A Carne é Fraca

Perto da minha casa tem um lugar chamado: “Butique de carne”. Eles têm no balcão vários tipos de carnes expostas. Algumas são bem chamativas, vermelhinhas, em promoção, para churrasco, carnes nobres e muitas que nunca ouvi falar. Não somos de consumir tanta carne assim.

Pela televisão temos visto a operação da Polícia Federal camada “A Carne é Fraca”. Você deve saber que está é uma frase tirada da Bíblia, sorte deles que não precisam pagar direitos autorais. Esta operação ilustra bem a vida espiritual.

A Vida Espiritual e a Vida Secular

Primeiramente precisamos lembrar e destacar que a vida espiritual e a vida secular é a mesma coisa. Não tem diferença, não existe separação. Tudo o que você faz, tem influência espiritual. Se você estuda, trabalha, se diverte, bendiz ao SENHOR, bebe, se relaciona com as pessoas, etc. Não importa o que você faz, tudo tem influência na sua vida espiritual, tudo que é secular é também espiritual. tudo o que você faz ou não, tudo o que você pensa, está sendo registrado para que seja usado ao seu favor ou contra você porque…

“Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.” (2 Coríntios‬ ‭5:10‬ ‭NVI‬‬)

A operação da Polícia Federal está investigando a adulteração da carne. Investigam se estão comercializando carne estragada ou até misturada com outras coisas para aumentar o volume e lucrarem mais. É o famoso jeitinho brasileiro de levar vantagem.

Aplicação Espiritual

Qual a aplicação espiritual disso? Vamos voltar ao princípio individual, isto é, à infância. Você ainda consegue lembrar como você era quando chegou a este mundo? Você era inocente, puro, tinha sonhos e perspectivas. Para algumas pessoas a pureza durou bastante e para outras muito pouco. Você tinha, literalmente, uma vida toda pela frente. Quando foi que você começou a deixar misturar as coisas ruins à pureza? Você consegue lembrar quando foi que a malícia invadiu a sua carne pura e a adulterou? Quando foi que você apresentou o seu corpo adulterado pelo pecado como se fosse puro? Assim nós também fraudamos as pessoas. A vergonha do pecado nos faz apresentar nossos corpos como se fosse santo, mas não é.

Os discípulos mais íntimos de Jesus foram chamados para estarem próximos Dele em oração, mas a tristeza, o cansaço era tão grande que eles pegaram no sono. O próprio Jesus suou sangue orando e até chegou a pedir para Deus para livra-lo daquela hora de sofrimento (passa de mim este cálice). Em três intervalos que Jesus fez os encontrou dormindo. Foi naquele momento em que Jesus disse a famosa frase até hoje em dia “O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

“Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?”, perguntou ele a Pedro. “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus‬ ‭26:40-41‬ ‭NVI‬‬)

Interessante a ordem de importância dada por Jesus. Ele coloca o Espírito na frente da carne: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca“. Já a Polícia Federal destacou que os frigoríficos estavam fazendo: colocando a carne como fonte de seu lucro esquecendo o ‘espírito’ da ação que deveria ser apresentar uma carne pura para o consumidor. Se você olha para a carne, isto é, seu corpo, tem que reconhecer e ressaltar sua fraqueza por causa da adulteração que o pecado traz. Se você colocar o Espírito em primeiro lugar, você parte do princípio que o Espírito está pronto para ajudar. Comece pelo Espírito e você vai começar pelo plano original de Deus para a nossa carne.

A carne pode estar adulterada pelo pecado (vícios, palavrões, maus pensamentos, prática da imoralidade, etc), mas o Espírito regenera a carne adulterada pelo pecado, produz seu fruto em nós (amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio – Gl 5:22, 23), nos faz ter a habilidade de nos comunicar com Deus e ser aceitos por Ele, etc. Então vamos ficar atentos em oração no Espírito Santo porque Ele está pronto para nós ajudar, já a carne, apesar de a alimentarmos mais do que o Espírito em nós, continua fraca. Quem se apóia na carne, colhe os frutos da carne. Quem se apóia no Espírito, colher frutos eternos do Espírito.

João Cruz
Sobre João Cruz 41 Artigos
João Cruz trabalhou mais de 20 anos com a igreja como evangelista. Atualmente dirige o Ministério Resgate ligados à publicações, música, edificação, treinamento, crescimento da igreja, palestras, produção de conteúdo e informação para as congregações.