Aplicativo igreja de Cristo no Brasil

Um pouco da nossa história e os bastidores do nosso trabalho em prol da igreja de Cristo no Brasil.

“Hoje tivemos a visita do casal Marcelo e Miriam de SP, eles estão em Belém a trabalho, encontraram nosso local usando o app, muito legal. Obrigado irmão” – Escreveu o irmão Júnior Crispim, evangelista.

Em 2013 a convite da igreja de Cristo em Itaquera algumas palestras foram feitas para os jovens e, para o final do evento, os irmãos convidaram que os jovens fizessem perguntas anônimas onde eu iria responder. A princípio eu fui surpreendido, mas as perguntas se tornaram um esboço de onde surgiu o livro Mesa Redonda. Levei a ideia para o Congresso do Nordeste e já comecei uma pré-venda do livro sem mesmo ele estar totalmente escrito. O Raniere Vieira fez o primeiro esboço da capa e fizemos um cartaz. Algumas pessoas acreditaram na ideia e investiram no que viria a se tornar um lançamento no Enoc de 2014.

Em 2016 já estávamos muito atrasados em relação às produções que a igreja precisa. Mas foi exatamente neste tempo em que, depois de analisar o que tínhamos, vimos que podíamos melhorar e fazer. Uma frase que nos define e ao mesmo tempo deve nos motivar é a constatação de que “a igreja canta à Capella e não é uma referência em música vocal”. Além desta constatação notamos que a igreja de Cristo no Brasil vive o evangelho simples e puro, é a imitação da igreja que Jesus edificou lá em Jerusalém no primeiro século. Sabemos que não somos perfeitos, mas estamos próximos dos sonhos de Deus. Nosso hino preferido como igreja é “Somos um no Espírito e um no Senhor…”, mas falta mais união para que possamos realizar mais juntos. Não precisamos ser fisicamente unidos para sermos unidos no trabalho em uma cidade, por exemplo.

Foi assim que vimos a necessidade de fazer um site bem estruturado onde os irmãos encontrariam artigos, informações, notícias, vídeos, recursos, música vocal, ferramentas para evangelismo, variedades, endereços das congregações, etc. Não estamos tentando nos equiparar aos religiosos, estamos procurando criar uma identidade para a igreja de Cristo no Brasil que deve ser cada vez mais unida e vista como referência na obediência à doutrina e prática.

A Ideia

Foi baseado nestas necessidades que começamos uma fã page no Facebook em 216 que nunca foi divulgada até que o site www.igrejadecristonobrasil.com estivesse pronto. O site estava pronto no final de 2016 e aí começamos a fazer vários testes e escrever conteúdo. Articulistas começaram a ser contatados e a escrever para o site. Lá atrás, onde não se pode ver, existiu financiamento financeiro vindo do Ministério Resgate para pagar pela implantação do site. Assim como tudo o que o Ministério faz ou promete se faz realidade pela força que Deus dá.

Tínhamos um site, tínhamos conteúdo, produção de livros, música e um meio de chegar aos irmãos e ainda faltava alguma coisa: um aplicativo. Quando a ideia veio no final de 2016 não passava de uma ideia. Entrando em contato com algumas pessoas, vimos o valor que iríamos precisar para investir. Estava fora do nosso orçamento, pois ainda não vendemos livros o suficiente para arcar com os custos e é exatamente isto que mantém este ministério em pé. Cada vez que uma pessoa investe em livros, está investindo em um ministério já consolidado e que tem mostrado, na prática e fisicamente, o seu valor.

O investimento foi feito em alguém que gostava de passar bastante tempo na frente do computador. Precisava ser bem antes que o Enoc chegasse. Muito estudo em programação e investimento na faculdade de Ciência da Computação o momento chegou em que anunciamos, até com um filminho, um aplicativo que estaria disponível no celular dos irmãos. Quando a apresentação foi feita, o aplicativo ainda não existia, algo foi feito, mais para ser mostrado. A reação dos irmãos no Enoc 2017 nos animou muito. Alguns da nossa equipe têm certeza de que ouviram um Óóh! Dos irmãos lá presentes…

O trabalho

O Daniel, que não conhecia nada de programação, começou a dedicar mais do seu tempo para aprender. Ele passou literalmente horas sentado na frente do computador. Isso lhe deu até mesmo uma rotina de ir dormir e acordar mais cedo.

Você pode baixar a versão para iOS aqui

O Investimento

Além do tempo gasto no aprendizado, foram investidos alguns milhares de reais para o desenvolvimento e lançamento do conteúdo, do site e do aplicativo. Entendemos que sem investimento não teremos resultados. Este valor não veio de recursos de fora, nem sequer de doações, mas da participação dos irmãos que investem em literatura no Enoc, CRE e em outros eventos em que vamos expor os livros e de recursos próprios. Nos sentimos constrangidos a pedir e levantamos os fundos através do trabalho com a Editora, por exemplo. Participamos de eventos da igreja e contamos com a colaboração dos irmãos em nos convidar ou nos aceitar nos eventos.

Lembro do relato de um evangelista que descobriu que uma irmã contribuía para um telepastor e seus apelos diários por dinheiro. Ele se sentiu culpado por não ter mostrado que a igreja de Cristo tem ministérios como os Lares de Assistência e a produção de livros, músicas e outros conteúdos saudáveis.

O Vazamento

No dia do lançamento que aconteceu no nosso programa ao vivo, como pode ver no vídeo abaixo, lembramos porque Jesus apareceu primeiro às mulheres. O aplicativo estava na sua fase final de desenvolvimento e testes. Convidamos alguns irmãos para atuarem nos bastidores como ‘pilotos de testes’ das funcionalidades do aplicativo. O mapa não funcionava, alguns erros apareceram e o Daniel estava quebrando a cabeça para tentar entender o que acontecia que dava erro. Ele tomou emprestado o celular da mãe dele para instalar o aplicativo e testar. Não funcionou… ele se debruçou na programação e nos detalhes dos códigos para tentar descobrir onde estava o erro. Instalou novamente no celular da mãe debaixo de protestos por parte dela, até que ele explicou o que ele estava fazendo para que a enchesse de orgulho e paciência.

Você pode baixar a versão Android aqui

No dia seguinte ela enviou uma mensagem para várias pessoas dos seus contatos no Whatsapp para falar sobre o aplicativo e até passou um endereço onde poderia fazer download (baixar o aplicativo). O Daniel nem sequer o aplicativo não estavam prontos ainda para ser lançado, estava em testes e pesávamos que levaria mais uma semana pelo menos para ter certeza.

Na quarta feira, dia 26 de Julho, ela e o Daniel começaram a receber mensagens de parabéns. Graças a Deus o aplicativo estava corrigido dos erros e funcionando bem. Foi assim que decidimos fazer o lançamento no programa no dia seguinte, ao vivo, no dia 27 de Julho.

Então, Jesus apareceu primeiro às mulheres porque elas não aguentam muito guardar segredo, pelo menos a nossa mulher aqui não conseguiu. Principalmente quando é uma boa notícia e enche de orgulho.

O Lançamento

Anunciamos durante o programa que tínhamos uma grande boa notícia. Nos bastidores ainda não estávamos prontos. Não tinha como mostrar o aplicativo funcionando na tela. Um emulador precisava ser instalado. Para isso, durante o programa, estávamos ainda fazendo download e instalando o programa para poder mostrar a tela do aplicativo funcionando. A cada intervalo que tínhamos, isto é, quando os vídeos gravados eram veiculados, dávamos mais um passo para ter o emulador do Android no Mac. No momento em que estávamos praticamente prontos, a conexão caiu e o programa ao vivo foi interrompido. O emulador estava funcionando, mas tínhamos que começar uma nova transmissão.

O moderador estava em Curitiba não tinha como falar com a gente pela Internet e ele fez isso com uma ligação telefônica mesmo. Na página no Facebook, ele prometia que a gente ia voltar sem saber se estava tudo ok. Finalmente voltamos ao ar numa segunda transmissão e fizemos o lançamento. Muitas pessoas não assistiram… porque o programa ficou sem um final.

Estes são um pouco dos bastidores do nosso trabalho. Agradecemos a todos aqueles que investiram em literatura através da Resgate Editora e têm nos apoiado com os novos lançamentos e com o resultado do trabalho que ainda virá.

Você pode baixar a versão para iOS aqui
Você pode baixar a versão Android aqui

Aqui você pode assistir mais sobre o lançamento até o min 5:32

1 Comentário

  1. Tem sido gratificante em vez der irmos pra outras páginas vamos pro dar da nossa igreja de Cristo que Deus abençoe vcs por nós abençoar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*