Aprender Pelos Bons Exemplos

Em meu trabalho secular tenho como supervisora uma mulher. Trabalhamos juntos há aproximadamente dezoito anos e como seu colaborador direto dezesseis anos. Nesse tempo ela acompanhou meus altos e baixos. Me viu cair e me viu levantar. Quando conheci a verdade, depois de algum tempo, (João 8:31,32) resolvi que era imperativo falar para ela da palavra de Deus. Foram um ano e três meses, nos momentos oportunos mostrando o plano de salvação para aquela mulher.

Para minha alegria um dia ela perguntou como fazia para ser batizada. No dia do seu batismo, deu um depoimento dizendo que o meu exemplo de vida a fez seguir o caminho por onde eu estava trilhando. Ela tinha me conhecido eu antes e depois e, foi o que a levou a tomar tal decisão de servir a esse Deus que transformam vidas. Acredito que ela tenha aprendido com meu exemplo. Precisamos viver aquilo que pregamos e não ser como era os fariseus e hipócritas.

“Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: “Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam”. Mateus 23:1-3

Aprender pelos exemplos dos Outros. Um bom professor de matemática não somente fala como solucionar os exercícios. É normal mostrar aos alunos alguns exemplos para reforçar as instruções verbais. Pelo exemplo dos outros, uma criancinha aprende andar, falar e colocar o garfo na própria boca. Aprende chutar uma bola ou fazer carinho numa boneca. Mesmo se ninguém falasse, os exemplos seriam suficientes para aprender muitas coisas importantes na vida. Exemplos servem para nos instruir sobre a vontade de Deus. Jesus demonstrou a humildade e o serviço e disse:

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15). Paulo disse: “Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores” (1 Coríntios 4:16). Até exemplos negativos servem para nos instruir. Paulo cita os erros dos israelitas no deserto e diz: “Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram” (1 Coríntios 10:6). Uma pessoa que chega perto de um precipício pode aprender da placa que adverte sobre o risco de cair (aprender por ouvir), ou pode aprender do exemplo de alguém que continuou adiante e caiu (aprender pelo exemplo dos outros).

J Araujo
Sobre J Araujo 36 Artigos
J Araújo, servo do Senhor há mais há 5 anos. É editor do site e do Canal no YouTube da Igreja de Cristo Guanabara - Campinas, SP. Casado com Darcy, pai por ordem de idade, de Michele, Thais e Lucas.