deus. Um homem qualificado e que tenha poder tanto para ensinar como para convencer (Tt 1:9)1)Esta passagem se aplica a presbíteros, mas tudo o que um presbítero precisa ser, todos os homens precisam ser, afinal este é o modelo.

Muitos Encontros e Poucos Objetivos

Diz-se que igrejas que crescem têm muitos ministérios. Pode ser verdade, mas tudo o que está sendo feito é para atingir o objetivo? Então qual é o objetivo?

Encontros de mulheres, de homens, de casais, de jovens, de crianças, reunião de ministérios, encontros de casa, reuniões administrativas… Em que todas estas reuniões cooperam para o objetivo e crescimento da igreja?

A igreja precisa de menos encontros e mais objetivos, pois o que adianta gastar toda a energia da igreja em encontros que não levam a igreja a cumprir sua missão?

Muitos membros não conhecem a missão da igreja (Mt 28:18-20). Quando os membros conhecem a missão da igreja, pode-se dizer que a igreja tem uma missão, porque a missão é de todos.

A missão da igreja não é crescer verticalmente para construir prédios cada vez maiores e organizações cada vez melhores para servir as pessoas. A missão da igreja é crescer horizontalmente a ponto de ter várias congregações iguais as do Novo Testamento num mesmo bairro.

Evangelismo Perfeito na Teoria

A igreja é real, mas não é ideal. Queremos er a igreja que Jesus edificou lá em Jerusalém e restaurar é difícil, mais fácil seria reformar.Temos uma compreensão da Bíblia difícil de se encontrar, uma excelente compreensão.

Temos uma doutrina perfeita, mas o evangelismo… não chega nem a ser o objetivo da igreja. A teoria é incrível, quando conseguirmos transformar isso em prática, aí sim a igreja vai crescer.

Conclusão

Talvez por esta minha análise acima, você possa dizer que me falta espiritualidade e eu vou concordar com você. Eu sempre vou viver com falta de espiritualidade e quero ser mais espiritual do que sou. Obrigado por sua preocupação comigo. Mas espero agora que você também compreenda que a minha preocupação em fazer o melhor é para o bem da igreja de Cristo e não para ser esteticamente agradável.

As barreiras para a igreja crescer não são os problemas, pois a igreja é a solução do mundo e uma concentração de problemas. A igreja não vence suas barreiras psicológicas numéricas porque não investe seriamente na espinha dorsal do crescimento: liderança regência, pregação, objetivo e evangelismo.

References   [ + ]

1. Esta passagem se aplica a presbíteros, mas tudo o que um presbítero precisa ser, todos os homens precisam ser, afinal este é o modelo