A Bíblia Está Cheia de Erros

A Bíblia é o livro mais vendido do mundo, mas, na lista dos livros mais vendidos do mundo provavelmente você não vai encontrar a Bíblia no topo da lista. Sabe por que? Porque seria uma covardia ver a Bíblia todos os meses em todas os anos no primeiro da lista. Tem gente como eu que tem várias Bíblias pessoais. Você agora sabe que a Bíblia é o livro mais vendido, mas talvez você também saiba, por experiência própria, que a Bíblia, mesmo sendo o livro mais vendido, é o menos lido.

A maioria dos cristãos que têm Bíblia não a conhece como deveria. Ficam como aquele que ama o futebol, mas não passa da base e só fica esperando a quarta e o domingo chegar, dias que geralmente tem futebol na televisão e reunião na igreja. Se alguém te perguntar a razão da sua fé e esperança, você consegue responder o porquê? Isto é se você consegue evidenciar a sua fé. Um jovem voltou do exército e foi para a sua congregação naquele domingo daquela semana. Alguém comentou com ele: “Deve ter sido difícil ser cristão no exército, não é?” Ele respondeu com a maior naturalidade: “Não foi difícil, acho que ninguém sabia que eu era cristão”.

Talvez você já encontrou pessoas que dizem: “A Bíblia foi escrita por homens”, “A Bíblia está cheia de erros”, “A Bíblia é contraditória”, “Quem inventou a Bíblia foi…”, etc. Você saberia responder a estas afirmações?

Alguém falou para um pregador: “Eu sei que a Bíblia está cheia de erros”. O pregador respondeu: “Sim, é verdade! Tem os erros de Adão e Eva, de Abraão, Sansão, Davi, Salomão, Judas, Pedro, Paulo e também fala sobre os nossos erros”. E ainda mais, a Bíblia está cheia de enganos. Meus e seus. Mas tem como resolver isso. Paulo dá uma dica que podemos aproveitar muito. Leia o que ele disse:

“Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo” (Efésios 3:4)

Quando ouvimos ou lemos a palavra de Deus, nós tiramos todos os nossos pré-conceitos sobre a Bíblia e começamos a abrir os olhos e o coração. Não há no mundo outro livro que mude vidas tão profundamente quanto a Palavra de Deus. É uma carta de amor. Um erro que nós cometemos é nos desviar ou ignorar tanto amor.

“Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.” (1 Pedro 3:15,16)

Nós vamos continuar ouvindo que a Bíblia está cheia de erros, que foram homens mal intencionados que a escreveram, que existem contradições na Bíblia, etc. Tudo isso diz quem não lê a Bíblia e você é uma luz acesa, uma Bíblia viva e aberta na vida das pessoas. Deus quer mudar a sua vida e mudar a vida das pessoas da mesma forma que a sua.

Pensam que a Bíblia está cheia de erros porque não lêem e quando lêem, não têm a intenção de compreender, pois compreender envolve mudar. Um erro que cometem é fazer interpretações pessoais, quando nem sequer os profetas e apóstolos fizeram. Pensam que está cheio de erros porque foi escrita por homens e não estão enganados, só não sabem um detalhe:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,”‭‭2 Timóteo‬ ‭3:16‬

E, como se não fosse suficiente, tem mais:

“Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro‬ ‭1:20-21‬ – o negrito, itálico e sublinhado é meu)

É preciso explicar? Não sei, sendo assim, vou comentar. O detalhe é que, sim, foi escrita por homens, mas INSPIRADA PELO ESPÍRITO SANTO. Então, se está escrito na Bíblia, então não é de interpretação pessoal ou origem humana, os homens escolhidos por Deus eram tão humanos quanto eu e você é, se eram como nos, podemos confiar que eles não mentiram, inventaram ou não se enganaram? Sendo humanos, não poderíamos, por isso mesmo a palavra de Deus não se baseia em interpretação humana, os homens escolhidos foram movidos pelo Espírito Santo.

Se eu tenho uma caneta, ela produz alguma coisa sozinha? Uma caneta não se move e não escreve sozinha. Uma caneta não tem vontade própria. O homem sem Deus não produz a vontade e a palavra de Deus. Se eu escrevo um texto com a minha caneta, quem escreveu o texto? Eu ou a caneta? Assim foram os homens nas mãos de Deus, um instrumento útil para registrar a vontade de Deus. Deus colocou o seu Espírito para mover os homens, assim como somos nós que temos a força para mover uma caneta.

Agora só recapitular e ver que a palavra de Deus nunca deixou de se cumprir nos seus mínimos detalhes. Para ver isso com mais clareza você pode ler e estudar o Velho Testamento. Verá detalhes absurdos do cumprimento da palavra de Deus no Novo Testamento e quanto mais ler, mais verá. A luz resplandeça nas trevas.