A Renovação da Sua Mente

Em certa ocasião estava assistindo uma reportagem sobre obesidade mórbida e os desafios do tratamento bariátrico. O entrevistador perguntou a um renomado cirurgião:

– Doutor, a cirurgia bariatrica é o maior desafio a ser enfrentado no tratamento da obesidade mórbida?
O doutor respondeu:
-Não, na verdade a cirurgia é bem simples, o maior desafio é fazer com que o obeso passe a pensar como magro, a mente de uma pessoa obesa precisa passar a raciocinar como uma pessoa magra e mudar seus hábitos alimentares.

Deus nos desafia aplicarmos esse mesmo princípio em nossas vidas, se de fato queremos experimentar e comprovar, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1, 2)

Quando vivíamos sem Cristo nossas mentes estavam moldadas ao padrão desse mundo, éramos escravos do pecado e satanás vivia nos manipulando, mas, agora estamos fazendo parte da natureza divina . Antes, pecadores; agora santificados em Cristo, que mudança! Éramos filhos da ira; agora somos filhos de Deus!

O maior desafio no plano redentor não foi enviar Jesus para morrer pelos nossos pecados, na verdade Jesus disse…

“Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai” (JOÃO 10:17, 18)

Por isso afirmamos que para Deus o maior desafio não foi enviar Jesus para morrer por nós, mas, nos conscientizar da necessidade que temos de transformarmos pela renovação de nossas mentes; todos nós temos de nos conscientizar dessa necessidade espiritual, Deus nos deu a liberdade de escolha, assim como o cirurgião fez a parte dele no tratamento do obeso mórbido e agora que antes fora obeso precisa mudar sua maneira de pensar para que seu tratamento seja bem sucedido; igualmente, o pecador redimido precisa ter sua mente renovada e transformada afim de experimentar e comprovar, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Concluímos que se não fizermos a nossa parte no plano redentor, se não nos consagrarmos como sacrifício vivo, santo e agradável à Deus, prestando à Ele o culto racional diário através das nossas mentes renovadas e transformadas, estaremos perdidos e nunca experimentaremos e nem comprovaremos a Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus!

Miroel D. Franco

Participação Especial
Sobre Participação Especial 9 Artigos
Participação especial enviada para ser publicada no Portal da igreja de Cristo no Brasil.