A Bíblia – Palavras que levam à salvação

“Respondeu-lhes Jesus: ‘Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” – Mateus 22:29

“E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”, 2 Timóteo 3:15

No primeiro texto os saduceus, materialistas, que não acreditavam na ressurreição e no mundo espiritual, tentam “pegar” Jesus através de uma pergunta que mostrou o quanto eles estavam errados, pois tentaram explicar o mundo espiritual com lentes materiais e humanas. Veja essa pergunta nos versículos 23 a 33.

A resposta de Jesus foi que eles erravam por não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus.

De fato, são dois ingredientes que levam as pessoas a aceitarem certas pregações nos programas de televisão ou mesmo cantar certas músicas, cujas letras não são coadas por um estudo sério e profundo da Bíblia, como demonstrei em um artigo no Boletim de janeiro de 2017. Deixe-me explicar um pouco melhor.

O desconhecimento das Escrituras leva muitos a aceitarem qualquer ensino, desde que fale de Deus. São pessoas que até acreditam em Deus, porém não buscam em Sua Palavra a verdade, preferem experiências pessoais místicas e emocionais. O resultado é uma religiosidade sem base, e pessoas assim vivem flutuando de fé em fé, ensinamento em ensinamento, são, como diria Paulo, meninos levados por todo vento de doutrina (Efésios 4:14) Elogiam a Bíblia como Palavra de Deus, mas não tiram tempo para meditar nela, estudá-la com profundidade, contentam-se com uma leitura superficial.

Há, porém, aqueles que estudam a Palavra, até conhecem bem suas línguas originais (hebraico, aramaico e grego), mas estão sempre racionalizando as histórias, acontecimentos e ensinamentos da Bíblia. São “religiosos ateus” que conhecem a Bíblia, porém não aceitam seu caráter divino, não creem que por trás dela está o Criador do Universo, Poderoso, Ilimitado. Eles estão sempre tentando explicar os milagres e o sobrenatural existentes na Bíblia, em vez de aceitá-los como impossíveis para a mente humana, mas perfeitamente possíveis para o Deus dos impossíveis.

Irmãos, precisamos sempre voltar à verdade que existe na Palavra de Deus. A Bíblia por si só não nos salva, mas possui a verdade, são as sagradas letras que podem nos tornar sábios para a salvação que somente é possível através de Jesus Cristo.

Por outro lado, há na Bíblia fatos e ensinamentos que não cabem em nossa mente limitada, verdades que, quando aceitas como vindas de um Deus poderoso e amoroso, vão fazer de nós discípulos que têm uma percepção do sobrenatural, olhando a verdade e o autor de toda essa verdade.

Valdir Silva
Sobre Valdir Silva 61 Artigos
Valdir Silva é servo de Deus na cidade de Guarulhos e editor do boletim inter-congregacional Amo Jesus.