A Verdadeira Coragem

Quando alguém nos diz as palavras “super-herói”, tendemos a pensar em um homem bem instruído, como se durante toda sua vida não tivesse feito nada além de estudar, extremamente atraente e masculino, com roupas parecidas com as dos personagens da Marvel ou pelo menos com uma grande capa.

Nós ouvimos tantas notícias falando da coragem que muitas pessoas têm em enfrentarem grandes perigos e saírem vencedoras. Essas pessoas, muitas vezes são chamadas de heróis pela coragem que tiveram, pela determinação, quanto ao desprendimento.

Ao contrário, têm outras situações que alguns chamam coragem, mas eu prefiro chamar de covardia, – um dia quase me tornei um covarde, mas isso é assunto para outra oportunidade – quando alguém comete ou tenta cometer suicídio.

Muita gente fala que ele ou ela teve coragem de suicidar, na verdade isso não deve ser encarado como coragem, mas sim covardia.

Coragem não é pular de um prédio ou viaduto, coragem não é colocar uma corda no pescoço e se pendurar em uma árvore ou no cano do chuveiro, coragem não é pegar em uma arma e sair matando pessoas e depois se matar.

Covardia é não conhecer Deus, ou conhecer e não fazer a sua vontade. Não precisamos matar nem morrer, Jesus já fez isso por nós, morreu em nosso lugar para que tivéssemos vida e vida em abundância.

Covardia é fazer a obra de satanás e não a obra de Deus. Coragem é enfrentar o desafio e sair pregando o evangelho mesmo que muita gente não quer nem mesmo ouvir falar de jesus e, mesmo alguém da sua própria família seja contra. Isso sim é ser corajoso. “Os inimigos do homem serão os da sua própria família”. Mateus 10:36

Porém muitas vezes eu e você não fazemos como deveria. Diz que Paulo e Barnabé passaram bastante tempo em Icônio, falando corajosamente do Senhor, que confirmava a mensagem de sua graça realizando sinais e maravilhas pelas mãos deles. Atos 14:7.

Isso claro despertou a ira por parte de alguns judeus e gentios que se uniram para apedreja-los e assim eles tiveram que sair da cidade.

Cheios de coragem partiram para Listra onde começaram a pregar as boas novas. Aqueles mesmos judeus que tentaram apedreja-los anteriormente chegam a Listra e incitam o povo que apedrejam Paulo e Barnabé que são arrastados para fora da cidade pensando que estavam mortos. (Atos 14:19). Isto sim é coragem de continuar pregando o evangelho de Jesus Cristo.

J Araujo
Sobre J Araujo 39 Artigos
J Araújo, servo do Senhor há mais há 5 anos. É editor do site e do Canal no YouTube da Igreja de Cristo Guanabara - Campinas, SP. Casado com Darcy, pai por ordem de idade, de Michele, Thais e Lucas.