Achando o Seu Propósito Para a Vida

Em que ano você nasceu? Segundo o IBGE, qual a sua expectativa de vida? Se você tivesse apenas mais 3 anos de vida, o que você faria? Fala alto pra eu anotar, porque, segundo o IBGE quem nasceu nos anos 60, como eu, já teria morrido aos 48 anos. Muita coisa mudou, graças a Deus. Os 50 são os 40 de antigamente quando a vida estava começando… vamos ver…

E se você morresse? Quem, além da sua família, sentiria sua falta? Se você descobrisse uma receita para aumentar a sua expectativa de vida, você faria tudo o que a receita dissesse? Se você pudesse falar com Deus, o que diria para ele que justificaria mais alguns anos de vida extra? Em que você é útil para este mundo? Qual o seu propósito de vida? Este mundo precisa de você? Deus, precisa de você neste mundo? Pra que?

O Que Fazer Para Aumentar o Seu Tempo de Vida

Está cientificamente comprovado que se você fizer exercícios, ter amigos, estudar, ter responsabilidade, se alimentar bem, for dormir cedo e acordar cedo e ter bons hábitos, você vai aumentar a sua expectativa de vida. Ah, mas você já sabia disso tudo, não é? Então você está fazendo, não é? Duvido!

Então vamos lá, me acompanha aí! Levante os braços e se agite. Faça um pouco de exercícios. Saia correndo por aí na sua quadra mesmo e faça algum movimento físico. Deixe de assistir TV, ou ficar na Internet uma hora por dia só. Ainda está comigo? Então agora é hora de cultivar os amigos como se você estivesse cultivando uma árvore frutífera e você colherá frutos de longevidade. Agora não deixe de ler, estudar uma nova língua, que tal Francês? Então você vai poder viajar para algum lugar que fala Francês, o que também é saudável, e fazer novos amigos aumentando mais as suas chances de viver mais e feliz. Então, procure se preocupar com o bem estar de alguém. Vá visitar um orfanato ou um asilo. Cuide de alguém… talvez seja a hora de honrar seus pais e cuidar deles. Quem tem responsabilidade, tem motivo para viver mais. Se alimente de frutas e verduras, carne, massas e tudo com moderação, coma menos e viva mais. Ah, ainda não acabou, não. Com tanta coisa pra fazer, vai precisar disciplina para dormir cedo, acordar cedo e ter outros bons hábitos e ore pelos governantes para que tenhamos uma vida tranquila e segura. Tudo isso, cientificamente, aumenta a expectativa de vida.

Apesar de todos nós sabermos disso tudo acima, vemos pessoas saudáveis morrendo precocemente. Pessoas que se alimentam naturalmente, que fazem exercícios morrendo de câncer ou infarto. Nada nos garante uma vida longa.

A ciência apresenta a lógica. Se fizer isso, vai ter aquilo. Mas ninguém a cobra quando as coisas não dão certo. No final das coisas, a ciência, uma das mais avançadas inteligências da humanidade, não chega à conclusão e à solução de uma vida com propósito.

Aumentar o Tempo de Vida

Se você estivesse doente e tivesse pouco tempo para colocar as coisas em ordem, o que faria? Quais coisas você colocaria em ordem? Quais são as bagunças da sua vida? Que tal se você orasse? Sim, isso mesmo. Isto é cientificamente absurdo apesar de estudos científicos dizerem que ajuda. Vire o rosto para a parede e ore e chore ao Senhor. O que você falaria para ‘convencer‘ a Deus de que merece mais tempo? Tudo o que poderia convencer a Deus, está no seu passado. O que você fez até agora? Como se comportou? Veja este exemplo:

“Naqueles dias Ezequias ficou doente, à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: “Assim diz o Senhor: Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará”. Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: “Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera, e tenho feito o que tu aprovas“. E Ezequias chorou amargamente. Então a palavra do Senhor veio a Isaías: “Vá dizer a Ezequias: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida. E eu livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Eu defenderei esta cidade.” (Isaías 38:1-6)

Ezequias não seguiu a lógica humana. Ele não procurou uma alimentação melhor ou foi atrás do melhor médico que o dinheiro pudesse pagar. Ele tinha riqueza e poder para ter um ambiente em que ele pudesse fazer exercícios físicos, ter amigos, estudar, ter responsabilidade, se alimentar bem, ir dormir cedo e acordar cedo, ter bons hábitos, e, assim aumentar a sua expectativa de vida. Mas não, não tinha jeito, sua morte estava decretada! Era melhor por a casa em ordem, mas, ao invés disso, como ele costumava fazer no passado, ele orou e chorou amargamente… E… Deus ouviu…

Deus deixou Ezequias vivo porque a vida dele tinha propósito. Depois disso Ezequias fez reformas políticas, morais e religiosas. Ele terminou a obra que tinha começado.

O que você tem feito para ‘convencer’ a Deus que sua vida tem valor e propósito?

Qual o Seu Propósito de Vida?

O que você fez da sua vida até agora? Melhor e mais fácil: o que você fez da sua vida este ano?1)Escrevo este artigo em Dezembro no fim de 2017. Que tal pôr a casa em ordem, arrumar a cama e lavar os pés para o sono eterno? Somos aqueles que fazem planos e mais planos: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro” (Tg 4:13). Mas nossa vida não passa de uma neblina da manhã e logo de tarde já se foi. Deveríamos saber tão bem quanto achamos que sabemos o que dá longevidade que nossa frase deveria ser: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (Tiago 4:15).

Para encontrar o propósito para as nossas vidas, deveríamos procurar o criador e mantenedor da vida. Um sábio disse:

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.” (Provérbios 9:10)

Se você acha que é muito cedo para ir ao encontro de Deus, então você ainda tem uma mentalidade jovem. Opa, que grande oportunidade você tem nas mãos! Esta é a hora de construir uma história com Deus, pois você vai precisar. O objetivo da vida é procurar ao Senhor e fazer a sua vontade. O quanto antes melhor!

“Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento. Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros. Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles” (Eclesiastes 11:9,10; 12:1)

Tá na hora de você encontrar um propósito para a sua vida. A vida não é só acordar, ir pra escola ou trabalhar, voltar pra casa e dormir para acordar, ir para a escola ou trabalhar, voltar para casa numa rotina sem fim… Qual o propósito da sua vida? Quem vai sentir falta se seus olhos fecharem a porta da sua alma? O que é que você tem ganho com o que você tem feito? Pra quê tanto esforço? É tudo uma ilusão como correr atrás do vento que não sabemos de onde vem nem para onde vai? A vida é um fardo ou sua vida é uma bênção para você e muitas pessoas? Se tudo está nas mãos de Deus, então deveríamos nos aproximar mais Dele e, no final das contas, a ânsia de viver para sempre na eternidade está posta em nossos corações por Deus. Então, faça o bem, pois se não fizer estará pecando.

“O que ganha o trabalhador com todo o seu esforço? Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens. Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive” (Eclesiastes 3:9-12)

Como Descobrir o Meu Propósito de Vida?

Eu sempre digo sem segredos que sou ruim para endereços. Eu preciso de referências que eu conheço para chegar onde nunca fui. Eu já ouvi falar do Itaim, mas não me pergunte onde é. Não me siga que também estou perdido. Então, antes de sair de casa eu consultaria o mapa. O mapa me disse que eu deveria ir até Santana, pegar o Metrô até a Estação Luz, fazer baldeação para a Linha Amarela do Metrô e Pegar o ônibus 847P-10. Se eu tivesse dúvida, perguntaria para algumas pessoas que eu julgo confiáveis: um policial, um jornaleiro da banca de jornais, um taxista. Eu perguntaria para umas três pessoas para não ir para o lugar errado.

Eu não sei toda a vontade de Deus. Eu pego a Bíblia e encontro nela tudo o que eu preciso saber para começar: amar a Deus e ao próximo, ouvir a palavra, crer, arrepender, confessar Jesus como Senhor, batizar, ser fiel, evangelizar, servir, etc. O que eu não sei eu vou descobrir colocando em prática o que eu sei. Se eu tiver dúvidas, vou perguntar para alguém confiável como o Valter Lapa, o Alex Soares, o Zanatta…

É assim que eu encontro o propósito de Deus para a minha vida e seu eu precisar de mais tempo para cumprir o propósito para a minha vida, vou orar e, confiando no meu relacionamento com Deus vou dizer: “Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera, e tenho feito o que tu aprovas“. Nessa hora não adianta inventar, Deus tem boas lembranças de você no passado…

Conclusão

Eu sei que eu tenho pouco tempo de vida, pois a vida é como a neblina da manhã. Preciso pôr a casa em ordem, arrumar a cama e lavar os pés antes de dormir eternamente. Exercício físico tem pouco proveito, mas a piedade é proveitosa para todas as coisas (1 Tm 4:6). Amigos não vão poder me ajudar, as pessoas que me amam não vão poder me ajudar, pois tenho um rio para atravessar…

Depois de um final de semana de curtição, abra o jornal e verá que a maioria das pessoas que morreram foram os jovens. Jovem, Deus está chamando você para Ele antes de te chamar para a eternidade que a morte oferece. Você está preparado para ir? Por que Deus deveria te dar mais 15 anos de vida? Qual o seu propósito de vida? Escreva nessa linha a seguir: ____________________________________.

Descubra hoje ainda o propósito para a sua vida fazendo o que você sabe que tem que fazer e, assim, vai descobrir o que não sabe. A missão é comprida e a vida é curta. O que você fez neste ano?

References   [ + ]

1. Escrevo este artigo em Dezembro no fim de 2017